Impetigo se caracteriza infecção bacteriana comum que alcança superficiais camadas da pele.
Anúncios
E é causado por uma bactéria, o Streptococcus pyogenes, o Staphylococcus aureus, ou ainda ambos.
A pessoa pode ter a enfermidade quando houver exposição para bactérias, em especial quando tem contato com feridas do indivíduo que já se encontra infectado, ou quando teve contato direto com objetos partilhados, como lençóis, roupas, brinquedos, toalhas.
Anúncios
Como tratar o Impetigo bolhoso?
Os fatores que elevam risco do impetigo fazem inclusão de:
- Mesmo que qualquer pessoa possa desenvolver a doença, esta acontece mais comumente nas crianças, com idade de 2 aos 6 anos.
- Impetigo facilmente se espalha nos ambientes infantis, escolas, e mais lugares lotados e fechados.
- Clima úmido e quente, comum nas estações quentes pelo ano, contribui para transmitir a bactéria.
- As lesões pela pele geradas pelas picadas, mordidas do inseto e mais tipos de feridas podem ainda facilitar ocorrer infecção.
- Os indivíduos com diabetes e idosos, ou sistema imunológico que está comprometido têm maior propensão para desenvolvimento do impetigo e algumas das suas complicações.
Sintomas do Impetigo
Os sinais e sintomas principais do impetigo se caracterizam:
- 1 pústula ou mais apresentando pus que estouram de modo fácil. Nas crianças, a pele fica avermelhada com visual machucado, em especial onde ocorreu rompimento de pústula.
- Pústulas que geram coceira, cheias de líquido amarelado.
- Vazamento do pus e crostas formadas.
- Erupções cutâneas que podem iniciar com ponto único, no entanto, se espalhar para mais regiões conforme o indivíduo coça.
- As lesões da pele em lábios, rosto, pernas ou braços, que se espalham a mais regiões corporais.
- Os nódulos linfáticos inchados perto da região da infecção.
Tratamento para Impetigo
Antibióticos se mostram a forma principal para tratar impetigo. Estes podem ter aplicação de forma direta em feridas através do creme ou da pomada, ou ainda podem ser ministrados de modo oral, nas doses pré-estabelecidas por especialista.
É importante certificar-se de tomar antibióticos até fim de prazo determinado por médico, mesmo que já estejam curadas as feridas.
Isto auxilia para evitar resistência bacteriana.
Prevenção de Propagação da Infecção
Para prevenir propagação de infecção:
Se tiver impetigo, usar sempre a esponja e toalha limpa. As trocar diariamente se for preciso.
Não dividir roupas, toalhas, lâmina de barbear ou mais itens do cuidado pessoal com mais membros familiares.
Lavar as mãos de modo freqüente depois de tocar pele infectada.
Manter a pele limpa de forma a evitar contágio de infecção. Limpar cortes pequenos e escoriações bem, usando água limpa e sabão.
Remédio Caseiro com Compressa de Calêndula e Arnica para Impetigo
Um remédio caseiro excelente para impetigo é aplicação das compressas molhadas usando chá de calêndula com arnica, por causa das suas propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que auxiliam para cura de feridas de forma mais rápida.
De ingredientes são usadas 2 colheres de sopa da calêndula, 250 ml da água, e 2 colheres de sopa da arnica. Para preparar acrescentar 2 colheres da calêndula no recipiente que tenha a água fervente, é indicado tampar e aguardar infusão em torno de 20 minutos.
Molhar o algodão ou gaze em chá e fazer aplicação nas feridas, 3 vezes diariamente, deixando agir por 10 minutos a cada vez.
Esse remédio caseiro pode ser usado em adultos e crianças.
Porém, não deve ser a única maneira para tratar, podendo apenas facilitar tratamento apontado por médico, em especial quando é necessário usar antibióticos.
Leia também: