Chá de tanchagem serve para corrimento e infecção urinária? - Será Que Pode

Chá de tanchagem serve para corrimento e infecção urinária?

chá de tanchagem para corrimento

Cheia de propriedades adstringentes, o chá de tanchagem possui várias propriedades, e o seu chá preparado usando folhas frescas ou secas atua de cicatrizante, combate problemas gastrointestinais, diarréia, e dor de dente.

Anúncios

E desinflama gânglios, auxilia para expelir catarro de brônquios, e vai desinflamar garganta e boca em resfriados mais intensos, amigdalites e gripes.

Os benefícios de tanchagem podem também ser aproveitados com aplicação tópica, já que as folhas limpas e escaldadas na água fervente podem ter aplicação em ferida, queimadura e picada de inseto.

O chá morno é muito utilizado ao banho de assento ao tratamento de desconforto menstrual e urinário.

Pelo sul do Brasil é muito comum achar pés de tanchagem nos terrenos baldios e pomar, em que por vezes é confundida com planta daninha.

Por causa de suas quantidades abundantes dos açúcares, proteínas, minerais e vitaminas, com toxicidade baixíssima, as folhas receberam classificação de alimentícias, e vários indivíduos continuam a difundir receitas com foco em aproveitar benefícios de tanchagem ao organismo.

E tudo nessa planta é usado, folhas, caule, sementes e flores.

É possível citar de benefícios e usos, acalmar e resfriar membranas mucosas, soltar e expelir catarro e congestão.

Alivia diarréia, excesso de fluxo menstrual, hemorróida e incontinência, e ajuda com infecções vaginais. Remove obstruções do fígado, rim e bexiga. E ajuda a controlar peso.

Benefícios da Tanchagem

Beber o chá de sementes de tanchagem em jejum é muito apontado aos indivíduos que tenham problemas em trato intestinal, agindo de laxante e depurativo excelente.

Infusão deve ser feita com adição da água fervente no copo com uma colher de sopa das sementes secas ou frescas.

A mistura necessita macerar por ao menos 20 minutos, ou até esfriamento, anteriormente ao consumo. Uma opção é fazer o chá pela noite a beber no dia posterior, ao acordar.

É possível ainda aproveitar benefícios de tanchagem à pele.

O chá no uso tópico, de modo direto em regiões atingidas por espinhas ou acne, é muito eficiente também.

Assim, preparar usando 2 colheres de sopa das folhas frescas picadas, infusão no copo de água fervente.

Deixar em descanso por 15 minutos e acrescentar uma colher de sopa do mel. Fazer aplicação em áreas afetadas, usando gaze ou chumaço de algodão embebido de forma generosa, e deixar agindo por ao menos 20 minutos.

As queimaduras, feridas, picadas dos insetos podem ter o cataplasma das folhas frescas da tanchagem, socadas ou amassadas vigorosamente no pilão.

A pasta deve ser passada de modo direto na lesão, com possibilidade de espalhar e ser protegida usando gaze.

Benefícios do chá

O gargarejo do chá é muito apontado para faringite, amigdalite, estomatite, gengivite, traqueíte, e de desintoxicante de via respiratória dos fumantes, ou indivíduos acometidos pelas gripes fortes.

Preparar o chá usando 2 colheres de sopa de folhas da tanchagem frescas picadas, para uma xícara da água fervendo.

Tampar e aguardar macerar durante 10 minutos.

Após, coar e fazer gargarejo 2 a 3 vezes diariamente, a bochechar o líquido, que pode até ser engolido.

Leia também:

Tomar chá de tanchagem ajuda emagrecer?

A tanchagem possui ação diurética, ou seja, promove eliminação do líquido em excesso percebido no organismo com estímulo do aumento do volume de urina.

Isto diminui inchaço, considerando que é exatamente retenção do líquido responsável por deixar o corpo inchado.

Eliminar água em excesso pode gerar perda do líquido. No entanto, não se pode dizer que chá de tanchagem emagrece de forma mágica.

Por mais que efeito diurético possa tornar o corpo menos cheio, para emagrecimento referente a calorias e gordura é preciso fazer dieta equilibrada e controlada, saudável e nutritiva, e prática das atividades físicas a maximizar queima de calorias.

Propriedades

A erva usada em preparar o chá é formada pelas propriedades antibacterianas, adstringentes, expectorante, redutoras de irritação, antiinflamatórias, analgésicas, cicatrizantes, desintoxicantes, descongestionantes, depurativas, tônicas, digestivas, diuréticas, sedativas e laxativas.

O nome científico da tanchagem é Plantago major L., e é planta rasteira que pertence à família de plantagináceas, popular ainda como carrajá, acatá.

O chá de tanchagem tem várias propriedades benéficas para saúde e se mostra um dos chás medicinais mais usados no Brasil e outros países.

Benefícios do Chá

Por causa de suas propriedades medicinais, o chá de folhas de tanchagem atua como cicatrizante, auxilia no combate à diarréia, complicações gastrointestinais, e dor de dente, sem contar desinflamar gânglios, garganta e boca.

Por causa de sua ação poderosa antiinflamatória, fazer gargarejo usando tanchagem vai aliviar dor da garganta, auxilia para amenização de dor na boca e tratar as aftas.

