Como fazer chá de pata de vaca para diabetes? Conheça os benefícios! - Será Que Pode

Como fazer chá de pata de vaca para diabetes? Conheça os benefícios!

cha de pata de vaca para diabetes

Pata de vaca é planta medicinal popular ainda como unha de vaca, unha de boi, devido ao formato das folhas.

Anúncios

A planta é nativa da Índia e é ainda facilmente percebida em nações da América do Sul, como Argentina, Brasil, Paraguai.

Árvore pata de vaca tem flores grandes, tronco espinhoso, normalmente flores mais avermelhadas, ou esbranquiçadas.

Há muitas espécies da planta, no entanto, Bauhinia forficata se mostra a espécie que é mais estudada.

Benefícios da Pata de Vaca

A folha da pata de vaca tem fitoquímicos apresentando ação hipoglicemiante, portanto, pode diminuir glicose circulante em sangue, glicemia.

Assim, chá de pata de vaca é usado de complemento de tratamento medicamentoso de diabetes.

E, a pata de vaca pode oferecer mais benefícios à saúde, sendo exemplo, controlar taxas do colesterol, agir de anticoagulante impedindo composição dos trombos.

Possuir ação antifúngica e antimicrobiana. Contribuir a tratar doenças gastrointestinais e hepáticas, e neutralização de radicais livres com ação antioxidante.

E ajudar em tratar elefantíase, a hipertensão e problema renal, por causa da ação diurética.

Mais benefícios medicinais de pata de vaca com base em conhecimento popular, a depurativa, diurética, ajuda na perda de peso, analgésica, trata doenças de fígado, vesícula, baço, estômago.

Trata e previne anemia. E ainda para doenças de coração, doenças urinárias, diarréia, diurese, hemofilia, gota, hipertensão arterial, cálculos em bexiga, e vai estimular apetite.

Chá de Pata de Vaca para Diabetes

Pata de vaca torna maior a interação de insulina e células, a promover captação maior, e estimulando degradação de glicose, sem deixar a mesma circulante em corrente sanguínea por bastante tempo.

Assim, tem indicação de complemento de tratamento medicamentoso do diabético.

Consumo do Chá de Pata de Vaca

Uma das formas principais para ingerir pata de vaca é preparar o chá usando folhas.

A dose adequada para que os benefícios sejam garantidos corresponde a 3 xícaras de chá diariamente, em 10 dias, com uma xícara pela manhã no jejum, e as outras anteriormente ao almoço e ao jantar.

A planta pata de vaca pode ser ainda encontrada como cápsulas, tintura e pó. Nestas situações, a indicação é seguir orientação de utilização do fabricante, nutricionista ou médico.

Ao preparo deste chá, usar a proporção de 2 folhas de pata de vaca em meia xícara de água. No recipiente colocar a água e levar para fogo.

Ao atingir fervura, desligar e acrescentar folhas, com preferência para picadas, já que desta forma fica mais fácil extrair substâncias benéficas encontradas em folhas, tampar e deixar em descanso por aproximadamente 10 minutos.

Consumir até 3 xícaras diariamente.

Contraindicações do Chá de Pata de Vaca

Mesmo com sua utilização em doses preconizadas não mostrarem efeito adverso, e nem interação medicamentosa, não deve ser ingerido pelas lactantes e gestantes.

Porém, alguns estudos apontaram ação potencial ao desenvolvimento do câncer, ainda que esses estudos não sejam conclusivos, é preciso quantidade maior de pesquisas para confirmação da segurança em utilização da planta.

Assim, pata de vaca deve apenas ser ingerida com orientação do profissional da saúde.

Leia também: