São Bento do Sapucaí: o que fazer, onde comer e onde ficar

São Bento do Sapucaí: o que fazer, onde comer e onde ficar

Saiba tudo sobre uma das melhores cidades da serra paulista.

Se você está aqui porquê tem interesse de ir em São Bento do Sapucaí, então, chegou ao local certo. Esse município é maravilhoso e está localizada na Serra da Mantiquera em São Paulo, mais precisamente, fazendo divisa com Minas Gerais.

Anúncios

São Bento do Sapucaí tem pousadas de cair o queixo, ótimos restaurantes, uma cultura local lindíssima e claro, inúmeros atrativos naturais. O local é um ponto perfeito  para curtir um final de semana em contato com a natureza e em boa companhia, longe da vida agitada da região metropolitana.

Aqui no Será que Pode, você vai encontrar tudo sobre a cidade. Pontos turísticos, pontos de alimentação, restaurantes, o que fazer e muito mais. Continue lendo para entender mais.

Onde fica São Bento do Sapucaí?

Respondendo sua pergunta, São Bento do Sapucaí fica a cerca de 200km de São Paulo, próximo de Campos do Jordão.

Diferente da vizinha Campos, São Bento é menos badalação e mais meditação. É o refúgio certeiro pra quem quer ouvir os sons da natureza e curtir as estrelas.

Anúncios


Como chegar em São Bento do Sapucaí

O jeito mais tranquilo para chegar até São Bento do Sapucaí a partir de São Paulo é de carro, pelo Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070. Uma viagem que pode chegar a aproximadamente 3 horas

A não ser que você fique restrito ao centro da R. Metropolitana, nós do Será que Pode recomendamos que você vá com seu auto para conseguir aproveitar as opções que existem pelo caminho. E claro, curtir a paisagem.

 

Se você precisa ir até São Bento do Sapucaí de ônibus a partir de São Paulo, será necessário fazer uma ‘conexão’ em São José dos Campos, por exemplo, já que não existe uma linha direta de ônibus entre as duas cidades.


Qual melhor hospedagem em São Bento do Sapucaí?

Se você quer curtir uma boa hospedagem, confira abaixo as melhores opções, todas bem avaliadas no Booking.com


O que fazer em São Bento do Sapucaí

A cidade oferece diveras opções turísticas. Dentre elas, estão:

1. Complexo da Pedra do Baú

A grande atração da cidade é, com certeza, o Complexo da Pedra do Baú. Ele é composto pela Pedra do BaúBauzinho e Ana Chata. Olha elas de longe aí.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Para chegar até o começo das trilhas você vai enfrentar uma serra cheia de curvas, mas em ótimas condições e ainda pode parar no caminho pra curtir a vista no Mirante do Vale Paiol Grande e as cachoeiras dos Amores e Toldi.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Como a gente tinha as cachoeiras maravilhosas na pousada, nem esquentei a cabeça.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

As trilhas do Complexo da Pedra do Baú

Para os mais aventureiros, o complexo Pedra do Baú é um destino perfeito. Você pode caminhar, escalar e até mesmo fazer rapel em várias trilhas. As principais trilhas do complexo Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí são:

  • Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte)
  • Trilha do Bauzinho
  • Trilha Ana Chata

O que fazer em São Bento do Sapucaí

O caminho do Baú Via Ferrata (Face Norte) até o alto do Bauzão é difícil, arriscado e exige conhecimento e equipamentos de segurança (capacete, cadeira, arnês e mosquetão).

Para chegar é preciso subir os 600 degraus da via ferrata (degraus embutidos na própria pedra) a 1.950 m de altitude. Foi-me dito que está pirando. É melhor contratar um guia de uma das empresas de ecoturismo da cidade. Não vai ser fácil, né?!

A Trilha Ana Chata é uma trilha moderada, com 3,8 km de extensão (2 horas de caminhada) e 1770 metros de altura. Para chegar ao topo da Ana Chata você também tem que pegar a escada instalada na pedra.

Bem, se você não tem experiência e também não quer contratar um guia, você pode ir direto para a Trilha do Bauzinho, um caminho muito fácil com apenas 100 metros de extensão.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Em meia hora de caminhada (menos que isso) você já tem uma vista maravilhosa da Pedra do Baú, da cidade de São Bento do Sapucaí e das montanhas que separam Minas Gerais e São Paulo.

 

O que fazer em São Bento do Sapucaí

 


2. Turismo rural no Entre Vilas e Frutopia

Outra alternativa de passeio perto de São Bento do Sapucaí é conhecer o restaurante e vinícola Entre Vilas e o viveiro Frutopia.