Folhas limpas e escaldadas na água fervente podem ter aplicação em úlceras ou feridas, ajudando em processo de cicatrizar, sem contar atuar contra mordida do cão, lepra e queimadura.

As folhas na forma do cataplasma vão curar fístulas, hemorróida, feridas.

Chá morno tem eficácia ao banho de assento na situação da leucorréia.

A infusão de folhas pode ser usada para hemorragia nasal, retenção do líquido, e à eliminação de mucosidades e tosse.

Tanchagem é indicada ainda à cura de determinadas afecções hepáticas e estomacais, picadas do inseto, infecções da pele, terçol, diarréia, rinite, inflamações da mucosa, gripes, sinusite, resfriados, asma, doença pulmonar, inchaço, bronquite, disenteria, varizes, gastrite, hemorragia.

As flores e as sementes dessa planta são também usadas contra conjuntivite, e irritação ocular gerada por traumatismo. Tanchagem é utilizada ainda de ajuda a tratar para os que querem parar de fumar.

Preparo do Chá

Para preparação do chá dessa planta e aproveitar dos benefícios, colocar 2 colheres de sopa da erva em 1 litro de água. Desligar o fogo ao levantar fervura.

Tampar e a solução fica abafada por 10 minutos. Na sequência, basta coar e consumir.

A indicação da ingestão desse chá corresponde a 1 xícara a cada 6 horas às infecções bucofaringeanas, sendo 1 xícara a cada 8 horas aos problemas gastrointestinais.

Contraindicações e Efeitos Colaterais?

O chá de tanchagem tem contraindicação às lactantes, gestantes, e pacientes que tenham problemas do coração, fezes ressecadas e constipação.

Efeitos colaterais da planta rasteira fazem inclusão de cólica intestinal, sonolência e desidratação.

Benefícios Gerais do Chá

Plantago major L., erva-de-ovelha, plantago. Trata-se de mais nomes pelos quais a tanchagem, planta medicinal, pode ser também chamada.

É usada em preparar o chá medicinal popular no país e mais nações, e pode ser percebida na América, Europa, Ásia e África.

Ajuda para Tratar Leucorréia

A condição se caracteriza por corrimento vaginal presente, portanto, por eliminar secreções por meio da vagina que podem surgir com irritação, ardência e coceira.

A complicação pode ser causada pela inflamação em aparelho reprodutor feminino, bactérias e fungos, ou reação alérgica que pode ser gerada pelo desodorante, sabonete, loção íntima.

O chá de tanchagem morno é usado nos banhos de assento. A mulher senta na bacia grande ou banheira, ao alívio de leucorréia.

Ação Antiinflamatória

Devido suas propriedades antiinflamatórias, este chá pode ser usado de gargarejo e auxiliar para amenização de dor da garganta e na boca, sem contar ajudar a tratar aftas.

O gargarejo utilizando o chá de tanchagem é também apontado a ajudar situações da gengivite, amigdalite, traqueite, estomatite.

Mas, é essencial entender que a bebida usada no gargarejo não deve ser adoçada.

Pele Saudável

O chá de tanchagem mais mel pode ser aplicado ao auxílio para tratar acnes e espinhas afetando a pele.

A indicação é um chumaço de algodão muito molhado, ou gaze, na bebida e aplicação em regiões afetadas, aguardando ação do chá por ao mínimo de 20 minutos.

Ajuda a Tratar Bronquite

2 experimentos clínicos feitos na Bulgária apontaram que a planta medicinal tem eficiência em tratar bronquite crônica, a inflamação que afeta a mucosa revestindo brônquios.

A explicação é que essa age de emoliente, aliviando desconfortos pequenos e irritações ao compor tipo de filme suavizante em região afetada em relação à membrana mucosa.

Problema Respiratório

German Comission E, a comissão alemã reguladora de ervas e suas utilizações medicinais, fez aprovação da utilização interna de folhas da tanchagem ao alívio de irritações e tosses em membrana mucosa, que tenham associação com infecção em trato respiratório superior.

Tem-se que devido às pesquisas experimentais, a planta medicinal possa diminuir irritação de tecido pulmonar que gera desconforto, sem contar estímulo de sistema imunológico.

German Comission E indica usar tanchagem à tosse irritativa crônica e moderada, em especial nas crianças.

Aliviar Tosse

Devido à mesma propriedade emoliente é que as folhas que são usadas em chá auxiliam para tosse amenizada, que aparece por causa de resfriados, gripes, irritação.

Por aumentar produção do muco em pulmão, substâncias emolientes como folhas de tanchagem têm uso de modo mais freqüente ao alívio de tosse seca.

Ação Contra Organismo Maléfico

Uma pesquisa do Brasil fez identificação que a família das plantas da qual integra a tanchagem mostra determinado grau de ação contra organismos prejudiciais, sendo exemplo as leveduras, que se caracterizam fungos unicelulares.

Do mesmo modo, Departamento de Microbiologia e Imunologia da Universidade Nacional de Río Cuarto, Argentina, declarou que folhas da planta se mostram resistentes para organismo maléfico.

E, o estudo conduzido em Taiwan, em que folhas da tanchagem são utilizadas em medicina popular ao tratamento de problema urinário, digestivo e respiratório, indicou também que extratos da água quente da planta possuem resistência em relação a estes organismos que são prejudiciais.