Semente de Sucupira, canela de velho, com vinho e branca

Advertising
canela de velho com sucupira

Não se acha evidências de publicações e pesquisas comprovando a tese que o chá de sucupira emagreça.

Mas, a depender do contexto que foi inserido, pode favorecer o emagrecimento, mesmo que de forma indireta.

Advertising

Como exemplo, se fizer substituição das bebidas que são mais calóricas, como suco artificial, que podem ter até 70 calorias na porção para 200 ml, os refrigerantes que apresentam aproximadamente 85 calorias para 200 ml, ou o copo de 200 ml do leite e achocolatado, que pode possuir 155 calorias, a bebida pode ajudar em reduzir caloria.

Isto é importante para dieta de emagrecimento quando se considera o fator de que para livrar-se dos quilinhos é preciso ingerir quantidade mais baixa das calorias em comparação com a que é consumida.

Deste modo, se pode entender que o chá de sucupira emagrece de forma indireta.

Não é obviamente apenas a redução de calorias líquidas que vai gerar emagrecimento.

Este fator favorece, porém, é essencial que esteja em contexto da alimentação equilibrada, saudável, nutritiva e controlada, com prática de atividades físicas ao aumento do gasto de calorias, para atingir o foco.

Desta forma, para quem deseja comprovar que o chá de sucupira realmente emagrece, não deixar de aplicar tais alterações nos próprios hábitos.

Mais Benefícios da Sucupira

Além de perceber que o chá de sucupira emagrece, este pode também estar ligado com os benefícios seguintes:

Ajuda para:

  • redução da inflamação em músculos e articulações,
  • sendo usada por medicina popular em tratar problemas como artrose, artrite, reumatismo, gota, artrite reumatóide,
  • enfermidades músculos esqueléticas.

Mas, é essencial saber que mesmo existindo estudos que apontem que o extrato da planta pode reduzir inflamação muscular, estes experimentos não foram realizados nos humanos, e não existe certeza que esta ação não gera ainda efeitos prejudiciais.

Alívio de desconforto gerado pelas condições, sendo exemplo excesso do ácido úrico, dor de garganta, amigdalite, cisto em útero, feridas, sífilis, inflamações.

Pode auxiliar, em determinados casos, para que sejam amenizadas dores e os desconfortos recorrentes oriundos do tratamento de quimioterapia ao câncer.

Tem os alcalóides, as substâncias apresentando ação antiparasitária, e antimicrobiana.

É formada pelos compostos isoflavonas, que pela ação antioxidante, têm ação neuroprotetora, anticâncer, e para proteger contra acidente cardiovascular.

Os triterpenos, as substâncias percebidas em plantas, possuem ação antioxidante, antiinflamatória, antiartrítica, cardioprotetora, antidiabética, antiproliferativa, quimioprotetora, citoprotetora, oferecendo proteção para tecidos sadios do corpo.

Estudos dos anos 1960 indicaram que frutos de sucupira podem ser usados em tratar dor muscular e torções, pelas suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas.

O óleo essencial em sementes de sucupira mostrou proteção contra gastrites e úlceras nos experimentos feitos nos animais.

No entanto, ainda é preciso fazer estudos com os humanos a garantir segurança da utilização e ausência em relação aos efeitos colaterais.

Cuidados em Relação à Sucupira

A sucupira não deve ser ingerida pelas mulheres grávidas e pelas crianças que tenham menos de 12 anos de idade.

Como não há estudos sobre efeitos possíveis da planta nos seres humanos, os riscos da sua ingestão excessiva não são sabidos.

O que não significa que não existam, já que até plantas medicinais podem apresentar a toxicidade, além de gerar efeitos colaterais.

Leia também:

Vídeo | Sucupira como anti-inflamatório

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.