 

Visitar o Entre Vilas e o viveiro Frutopia é programa ‘vários em um’. Aqui você pode acompanhar todo o processo da uva ao vinho e se deliciar com os ótimos produtos artesanais produzidos por Rodrigo Veraldi, o idealizador e capitão do Entre Vilas, e sua equipe.

 

 Vínicola orgânica e Wine Boutique Entre Vilas

Rodrigo e a sua equipa plantam as uvas com o mínimo de intervenção possível e produzem de forma artesanal os vinhos Entre Vilas, vinhos naturais sem recurso a aditivos químicos e pesticidas e sem adição de sulfitos.

Entre outros o Castas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec e Pinot Noir.

Uma das estratégias é plantar as vinhas sob uma estrutura que as proteja da chuva e minimize a incidência de doenças.
Uma característica importante do Altiplano do Baú, localizado a 1600 metros acima do nível do mar no coração da Serra da Mantiqueira, é que devido às grandes oscilações de temperatura na primavera e no verão, as películas das uvas engrossam e produzem um vinho concentrado e cheio de personalidade .

 Viveiro Frutopia

Além das uvas, o agricultor e sua turma também plantam frutas vermelhas (framboesa, amora, uva, mirtilo). Olha só o tamanho dessa framboesa!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

 

 

 


 Almoço no Restaurante Entre Vilas

Os produtos fresquíssimos do Viveiro Frutopia vão direto para a mesa do Restaurante Entre Vilas, ou para o empório, que oferece aos visitantes uma série de outros produtos produzidos ali e na região, como vinagres, geleias, azeite, café, embutidos e queijos deliciosos!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Tudo artesanal e produzido na região!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

O almoço de sábado no Restaurante Entre Vilas já é bem famoso e funciona no esquema menu degustação, com direito a couvert, entrada, três pratos e sobremesa. Tudo fresco. Tudo lindo!

E pra melhorar, com essa vista!

São Bento do Sapucaí

Adepto do movimento Slow Food, é melhor você ir curtir o almoço no Entre Vilas sem pressa. O almoço começa às 13 horas e segue tarde a dentro.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

O Entre Vilas fica no km 5 da estrada Municipal São Bento do Sapucaí (estrada de terra). Pode ser um pouco difícil para achar. Fique bastante atent@ às placas na rodovia 383. Consulte antes, com o pessoal do Entre Vilas, como está a condição da estrada.

3. Conheça o artesanato local

Outro bom programa em São Bento do Sapucaí é conhecer o Bairro do Quilombo, onde acontecem as famosas congadas de São Bento do Sapucaí, tradição passada de geração em geração nessa comunidade unida desde os tempos dos quilombos.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Atelier Ditinho Joana

O bairro também é conhecido por seus artesãos, o mais ‘famoso’ deles, Ditinho Joana, memória viva do Bairro do Quilombo, abre as portas de seu Atelier sempre com um sorriso no rosto e muita história pra contar.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

As obras de Ditinho Joana são entalhadas em pedaços inteiriços de madeira e retratam cenas do cotidiano. Ditinho é autodidata e me contou que esculpir sempre foi algo natural pra ele. Quando era novo, esculpia sob o olhar e atenção da mãe, que sempre o incentivava segurando uma vela para iluminar seu trabalho.

 

Uma verdadeira aula de humanidade! Não perca a chance de trocar um dedinho de prosa com Seu Ditinho, hein?!

 Espaço Arte no Quilombo

Visite também o espaço ‘Arte no Quilombo‘. É uma ótima oportunidade para conhecer os quase 80 artesãos e artesãs locais que trabalham com palha de bananeira, de milho, bambu e outros materiais.

 

 

Não me surpreende nada essa veia artística dos habitantes de São Bento do Sapucaí. A cidade tem um clima inspirador. Acho que é a Serra da Mantiqueira, né?!

4. Visitar a Nakawe Tecidos

Seguindo a linha dos artistas, outra lugar imperdível pra conhecer em São Bento do Sapucaí é o Atelier de Tecidos Nakawe.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

A artista Claudia Mattos usa carimbos de borracha que ela mesma confecciona para criar padrões únicos – pintados à mão – em painéis, capas de almofadas, echarpes, jogos e caminhos de mesa. Tecidos que ela mesma tinge.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Este é definitivamente outro desses lugares pra sentir a magia da Serra da Mantiqueira. Não perca!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Agende sua visita ao Atelier de Tecidos Nakawe pelo WhatsApp 012 997198007.

