Espécies de smilax, denominadas comumente de salsaparrilha, se caracterizam videiras nativas de América Central.
Anúncios
Raízes de videira salsaparrilha têm uso de aromatizante natural às bebidas e alimentos, e ainda têm sido utilizadas em medicina por centenas de anos.
A raiz da salsaparrilha tem sabor picante, e já foi utilizado a aromatizar refrigerantes conhecidos no país norte-americano.
Anúncios
Chá de salsaparrilha é utilizado por herbalistas do planeta inteiro devido as suas propriedades antioxidante, antiinflamatória, ao tratamento de impotência sexual, de purificador de sangue, gota, sífilis, artrite, doenças de pele como psoríase e hanseníase, inflamação de articulação.
Os estudos científicos já feitos apontaram que salsaparrilha possui compostos isolados responsáveis pelas próprias propriedades medicinais.
Anúncios
Salsaparrilha É Anabólica?
Pesquisa fez revisão de compostos percebidos em salsaparrilha, assim como presentes em mais de 600 suplementos de musculação que têm proposta de melhora do desempenho, a sugerir efeito anabolizante.
Porém, o resultado do estudo, estabeleceu que não existia qualquer pesquisa a validar tal característica em suplementos estudados.
Salsaparrilha apresenta esteróides vegetais, no entanto, esteróides vegetais percebidos em várias espécies das plantas podem ser sintetizados nos esteróides humanos, sendo exemplo testosterona e estrogênio somente no laboratório, porém, nunca houve documentação que tal síntese aconteça no organismo humano.
Salsaparrilha já teve comércio pelas empresas que faziam sugestão que a mesma apresentasse testosterona e, ou mais esteróides anabolizantes, no entanto, embora se caracteriza rica fonte dos esteróides vegetais naturais e saponinas, nunca houve prova que a planta possa apresentar efeitos anabolizantes, e nem que a mesma tenha testosterona.
Ação da Salsaparrilha
O chá de raiz da salsaparrilha é usado por séculos pelo povo indígena na América do Sul ao reumatismo, impotência sexual, doença da pele, e de tônico à fraqueza física.
As tribos de Honduras e Peru o utilizam à dor de cabeça e em articulação e para resfriado comum.
Vários xamãs e curandeiros pela Amazônia utilizam o chá e ainda uma pasta preparada com raiz macerada ao tratamento de lepra e mais problemas da pele, sendo exemplo dermatites e psoríase.
É usada ainda de auxiliar no processo de desintoxicação devido sua capacidade para associar-se com toxinas no organismo e eliminar as mesmas.
E ainda por sua capacidade na purificação do sangue
E, a salsaparrilha se resume agente diurético, e natural antiinflamatório. Esta auxilia a reduzir taxas do açúcar em sangue e melhora atividades do fígado, sistema nervoso, e rins.
Em livro de medicina natural denominado Nursing Herbal Remedies, suplementos de salsaparrilha são apontados de tônico ao estímulo do apetite, melhora da digestão, e elevar vitalidade e energia.
O livro ressalta ainda que devido suas propriedades antimicrobianas, salsaparrilha auxilia também para prevenção e tratamento de infecções geradas pelo microorganismo prejudicial, como bactérias e vírus.
Espécie de smilax com cultivo em México teve introdução em medicina da Europa na década de 1950, em que se desenvolveu como candidata forte a curar reumatismo e sífilis.
A partir de então, as raízes smilax têm apresentado história longa da utilização à sífilis e mais enfermidades sexualmente transmissíveis no mundo inteiro.
Leia também: