Para que Serve a Pomada de Barbatimão? Veja Dicas e Benefícios

Para que Serve a Pomada de Barbatimão? Veja Dicas e Benefícios

barbatimão serve para que

Barbatimão se caracteriza planta medicinal, popular ainda como barbatimão-verdadeiro, ubatima, e é bastante utilizada a auxiliar no tratamento de hemorragias, feridas, dor de garganta, queimaduras, inchaço e hematomas em pele, como exemplo.

Anúncios

E, a planta pode também ser usada ao auxílio em tratar enfermidades como malária ou diabetes, como exemplo, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias.

Essa planta possui nome científico Stryphnodendron barbatimam Mart. e pode ser adquirida nas lojas que vendem produtos naturais.

Anúncios

E, tal planta pode ser aplicada a confeccionar pomadas, cremes ou sabonetes, nas farmácias de manipulação.

Anúncios

Benefícios e casca do Barbatimão

O barbatimão já tinha uso por índios, e possui várias funções. Algumas das funções são tratamento de úlceras, pressão alta, enfermidades e infecções de pele, hemorragia e feridas com hemorragias, diarréia, malária, hérnia, câncer, problemas em rins ou fígado, hematomas e inchaço em pele, queimaduras pela pele, dor de garganta, gastrite, diabetes e conjuntivite.

Esta planta é bastante utilizada ao tratamento da dor, localizada ou generalizada, com possibilidade de reduzir desconforto e sensibilidade.

A planta é bastante usada ainda à saúde feminina, com utilidade ao combate de inflamações de ovários e útero, combate contra hemorragias e gonorréia, sem contar diminuir corrimento vaginal.

E a pomada do barbatimão se caracteriza promessa a tratar HPV, com resultados bons nos estudos, e pode representar cura a esta infecção.

Quais São as Propriedades do Barbatimão?

As propriedades de barbatimão fazem inclusão da ação cicatrizante em pele e mucosas, antimicrobiana, antiinflamatória, antioxidante, antibacteriana, anti-hipertensivo, analgésica, desinfetante, antiparasitária, diurética, antidiabética, e coagulante.

E o barbatimão ainda possui ação que interrompe hemorragias, que reduz sensação de dor, inchaço e hematomas pela pele, e que auxilia para eliminação das toxinas do corpo.

Como Utilizar

O barbatimão pode ser utilizado à aplicação de modo direto pela pele, ou pode ser utilizado ao preparo do chá, com uso da casca do caule e folhas da planta.

O chá do barbatimão pode ser feito da seguinte forma, usando como ingrediente as 20 gramas das folhas do barbatimão ou casca.

Para preparar, acrescentar as cascas do barbatimão ou folhas, para um litro da água fervente, e aguardar repousar por 5 a 10 minutos.

Então coar anteriormente de beber. Esse chá deve ser consumido pelo dia, 3 a 4 vezes diariamente.

E pode ainda ser usado nos banhos de assento ao tratamento de enfermidades de partes íntimas.

O princípio ativo de barbatimão pode também ser percebido nos produtos cosméticos, como sabonetes e cremes, que podem agir em pele, apresentando efeito anti-inflamatório e cicatrizante.

Quem Não Deve Utilizar

O barbatimão é contraindicado às gestantes, e para mulheres que amamentam.

E, está ainda contraindicado aos pacientes que tenham problemas graves estomacais, como câncer no estômago ou úlceras.

O barbatimão pode ocasionar determinados efeitos colaterais, sendo exemplo a irritação estomacal, ou nas situações de maior gravidade, pode provocar aborto.

E, essa planta não deve ser consumida excessivamente, já que pode gerar envenenamento, e assim, apenas deve ser utilizado segundo orientar o fitoterapeuta ou médico.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.