Chá de dente de leão para fígado? Ajuda emagrecer e efeitos colaterais?

Chá de dente de leão para fígado? Ajuda emagrecer e efeitos colaterais?

chá de dente de leão efeitos colaterais

A Planta medicinal para o chá de dente de leão é popular por muitos nomes, como alface de cão, chicória louca, quartilho, entre mais.

Anúncios

Taraxacum officinale, o dente de leão é planta espontânea, a que nasce sozinha, e é bastante rica com nutrientes.

Planta espontânea se mostra muito forte, já que os desafios enfrentados ao desenvolvimento só, enriquece as mesmas com propriedades interessantes à defesa da própria planta, e para o bem da pessoas com uso.

Anúncios

A planta é percebida em diversos locais e dezenas de espécies dos insetos são conhecidas a se alimentar do pólen da planta.

Anúncios

Geralmente, por falta de conhecimento, o dente de leão é encarado como erva daninha ou mato, no entanto, trata-se de planta com vários atributos, de beleza única e singela.

Para o dente de leão foram apontados poderes mágicos, fato que foi inspiração para mais de uma lenda.

As suas flores amarelas conferem coroas brancas e redondas, compostas pelas penugens, sendo suas sementes, que se espalham, se soltam ao vento.

As folhas possuem formato do dente de leão, esse é o motivo da sua denominação.

Partes dessas plantas podem ser usadas de muitas maneiras, como tônico, salada, chás, sumos, sopas, e outros usos.

Propriedade Nutricional do Chá de dente de leão

Dente de leão conta com várias propriedades medicinais e nutritivas, que podem auxiliar em bom funcionamento do organismo e saúde.

Algumas são proteínas, vitaminas A, B6, E, K e C, mais inulina, pectina.

E minerais, sendo potássio, cálcio, cobre, magnésio, ferro. E tiamina e riboflavina.

O dente de leão possui substâncias com propriedades benéficas ao organismo e saúde, sendo as principais, lacvulina, taxacina, fotosterol, colina, e potassa.

Benefícios do Chá de Dente de Leão

Por propriedades medicinais dessa planta, o chá de dente de leão apresenta as potências curativas de diurético, como tônico hepático, antiescorbútico, depurativo de sangue.

Ainda digestivo, antiácido, antidiabético, estimulante, e desintoxicante, laxante, entre mais.

E pode ser utilizado às seguintes situações, ao tratamento de obstipação, facilitar digestão, aumento da produção de bílis, aos problemas de fígado e vesícula biliar.

É indicado aos casos de artrite, reumatismos. Auxilia em dietas para emagrecer, combate enfermidades cardiovasculares, previne câncer, evita diabetes, previne e trata a anemia, entre mais.

Cuidados com o Uso

Para uso das plantas aos fins medicinais é preciso entender além das suas propriedades, utilidades e benefícios, e ainda suas contraindicações.

Sendo o dente de leão opção natural, entretanto, deve ser utilizado sob orientação médica, e evitar sua ingestão excessiva.

Quais São as Contraindicações?

A utilização de chá de dente de leão tem contraindicação às grávidas, crianças, lactantes, hipertensos.

E indivíduos com pedras em vesícula ou em rins, pessoas com glaucoma, e pessoas com úlceras estomacais.

Sobre a interação medicamentosa, é indicado consulta com o médico, anteriormente ao uso do chá de dente de leão a tratar a saúde, mesmo para conhecer acerca de interações medicamentosas possíveis.

O uso desse chá pode interferir em ação de determinados remédios com ação anti-inflamatória, anticoagulante, antibiótica, entre mais.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.