Chá de sene emagrece? Dá efeito em quanto tempo? Quais benefícios? - Será Que Pode

Chá de sene emagrece? Dá efeito em quanto tempo? Quais benefícios?

chá de sene como tomar

O chá de Sene pela planta medicinal, popular também de sena, cene, cássia, entre mais, bastante usada ao tratamento de problemas do intestino por causa de suas propriedades purgantes e laxativas.

Anúncios

O nome científico se caracteriza Cassia angustifoliae, e pode ser achada na loja de produtos naturais e na farmácia de manipulação.

Sene tem propriedades purgativas, laxativas, depurativa, antiácidas, vermífuga, desta forma pode ser usado em tratar prisão de ventre, febre, gases, cólica biliar, hemorróida, fissura anal, doenças geradas por fungos, doenças venéreas, colesterol alto, pressão alta, e enfermidades da pele e olhos.

Mesmo tendo vários benefícios, sene deve ser usado cautelosamente e sob orientação do médico, já que sua utilização constante pode gerar alteração intestinal, cólica bastante intensa, e mesmo predispor para câncer do colo retal.

Uso do Sene para Emagrecer

Por causa de suas propriedades laxativas, sene pode ser usado para perder peso, pois aumenta freqüência em relação às evacuações, sem contar inibir absorção da água e gordura por intestino.

Mesmo assim, não é indicado utilizar sene por mais de 7 dias, como também nas concentrações tão altas, já que pode mudar microbiota do intestino e contribuir para aparecimento de mais enfermidades.

Opção boa para perder peso com a ingestão desta planta é com chá de sene, que é preparado usando folhas verdes da planta.

E quanto mais verde a planta, mais efeito possui no corpo comparando com folha seca e fruto.

De ingrediente é utilizada meia colher de sopa das folhas secas do sene, e 250 ml da água. Para preparar, a erva é colocada na panela, adicionar água e deixar ferver durante 5 minutos.

Aguardar esfriar um tanto, coar e consumir muitas vezes pelo dia, sem acrescentar açúcar.

O consumo dos chás pode representar aliado excelente à perda de peso, porém, a maneira ideal para perder peso de forma definitiva é por meio da alimentação saudável, e praticando regularmente atividade física.

O funcionamento do chá de sene ocorre de 2 maneiras. A primeira é que as substâncias geram irritação em mucosa do intestino, ação que faz o intestino aumentar a freqüência de movimentos peristálticos.

De modo concomitante, mais propriedades são capazes de inibir absorção de água, assim, possibilitam que bolo fecal fique bem mais úmido.

O resultado de aceleração de movimentos peristálticos e de umidificação de bolo fecal se caracterizam evacuações freqüentes e inconsistentes fezes.

Quais Efeitos Colaterais do Sene?

A utilização do sene excessiva pode ocasionar vários efeitos colaterais, de exemplo vômito, cólicas intensas, aumento de fluxo menstrual, diarréia, hipocalemia, hipocalcemia, redução de hemoglobinas, má absorção intestinal.

Sene tem contraindicação nos casos da hipersensibilidade para sene, gestação, lactação, nas crianças com idade inferior a 12 anos, e como na situação da oclusão intestinal, apendicite aguda, enterite, dor estomacal de desconhecida causa.

E o sene não deve ser ingerido pelas pessoas que tomem medicamentos ao coração, cortisona, laxante, ou diuréticos, e seu uso não deve ser além de 10 dias consecutivos, pois pode gerar muitos efeitos colaterais e tornar maior a predisposição para câncer colorretal.

Assim, anteriormente a usar sene é essencial procurar orientação do médico de forma a evitar complicações possíveis.

Leia também: