Conheça os Benefícios do chá de Alecrim para a saúde - Será Que Pode

Conheça os Benefícios do chá de Alecrim para a saúde

quais os benefícios do chá de alecrim

O alecrim é uma erva muito popular pelo mundo.

Anúncios

E é utilizada de remédio e tempero desde os tempos antigos.

A erva é pertencente à família Lamiaceae, a mesma família da hortelã, e é bastante utilizada também para conferir cheiro, para alimento e aromatizantes.

Benefícios do chá de Alecrim, Propriedades Anti-inflamatórias e Antioxidantes

O alecrim se caracteriza rico nos antioxidantes como ácido caféico, ácido rosmarínico, ácido betulic, ácido carnósico e carnosol.

Tais substâncias possuem propriedades antiinflamatórias e se mostram essenciais à neutralização dos radicais livres, a evitar danos ao organismo, crescimento das células cancerígenas e envelhecimento precoce da pele.

Desintoxicante

Por se resumir diurético natural, auxilia para desintoxicação do organismo, eliminando patógenos, toxinas, sais, e mesmo gordura excessiva.

O organismo sem as toxinas gera risco menor da cirrose, complicações em fígado, e pele mais bonita.

Concentração e Memória

Os estudos indicam que alecrim atua de estimulante às funções cognitivas, com melhora da concentração, memória, raciocínio lógico.

Sistema Neurológico 

As pesquisas indicam que alecrim é capaz de melhorar o sistema neurológico de modo total, e evitar envelhecimento do cérebro.

E tem ácido carnósico, que auxilia o organismo a reverter e evitar danos em cérebro.

Sistema Digestivo

Entre benefícios do alecrim está o saudável sistema digestivo. Os estudos indicam que alecrim melhora sistema digestivo de forma geral, a evitar gases, azia, diarreia, constipação e ausência do apetite.

E auxilia também para regulagem do sistema gastrointestinal inteiro e movimentos intestinais.

Antibacteriano

As pesquisas apontam que o alecrim possui propriedades antibacterianas, em especial com utilidade contra infecção bacteriana em estômago, que podem ocasionar úlceras e mais enfermidades de maior gravidade.

Inserir o alecrim pela dieta diariamente pode evitar enfermidades geradas pelas bactérias.

Prevenção do Câncer com o chá de Alecrim

A pesquisa com publicação em Oncology Reports faz defesa que alecrim auxilia a evitar desenvolver câncer de mama, sem contar leucemia.

Mais estudos indicam que alecrim possui propriedades, estas que evitam desenvolver tumores, a diminuir riscos do desenvolvimento de câncer.

Contra Hálito Ruim

Já que tem propriedades antibacterianas, e intenso sabor, sem contar o cheiro cítrico amadeirado, atua bem em relação ao hálito ruim e higiene bucal no geral.

É indicado gargarejo com água quente e algumas folhas do alecrim, para matar bactérias na boca e resultado de hálito fresco.

Aliviar Dor

O alecrim tem substâncias analgésicas e é utilizado ao alívio desde tempos antigos.

Sobre dores extremas, há possibilidade da aplicação da pasta ou óleo.

Para dor de cabeça, é suficiente consumir com alimento ou ingerir na forma do chá.

Estímulo da Circulação

Os estudos apontam que alecrim é capaz de estimular produção das células vermelhas, com ação em melhora de fluxo sanguíneo no corpo, auxiliando para oxigenação dos órgãos vitais todos e regiões corporais todas.

Efeitos Colaterais e Contraindicações do alecrim

A ingestão excessiva de alecrim, em especial na forma do óleo concentrado, pode gerar problemas com vômitos, náuseas, sangramento em útero, irritação em rins, maior sensibilidade para sol, vermelhidão pela pele, e reação alérgica.

E, sua utilização de remédio tem contraindicação às gestantes e que estejam amamentando.

Aos indivíduos que tenham histórico das convulsões e dificuldades à coagulação do sangue, ou que utilizem remédios, sendo exemplo aspirina.

Leia também: