Sera que a Erva de santa maria (planta com flor Dysphania ambrosioides) serve realmente para pulgas e vermes de cachorro?
Anúncios
As pulgas, vermes, carrapatos e mais vários parasitas representam tormento na vida do cachorro e constante preocupação para o dono.
Isso já que estes agentes causam problemas de saúde de cachorros, e assim, o indicado é fazer desparasitações freqüentes em peludos. Sem contar uso de métodos preventivos em relação a estes parasitas.
Mas, há donos que não gostam de procurar alternativas químicas nesse processo, e assim buscam por tratamento natural a finalizar ectoparasitas e endoparasitas.
Para espantar os carrapatos e pulgas, por exemplo, uma dica é usar arruda como remédio natural.
Preparar infusão usando 20 gramas das folhas de arruda para 1 litro da água quente, não é preciso ferver, e usar como última água para enxaguar depois do normal banho.
Deixar secar de forma natural. E os galhos de erva de santa maria debaixo da cama deles atuam de repelente.
Importância de fazer Desparasitação com Erva de santa maria
Do mesmo modo que as vacinas são capazes de proteger o cachorro em relação a algumas doenças, desparasitação atua também deste modo.
Como tal procedimento é capaz de acabar com presença dos parasitas, o mesmo de forma conseqüente funciona para promover mais saúde para os animais.
Isso acontece já que pulgas, carrapatos, vermes geram patologias, várias vezes graves, no corpo do pet.
Ao passo que o carrapato pode transmitir babesiose e erliquiose para o cachorro e também contaminar mais cães, pulgas podem ser capazes de disseminar vermes em relação ao organismo de animais.
E a presença dos vermes pode emagrecer o cachorro, com pelo pálido, tendo diarréias, irritação pela pele e mais problemas para saúde.
Assim, é fundamental fazer eliminação destes parasitas.
Alho é Antiparasitário Natural
Apresentando propriedades antibacterianas, o alho pode ajustar trato intestinal dos cachorros, reforçar sistema imunológico e também evitar envelhecimento precoce celular.
E possui também função do estímulo da corrente sanguínea e atua de antioxidante natural, impedindo degradação de partículas do organismo geradas por agentes oxidantes.
E, o alho atua de repelente contra insetos.
Assim, carrapatos e pulgas não têm chance nos animais que ingerem esse produto, considerando que substâncias do alho permanecem a circular em corrente sanguínea, local em que esses parasitas alimentam-se.
Como Utilizar? Recomendações Gerais
A maneira ideal para uso do alho como desparasitante é acrescentando este item na alimentação do cão.
Para tal, cortar a adequada quantidade do alho ao tamanho do cão e acrescentar em meio à ração.
O indicado é fatiar pedaços pequenos, assim os animais não são capazes de notar o alho presente e ingerem juntamente à refeição.
Sobre a quantidade exata, essa dependerá do porte do animal.
Em muitas vezes, é usada a medida correspondente a 4 gramas para refeição, e em somente 2 vezes por semana.
O cuidado maior a considerar nesse tratamento é a quantidade do alho que se oferece para o animal, notando que no excesso pode ser tóxico para o cão.
Assim, a forma ideal para verificar a porção ideal na semana é buscando auxílio do veterinário, já que o especialista saberá orientar o que é melhor à saúde do cão.
Leia também: