Aroeira serve para cicatrizar e para inflamação?

Aroeira serve para cicatrizar e para inflamação?

aroeira serve para cicatrizar feridas

A aroeira pode ser utilizada ao clareamento de manchas geradas por sol, idade, acne, depilação, gravidez, limão, e mesmo pílula anticoncepcional. Seja por envelhecimento natural, excessiva exposição ao sol e processo depilatório.

Anúncios

Há pessoas que podem ter manchas indesejáveis percebidas na pele.

Normalmente, o lugar em que a incidência é mais percebida fica nos braços, rosto, colo. Assim como ocorre com mais problemas, a natureza possui o ideal remédio a este tipo de tratamento.

Ação da Aroeira na Pele

A aroeira é da família de anacardiaceae. É uma espécie tipicamente brasileira.

E é muito usada em confeccionar remédios naturais aos males diversos, exatamente por suas várias propriedades, que alteram entre adstringentes, tônicas, anti-inflamatórias, depurativas, antioxidantes, e mesmo cicatrizantes.

Anúncios

As cascas e folhas são onde se encontram as propriedades da planta, com possibilidade de aproveitar como chá, ou como compressas e banhos.

As folhas se caracterizam balsâmicas, que possuem propriedades e aroma de bálsamo, e tal propriedade é apontada a tratar feridas, e infecção pela pele gerada pelas bactérias, como exemplo.

Tal espécie tem ainda ação regeneradora, especialmente se utilizada para todo tratamento de pele. Ela vai regenerar tecidos, acelerar cicatrização e tratar queimadura.

E ainda pode ser utilizada de agente clareador, a minimizar mancha gerada por sol, idade, e processo depilatório. E também combate manchas causadas por acne, gestação, limão, e mesmo por pílula anticoncepcional.

Como Utilizar Aroeira na Pele?

Uma das maneiras mais práticas para incluir aroeira em tratar a pele, especialmente em processo de clarear, é através do preparo do chá.

Para tal serão usadas 100 gramas das folhas da aroeira, 1 litro da água filtrada, e 30 gramas da casca da planta.

O passo inicial é levar a água para fervura. Neste mesmo instante é possível já adicionar as folhas da planta.

Quando a água chegar ao ponto de ebulição, adicionar a casca. Deixar ferver durante 5 minutos e o fogo é desligado.

Aguardar período de mais 10 minutos para que seja o chá esfriado mais um pouco.

Após este processo todo, com auxílio da peneira, retirar as partes da planta todas.

Para que o chá seja acondicionado, usar o recipiente de vidro que tenha tampa. Molhar a gaze nessa solução e aplicar na pele manchada, aguardando agir por aproximadamente 20 minutos.

Em seguida, lavar de modo normal. Repetir o processo a cada dia até que as manchas desapareçam completamente.

São inúmeras as propriedades da aroeira, com várias aplicações em área medicinal.

A planta é muito usada contra problemas de vias urinárias, bronquites, hemorragias internas e externas, tendo propriedades cicatrizantes.

E é muito indicada ainda a combater febre, sífilis, reumatismo, fraqueza do órgão digestivo, artrites, podendo agir nos tumores linfáticos e afecção reumática.

A aroeira tem também vários nutrientes na própria composição, sendo rica nos polifenóis, taninos, flavonoides.

Auxilia ao tratamento de distúrbios respiratórios

Os distúrbios respiratórios impactam em capacidade de inspirar ao dormir ou quando acordado, afetando deste modo, vias respiratórias.

Tais problemas podem ter várias causas. Por causa da composição de óleos essenciais da aroeira, essa é apontada a tratar muitos tipos de distúrbios respiratórios, auxiliando em aliviar sintomas.

Leia também:

Tomar emagrece?

Popular também por nomes de aroeira mansa, aroeira vermelha, a aroeira tem classificação de planta medicinal apresentando propriedades adstringentes, balsâmicas, anti-inflamatórias, diuréticas, antibacterianas, antifúngicas, cicatrizantes ginecológicas, e tônicas.

Há espécies e gêneros na família da aroeira, porém, a mais apontada a consumir é o grupo aroeira mansa, sendo destaque os tipos seguintes, almecegueira, aroeira-do-campo, rasteira e lentisco, como exemplo.

Chá de Aroeira Emagrece?

Uma das maneiras de uso da planta medicinal é através do preparo do chá. No entanto, muitos têm dúvida se o chá de aroeira emagrece.

Através de pesquisa não há informações embasadas encontradas que apontem que o chá de aroeira emagrece, ou que o chá pode favorecer o emagrecimento.

Porém, a planta medicinal utilizada em preparar o chá tem propriedades diuréticas, que são ligadas a combater inchaço do corpo. Isto já que a substância diurética é a que promove eliminar água do corpo através de estímulo para urina, sendo importante nas situações da retenção do líquido, a condição que gera exatamente inchaço.

Quando as pessoas estão mais inchadas devido à retenção hídrica, o organismo fica mais cheinho, o que confere impressão do peso a mais.

Assim, quando o corpo é capaz de eliminar parte do retido líquido, o organismo fica também menos inchado, com aparência de que está mais magro.

A aroeira é planta medicinal que tem efeitos diuréticos, assim é possível entender que o chá da aroeira pode gerar tal tipo de ação no corpo.

Mas, é essencial ter em mente nestes casos, que o que ocorre é a perda do líquido, não a perda da gordura ou das calorias do corpo.

Desta forma, não é possível afirmar que o chá de aroeira emagrece de modo instantâneo ou mágico.

O chá somente pode ajudar o corpo para livrar-se do inchaço.

Assim, a pessoa que quer ou precisa emagrecer necessita ainda fazer dieta controlada e saudável, nutritiva e equilibrada focando no emagrecimento.

E também praticar exercícios físicos de forma regular, para promoção do gasto de calorias, preferencialmente através da orientação do profissional da saúde.

Como Fazer Chá de Aroeira?

Na receita de chá de aroeira com cascas e folhas são usadas 100 gramas das folhas de aroeira, 1 litro de água, e 4 pedaços da casca de aroeira.

É necessário levar as folhas e água para fogo, e aguardar levantar fervura. Então adicionar cascas da planta e permitir ferver durante mais 5 minutos.

Aguardar amornar e consumir natural, ou se desejar, levar para gelar e consumir gelado.

É possível adoçar de modo leve usando adoçante ou mel, no entanto, sem exagerar.

A aroeira é também fonte de antioxidantes, e serve como fonte de substâncias populares por denominação de taninos, que têm ação antioxidante leve, e dos compostos conhecidos de flavonóides, que apresentam forte efeito antioxidante, a combater radicais livres.

Radicais livres se caracterizam substâncias prejudiciais para o organismo, que favorecem o envelhecimento precoce, e estão ligadas com desenvolvimento dos problemas, sendo exemplo a enfermidade cardíaca e câncer.

Flavonóides ajudam ainda para proteção cerebral, melhoria da circulação do sangue e proteção ao sistema cardiovascular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.