Chá de Bardana Emagrece? Veja se Tem Contra Indicações

Chá de Bardana Emagrece? Veja se Tem Contra Indicações

chá de bardana emagrece

A bardana é planta medicinal, bastante usada em tratar problemas dermatológicos, sendo exemplo eczema e acne.

Anúncios

A denominação científica para bardana é Arctium lappa e pode ser adquirida nas lojas de produtos naturais, feiras livres, e farmácias de manipulação.

Tal planta pode ainda ser utilizada ao alívio de sintomas dos problemas gastrointestinais, como má digestão ou prisão de ventre.

Algumas das utilizações mais comuns de bardana fazem inclusão de tratamento dos problemas gástricos, eliminação de retenção dos líquidos e celulite, e evitar cólicas renais.

Chá de Bardana e Tratamentos de Problemas Gástricos

Por possuir propriedade boa calmante e anti-inflamatória, bardana pode ser utilizada nas situações da gastrite, ou mesmo dor estomacal sem motivo específico, já que vai aliviar irritação de mucosa gástrica.

Anúncios

E, como possui ainda ação colerética e colagoga, estimula função de vesícula biliar, o que termina a facilitar a digestão.

Para utilizar a bardana ao problema gástrico é indicado colocar 3 colheres de sopa da raiz de bardana na panela, a deixar ferver junto a 1 litro da água, por 5 minutos.

Aguardar amornar, coar e consumir até 3 xícaras diariamente.

Eliminação da Celulite e Retenção dos Líquidos

É usado a eliminar celulite e retenção de líquidos.

O chá de bardana possui propriedades depurativas e diuréticas importantes, que além de acabar com líquidos em excesso pela urina, podem ainda auxiliar para combate à celulite, em especial se tiver associação com dieta balanceada e praticar atividade física regularmente.

Para utilizar a bardana à retenção e para celulite, dispor 1 colher de sopa da bardana na panela contendo 300 ml da água, e ferver durante 10 minutos.

Após isso, coar a mistura e aguardar repousar durante 5 minutos ou até que esfrie. Consumir 2 a 3 xícaras do chá diariamente de modo a garantir resultados melhores. 

Cólicas Renais

Mais uma aplicação interessante da bardana.

O chá pode ainda ser utilizado de forma a aliviar cólica renal leve ou mesmo evitar que apareçam, já que por causa de sua ação diurética, pode ter capacidade de acabar com pedras renais pequenas e areias que geram aparecimento de dor.

Para utilizar bardana à cólica renal, é indicado fervura de 1 litro da água e adicionar 1 colher de sopa das folhas da bardana, e estando picadas.

Após isso, tampar e aguardar repousar durante 10 minutos ou até que amorne.

Finalmente, coar a mistura e ingerir aos poucos no decorrer do dia.

Há mais indicações para bardana, a bardana pode também auxiliar em tratar acne, abcessos, furúnculos, caspa, eczema, reumatismo, diabetes, gota, bronquite ou nefropatia, como exemplo.

As propriedades de bardana fazem inclusão da ação fungicida, antibacteriana, anti-inflamatória, adstringente, anti-séptica, cicatrizante, calmante, e depurativa.

Efeitos Colaterais Possíveis e Contraindicações

É importante ter atenção com efeitos colaterais e contraindicações em relação à bardana.

Os efeitos colaterais principais de bardana fazem inclusão de maior freqüência urinária, estímulo de contrações uterinas, e maior taxas do açúcar em sangue para pacientes diabéticos.

A bardana é contraindicada às gestantes, pacientes com diarreia e crianças.

Leia também:

Chá de bardana com folhas secas?

A planta medicinal utilizada para fazer o chá de bardana com folhas secas é também popular como pega-moço, bardana-maior.

E bastante usada em tratar problema dermatológico, como eczemas ou acne, de exemplo.

O nome científico para bardana se resume Arctium lappa e pode ser adquirida na loja de produtos naturais, farmácia de manipulação e feira livre.

A planta pode também ser utilizada ao alívio de sintomas dos problemas gastrointestinais, sendo exemplo a má digestão ou prisão de ventre.

Desta forma, algumas das utilizações mais comuns de bardana fazem inclusão do tratamento de problema gástrico, eliminar retenção dos líquidos e celulite, evitar cólica renal.

A bardana possui uso preferencial em tratar eczemas e acne, tanto por via interna com o chá à desintoxicação hepática, refogado de folhas, raiz cozida, e também pela via externa, para lavagem da área com o chá, preparar emplastro com folha picada.

Tratamento de Problema Gástrico com Chá de bardana

Por apresentar propriedade anti-inflamatória e calmante, bardana pode ser utilizada para gastrite ou mesmo dor estomacal sem causa particular, já que vai aliviar irritação de mucosa gástrica.

E, como possui também ação colerética e colagoga, estimula funcionamento em relação à vesícula biliar, o que termina a facilitar digestão.

Ao uso de bardana para problema gástrico, é indicado colocar 3 colheres de sopa da raiz de bardana na panela, permitindo ferver com 1 litro da água por 5 minutos.

Aguardar amornar, coar e consumir até 3 xícaras diariamente.

Eliminação da Retenção dos Líquidos e Celulite

O chá da bardana possui propriedades diuréticas e depurativas excelentes, que além de eliminar líquidos em excesso por meio de urina, podem ainda auxiliar para combate de celulite, em especial se for ligado com prática das atividades físicas regularmente e dieta equilibrada.

Para utilizar bardana à retenção e celulite, é preciso colocar 1 colher de sopa da bardana na panela dispondo de 300 ml da água, e ferver durante 10 minutos.

Após, coar a mistura e aguardar repousar durante 5 minutos ou até esfriamento.

Consumir 2 a 3 xícaras do chá diariamente de forma a garantir os resultados melhores.

Evitar Cólica Renal

O chá pode também ser utilizado ao alívio de cólica renal leve ou mesmo evitar que apareçam, já que por causa da ação diurética, pode ser responsável por acabar com pedras renais pequenas e areias que geram aparecimento da dor.

Para usar bardana para cólica renal, ferver 1 litro da água e adicionar uma colher de sopa das folhas da bardana, e picadas.

Após, tampar e aguardar descansar durante 10 minutos ou até que fique amornado.

Finalmente, coar a mistura e consumir vagarosamente no decorrer do dia.

Mais Indicações

A bardana pode também auxiliar em tratar acne, abcessos, furúnculos, caspa, eczemas, reumatismo, diabetes, bronquite ou nefropatia, gota, como exemplo.

As propriedades da bardana fazem inclusão da ação fungicida, antibacteriana, anti-inflamatória, adstringente, calmante, antisséptica, depurativa e cicatrizante.

Efeito Colateral

Os efeitos colaterais principais da bardana incluem maior freqüência urinária, estímulo de contração uterina e maior taxa de açúcar em sangue nos pacientes diabéticos.

A bardana tem contraindicação às gestantes, pacientes com diarreia e crianças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.