Dor nas Costelas ao Respirar? Veja remédio Caseiro!

Dor nas Costelas ao Respirar? Veja remédio Caseiro!

dor nas costelas lado esquerdo

A dor em costela não é comum e geralmente tem relação com pancadas na área do peito ou costelas, que podem aparecer por causa dos acidentes do trânsito, impacto na prática de esporte mais brusco.

Anúncios

Porém, a dor em costela ainda pode ser sinal do problema respiratório e, nas situações de maior gravidade, pode apontar câncer ou mesmo infarto.

Deste modo, sempre que a dor se mostrar bastante intensa ou persistir por mais de 2 dias ao alívio, é ideal procurar o médico à identificação da causa e começo do adequado tratamento.

Possíveis causas para dor na costela

  • pancada nas costelas
  • costocondrite
  • pleurisia
  • fibromialgia
  • embolia pulmonar
  • câncer pulmonar

Câncer de Pulmão

Mesmo sendo a causa mais rara, o aparecimento da dor em área do peito com as costelas também pode representar sinal do câncer em pulmão.

Nestas situações, a dor se caracteriza mais forte com a respiração profunda, e podem ainda aparecer mais sinais, de exemplo o chiado na respiração, dor pelas costas, tosse com sangue, emagrecimento sem motivo aparente.

O tratamento ao câncer deve começar mais cedo possível à garantia de chances melhores para curar, portanto, se houver suspeita do câncer é fundamental visitar o pneumologista.

Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar, mesmo sendo rara, representa situação de gravidade que ocorre quando a artéria pulmonar se encontra bloqueada pelo coágulo, com possibilidade de gerar lesões sérias, apresentando sintomas como falta de ar, dor forte na respiração, tosse com sangue, respiração rápida, suor excessivo.

Se houver suspeita da embolia pulmonar é fundamental seguir para hospital rapidamente, já que o tratamento necessita ser começado à retirada de coágulo do pulmão e possibilitar que o sangue retorne a passar de forma livre.

Pleurisia

É fundamental ter atenção com os sinais emitidos pelo corpo quando algo não vai bem, quando há dor.

Pleurisia se caracteriza problema inflamatório afetando a pleura, a camada fina de tecido revestindo pulmões e interior da região do tórax.

Nestas situações, é comum que seja mais intensa a dor com a inspiração, já que é quando o pulmão enche com ar, e tecido inflamado vai raspar em órgãos ao redor.

É essencial seguir para hospital ao começo de tratamento com antibióticos de modo direto em veia e aliviar inflamação.

E, ainda pode ser necessária fisioterapia respiratória durante até 2 semanas.

Costocondrite da dor em costela

Costocondrite representa causa mais freqüente da dor em costela quando não há motivo específico, como a pancada no peito.

A mesma ocorre por causa de inflamação de cartilagens que ligam osso do esterno e costelas superiores, e assim, é comum a sensação de sensibilidade intensa na área entre mamilos, em especial ao executar pressão na região.

Em vários casos, os sintomas apresentam melhora depois de 2 ou 3 dias somente ao repousar e aplicar compressas quentes em área, no entanto, pode também ser preciso ingerir analgésicos, ou antiinflamatórios, de modo preferencial com receita por médico.

Assim, é ideal estar atento com sintomas de um problema.

Vídeo | Dor na Lateral das Costelas na linha do pulmão

Veja também: