Haritaki em Pó, Benefícios e Gravidez (Terminalia chebula, triphala)

Haritaki em Pó, Benefícios e Gravidez (Terminalia chebula, triphala)

haritaki é bom pra que?

Haritaki é o nome usado em ayurveda, a medicina tradicional da Índia, para a fruta da árvore Terminalia chebula.

Anúncios

Às vezes referida como myrobalan, haritaki é um das 3 frutas que compõem triphala, um remédio ayurvédico.

Disponível em forma de suplemento dietético, haritaki é também consumido como alimento.

Anúncios

Diz-se que promove cura de várias condições de saúde, assim como melhora da saúde digestiva.

Anúncios

Uso do Haritaki

Haritaki é usado em ayurveda para condições digestivas, como constipação e indigestão, e para uma variedade de doenças desde garganta dolorida às alergias.

Além disso, o fruto é dito a afetar o sistema de glutationa. Um antioxidante produzido naturalmente no corpo, glutationa desempenha um papel chave em reduzir o estresse oxidativo.

Os proponentes afirmam que consumir o fruto pode ajudar a aumentar expressão do sistema de glutationa e, por sua vez, proteger contra várias doenças associadas com estresse oxidativo.

Haritaki é também dito a aumentar a expressão de superóxido dismutase, outro antioxidante descoberto a combater o estresse oxidativo.

Até agora, a maioria da evidência para efeitos à saúde de haritaki surge da pesquisa com base em animal e estudos de laboratório.

Enquanto as experiências clínicas sobre o fruto estejam atualmente em falta, alguma pesquisa sugere que pode oferecer certos benefícios para saúde.

Possíveis Efeitos Colaterais e Segurança

A segurança do uso de longo termo de haritaki não é conhecida.

No entanto, desde que haritaki pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, há alguma preocupação que usar em combinação com medicamentos que reduzem açúcar no sangue pode ter efeitos nocivos.

Dada esta preocupação, é importante conversar com o médico antes de usar o fruto em combinação com drogas de reduzir o açúcar no sangue, como medicamentos para diabetes.

Os suplementos de haritaki não foram testados para segurança.

É importante notar que devido ao fato que os suplementos dietéticos são amplamente não regularizados, o teor de alguns produtos do  fruto pode diferir do que é especificado no rótulo do produto.

Em alguns casos, o produto pode entregar doses que diferem da quantidade especificada para cada erva.

Em outros casos, o produto pode estar contaminado com outras substâncias como metais.

Enquanto os consumidores enfrentam tais riscos quando comprando qualquer suplemento dietético, estes riscos podem ser de magnitude maior na compra de produtos ayurvédicos, especialmente aqueles contendo uma variedade de ervas em doses oscilando.

Uso do Haritaki na gravidez

Além disso, a segurança dos suplementos em mulheres grávidas, mães que amamentam, crianças, e aqueles com condições médicas ou que estão tomando medicamentos não foi estabelecida.

É possível obter dicas em usar os suplementos, mas é importante manter em mente que tratar por si e evitar ou atrasar cuidado padrão pode ter graves conseqüências.

O produto Pó Haritaki, 50 gramas, é encontrado online para compra.

Enquanto há alguma pesquisa interessante sobre o fruto, é muito cedo para recomendar como tratamento para qualquer condição.

Se estiver considerando tentar, conversar com o médico antes, assim como se houver qualquer sintoma irregular a examinar pelo médico profissional.

Leia também:

Vídeo | Terminalia Chebula é chamado o “rei dos medicamentos”

1 comentário
  1. Lucas Diz

    Não tem estudos se faz mal e já começa a fazer críticas do produto misturado com metais pesados. Comparação indevida qualquer coisa, até água com metal pesado faz mal. Se não tem conteúdo sobre o assunto não se deve fazer suposição, só propaga medo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.