Planta Mutamba ajuda Emagrecer? É bom para diabetes?

Planta Mutamba ajuda Emagrecer? É bom para diabetes?

cha de mutamba emagrece

Será que a Planta Mutamba ajuda mesmo no emagrecimento? Veja neste artigo todas as indicações e benefícios!

Anúncios

Mutamba, também popular como cabeça-de-negro, periquiteira, é planta medicinal comum no México e Brasil, que tem uso em tratar disenteria, problemas ou dores gastrintestinais, diarreia, e queda do cabelo.

E o nome científico dessa planta se caracteriza Guazuma ulmifolia, e as cascas, folhas e raízes secas podem ser utilizadas em preparar chás, extratos concentrados e tinturas.

Os Benefícios da Palnta Mutamba

Essa planta medicinal auxilia em tratar vários problemas como facilitar o parto, auxiliar em tratar disenteria e diarréia, trata problema relacionado com rins, próstata ou fígado, auxilia a diminuir febre, alivia dor gastrintestinal.

Atua de cicatrizante das úlceras e feridas, auxilia em tratar problemas de aparelho respiratório, sendo exemplo bronquite, pneumonia, asma.

Auxilia a complementar tratamento para sífilis. Tinturas feitas com essa planta podem ser utilizadas ainda em tratar dermatoses ou mais problemas pela pele, por causa de propriedades cicatrizantes da planta.

E, o óleo pode ser utilizado ainda à prevenção ou travar queda dos fios de cabelo.

Em geral, as propriedades de mutamba fazem inclusão da ação com efeito cicatrizante em mucosas e pele, purgativa e depurativa, cicatrizante, e antiséptica, que faz indução da transpiração e que auxilia para limpeza do fígado.

Chá de Mutamba

Normalmente se usam as folhas, raízes secas e cascas da mutamba a preparar chá caseiro, com possibilidade ainda de encontrar em mercado o extrato concentrado da planta.

O chá dessa planta pode ser feito facilmente utilizando cascas secas de tronco, usando 2 a 3 colheres de sopa das folhas ou cascas secas da mutamba.

Para preparar, colocar cascas secas na panela contendo 1 litro de água fervente, deixando em fervura por 10 minutos no fogo médio.

Então, desligar o fogo, tampar e deixar descansando por 10 a 15 minutos. O próximo passo é coar e consumir.

O chá deve ser ingerido 2 a 3 vezes diariamente, segundo necessidade e sintomas percebidos.

Há ainda disponível em mercado extrato concentrado dessa planta, que pode ser ingerido a cada dia, com substituição do chá.

Doses de recomendação devem ser apontadas por fabricante, normalmente sendo indicada a consumir 30 gotas diluídas na água, 3 vezes diariamente.

Sobre efeitos colaterais, essa planta quando ingerida na quantidade grande, ou sem orientação médica, pode gerar desagradáveis efeitos colaterais, que podem fazer inclusão de vômito, náusea, disenteria. A

mutamba pode ser ingerida pelas crianças, contanto que sob orientação do médico.

Mutamba e Fios de Cabelo

A mutamba é bastante utilizada aos tratamentos cosméticos, em especial às enfermidades que afetam couro cabeludo, sendo exemplo seborréia e caspa, problemas comuns para muitas pessoas.

Trata-se de ingrediente aplicado nos produtos que buscam lidar com complicações, como queda dos fios e calvície.

As propriedades percebidas na planta auxiliam para estimular crescimento saudável e forte do cabelo.

E também é presente em cosméticos que combatem seborréia e caspa.

A mutamba vai tratar problema como a oleosidade em couro cabeludo, gera limpeza profunda e também fortalecimento, hidratação aos fios, assim, mais uma aplicação prática que a mutamba tem a oferecer.

Leia também: