Bactrim serve para garganta inflamada? Veja Efeitos colaterais - Será Que Pode

Bactrim serve para garganta inflamada? Veja Efeitos colaterais

Bactrim é medicamento antibacteriano usado ao tratamento de infecções geradas pela variedade enorme das bactérias que infectam o sistema urinário, respiratório, gastrointestinal, ou ainda a pele.

Anúncios

Os ativos principais desse remédio são trimetoprima e sulfametoxazol, 2 compostos antibacterianos que são capazes de impedir desenvolvimento de bactérias e causam sua morte.

Bactrim tem produção por laboratório Roche e pode ser encontrado como comprimido, ou suspensão pediátrica, em farmácia convencional, apresentando receita médica.

Efeitos Colaterais de Bactrim

Principais efeitos colaterais de Bactrim fazem inclusão de vômitos, náuseas, infecção fúngica, reações alérgicas, ou problemas em fígado.

Bactrim tem contraindicação aos recém-nascidos e para pacientes apresentando problemas em fígado, rins, ou em tratamento com Dofetilida.

E, Bactrim não deve ainda ser usado pelos pacientes apresentando hipersensibilidade para Sulfonamida, ou para Trimetoprima.

Uso do Bactrim

Bactrim é indicado em tratar enfermidades bacterianas como bronquiectasia, bronquite aguda ou crônica, faringite, pneumonia, otite, amigdalite, furúnculos, sinusite, pielonefrite, abcessos, cólera, prostatite, osteomielite, feridas infectadas, ou gonorréia.

O modo de utilização de Bactrim normalmente é, em adultos e crianças com idade superior a 12 anos, 1 ou 2 comprimidos, e de 12 em 12 horas, depois de refeições principais. Já em crianças de idade entre 6 e 12 anos, é indicada 1 medida de suspensão pediátrica, de 10 ml, a cada 12 horas ou segundo orientações médicas.

Em crianças de idade entre 6 meses e 5 anos, é indicada meia medida de suspensão pediátrica correspondente a 5 ml, a cada 12 horas.

E em crianças com idade inferior a 5 meses, um quarto da medida de suspensão pediátrica, de 2.5 ml, a cada 12 horas. Porém, a depender do tipo da infecção, o médico pode apontar posologia diferente para paciente.

Ação do Bactrim

bactrim serve para garganta inflamada

Bactrim corresponde a um quimioterápico, o remédio sintetizado no laboratório ao combate de multiplicação desordenada das células, ou microrganismos, apresentando propriedades bactericidas com capacidade de matar bactérias, e mecanismo duplo de ação.

Bactrim possui os 2 compostos ativos, trimetoprima, e sulfametoxazol, que atuam de forma sinérgica, em ação conjunta, uma substância potencializa a outra, a inibir 2 consecutivos passos de composição da substância necessária para microrganismos, que não são capazes mais de se desenvolver.

Ação medicamentosa do Bactrim inicia logo depois da dose inicial. Porém, microrganismos não têm eliminação imediatamente.

Assim, mesmo que determinados sintomas como dor e febre, entre outros, cessem, é preciso permanecer a tratar por período determinado pelo médico.

Contraindicações do Bactrim

Bactrim não deve ser usado nos pacientes apresentando enfermidade grave em fígado e rim, quando não for possível estabelecer de modo regular concentração de fármaco em sangue.

E tem contraindicação também para pacientes que tenham alergia para trimetoprima e sulfonamida, ou para qualquer de componentes presentes em formulação.

Bactrim não deve ser usado na combinação com o remédio contra arritmias cardíacas, que é dofetilida.

Se esquecer de ingerir alguma das doses prescritas, aguardar até o horário de dose seguinte e retornar para esquema do tratamento habitual.

Não tomar uma dose dobrada de compensação para dose que esqueceu. No caso da dúvida, procurar orientação do médico, farmacêutico, ou dentista.

Leia também:

Vídeo | Bactrim um antibiótico natural