5. Visite as Capelas de mosaico

Aproveite sua visita a São Bento do Sapucaí para conhecer as capelas de mosaico na cidade.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Capela de Mosaico II
Capela de Mosaico II

Não se sabe ao certo qual é a origem das Capelinhas de Santa Cruz, como são chamadas as pequenas Igrejas dessa região. O que se sabe é que em 2008 a dupla de artistas Ângelo Milani e Claudia Villar resolveu revitalizar uma dessas capelas, produzindo uma verdadeira obra de arte.

Eles usaram diversos materiais, como fragmentos de estátuas de santos, que o casal guardou por cerca de 10 anos, e produziram com seus cacos mosaicos coloridos, que enfeitam tanto o exterior quanto o interior das capelinhas, que se transformaram em pontos turísticos.

A capela de mosaico ‘original’, a denominada capela de mosaico I,  fica na Rua Treze de Maio, 217 no centro de São Bento do Sapucaí.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: capela de mosaico I
Capela de Mosaico I

Já a capelinha, ou capela de mosaico II, fica na Estrada do Paiol Grande (Rodovia Prefeito Benedicto Gomes de Souza), em direção à Pedra do Baú. Fiquei encantada quando entrei na capela e me deparei com essa bela imagem. Olha só que incrível!

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Os artistas têm outras obras feitas com mosaico em diversos lugares da cidade.

6. Escola de chá Embahu

Outra ótima surpresa em São Bento do Sapucaí foi a Escola de chá Embahu, que oferece cursos e consultorias para os interessados nessa bebida milenar.

São Bento do Sapucaí

Yuri Hayashi, pesquisadora especialista em chás, é a fundadora da Escola de Chá Embahú e a simpatia em pessoa. Ela é outra dessas personagens que tornam a Serra da Mantiqueira um lugar mágico.

São Bento do Sapucaí

Nós fomos recepcionadas por Yuri com um workshop pra começar a entender dessa complexa arte meditativa que é a preparação e degustação do chá.

São Bento do Sapucaí

Yuri é uma das grandes referências brasileiras do assunto e você pode conferir as últimas novidades sobre cursos, workshops e até viagens com temática chá no site da Escola de Chá Embahu.

7. Vinícola Villa Santa Maria: experiência enogastronômica

Um ótimo passeio para fazer em São Bento do Sapucaí é visitar a Vinícola Villa Santa Maria. O lugar é lindo, em meio à natureza, tem uma vista especial e ótimos vinhos e gastronomia.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Vinícola Villa Santa Maria

Temos um post completo sobre como é a visita à Vinícola Villa Santa Maria. Leia para saber todas as informações e ver como esse lugar é incrível.

8. Oliq Azeite: visitação, degustação de azeites e restaurante

Mais um passeio imperdível para fazer em São Bento do Sapucaí: visitar a Oliq Azeite que produz o azeite extravirgem da Mantiqueira. Um lugar especial para passar boas horas, comer bem e experimentar os azeites de oliva e abacate da Oliq.

 

9. Beer Garden da Cervejaria Bauzera

A cerveja Bauzera é produzida em São Bento do Sapucaí. É possível comprar as cervejas especiais da marca em diversos estabelecimentos da cidade e também na loja da fábrica que funciona de segunda a sexta, das 12h às 17h. Na loja da fábrica você encontra os rótulos consagrados e séries limitadas.

Aos sábados e feriados, das 12h às 19h, funciona o Beer Garden da Cervejaria Bauzera. No agradável jardim é possível degustar as cervejas na versão chope e também na garrafa. Para acompanhar e tornar a experiência ainda melhor há um cardápio com pratos preparados com cerveja ou que se harmonizam com ela. São petiscos, saladas e sobremesas.

A Cervejaria Bauzera fica na Estrada dos Serranos, 1505. Basta colocar o nome da cervejaria no Google Maps que ele te leva até lá. O caminho é fácil e asfaltado. Para mais informações e contato acesse o site da Cervejaria Bauzera.

10. Contemplar uma bela vista no Belvedere do Serrano

Quem curte uma vista bonita vai se encantar com o Belvedere Serrano. O mirante fica no bairro Serrano Alto e proporciona uma visão espetacular das montanhas da Serra da Mantiqueira. É um ótimo lugar para contemplação e para tirar boas fotos.

Uma boa dica é visitar o Belvedere do Serrano e na volta dar uma paradinha na Bauzera, é no caminho.

 

Bom, essas foram algumas das opções para você fazer em São Bento do Sapucaí. Esperamos que tenha gostado. Se ir até lá, boa viagem.

Com informações de “To Pensando em Viajar”

1 comentário
  1. Rute de Almeida Diz

    Opção de ônibus
    Na rodoviária Tietê em São Paulo tem ônibus para a cidade Paraisópolis-MG este ônibus faz parada na cidade São Bento do Sapucaí

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.