Veja se realmente Tomar Chá de Cana do Brejo ajuda no Emagrecimento e também no combate ao controle do diabetes!
Anúncios
Cana do brejo se caracteriza planta que possui flores bonitas, e por tais características ornamentais, tem uso comum nos jardins.
O que poucos sabem, no entanto, é que tal planta popular por flores, e pelas folhas majestosas, tem quantidade grande de propriedades medicinais.
Anúncios
Assim, a mesma é utilizada ainda de remédio natural eficiente em curar muitas enfermidades.
Encontrada comumente nos brejos, por isso o nome, também é popular por mais denominações, segundo a região do Brasil, como pacova, ubacaia, entre outros.
Anúncios
Na sua composição, há possibilidade de perceber vários elementos que contribuem para sua utilização medicinal, dentre estes se destacam quercetina, flavonóides, diosgenina, saponinas, sem contar o ácido oxálico, inulina, matérias pécticas, e taninos.
Com estas propriedades todas, a planta tem muitos efeitos no corpo, ajudando de agente da cura com poderes antirreumáticos, antidiabéticos, diuréticos, calmantes, antiinflamatórios, febrífugos, sudoríferos, entre mais.
Esses benefícios todos podem ser percebidos nas flores e rizomas, que têm uso por meio dos extratos, chás, cataplasmas e sucos.
Benefícios Medicinais da Chá de Cana do Brejo
Por causa da composição rica, a cana do brejo tem muitos benefícios medicinais, que podem ser utilizados para tratamentos caseiros.
A planta tem ação depurativa e diurética, e assim é muito importante em tratar problemas renais, ajudando em eliminar cálculos, já que desobstrui e limpa via urinária e também favorece para cura dos casos da inflamação.
Mais um benefício importante de cana do brejo é observado nas situações da cistite, que pode se caracterizar condição bastante incômoda, pois o sintoma principal é dificuldade para urinar, e dores, sem contar poder gerar micção com sangue.
A planta apresenta benefícios ainda em determinados casos das enfermidades venéreas, como para a sífilis, e age também de forma eficiente nas situações dos distúrbios da menstruação, gonorréia e leucorréia.
Mais uma indicação à utilização da cana do brejo se mostra em prevenir arteriosclerose, a enfermidade degenerativa que pode acarretar graves conseqüências.
E, a mesma também age em tratar blenorragia e hidropisia, assim como hérnias, anemia e febre.
E pelo final, na razão das suas propriedades diuréticas, a planta é ainda bastante usada de auxílio para perder peso, no entanto, claro que os efeitos podem ser observados se em combinação com a dieta equilibrada e regular atividade física.
Uso da Cana do Brejo
Há dúvidas sobre como utilizar a cana do brejo em benefício.
Como é comum ocorrer com mais plantas, cada parte em relação à cana do brejo tem suas próprias propriedades medicinais, e assim têm indicação ao tratamento caseiro de particulares condições.
As hastes são utilizadas nos chás e sucos a tratar doenças venéreas.
E o seu rizoma pode ser aplicado na forma do suco ao tratamento de várias condições, e ação de tônico, diurético, emoliente.
As folhas se mostram mais comumente utilizadas em tratar problemas da saúde que geram dor e inflamação, por meio da infusão, extrato ou tintura.
Do mesmo modo, podem ser utilizadas no cataplasma a ser aplicado de forma tópica ao tratamento de problemas em pele.
Leia também:
Chá de cana do brejo ajuda emagrecer?
Por causa de suas características ornamentais, cana do brejo se mostra planta muito utilizada em concepção dos jardins.
No entanto, o que poucos conhecem é que a planta tem ainda propriedades medicinais com aplicação em resolver problemas de saúde para pessoas.
Sobre suas características, cana do brejo se caracteriza erva perene, que não é ramificada, e pode atingir 2 metros de altura.
E pode ser presente nas florestas úmidas costeiras, como também em região Amazônica e Mata Atlântica. A origem é identificada como sendo do Caribe e América do Sul.
A planta, ainda pode ser popular por mais denominações, a depender da área em que é presente.
Entre as mais comuns estão cana de macaco, cana branca, paco catinga, entre mais.
Quais São as Propriedades Medicinais?
Cana do brejo tem ação depurativa e diurética, podendo ser usada em tratar problemas renais, resolver casos da cistite, e inflamações.
A planta tem indicação às situações das enfermidades venéreas como é o caso de sífilis, leucorréia, distúrbios menstruais, gonorréia.
Mais uma recomendação à utilização de cana de brejo é em prevenir arteriosclerose, denominada como enfermidade degenerativa, que pode apresentar conseqüências muito graves.
E atua ainda em tratar blenorragia, hidropisia, bem como hérnias, anemia, febre.
Quando em combinação com dietas equilibradas e prática das atividades físicas, o uso da cana do brejo também ajuda em processo de perda de peso, por causa da ação diurética.
É sempre importante salientar que atividade física e alimentação balanceada são fundamentais para emagrecer com saúde.
As folhas de cana do brejo em determinados locais do interior brasileiro, são usadas de emoliente em inchaços e contusões.
Mesmo a utilização dessa planta medicinal sendo muito antiga e conhecida, para alguns indivíduos essa pode não estar isenta dos riscos que são ainda desconhecidos.
A recomendação é consultar o fitoterapeuta ou naturopata anteriormente a experimentar por si, as ervas medicinais mais apropriadas ao próprio caso.
Preparo do Chá de Cana do Brejo
Para usufruir dos benefícios da planta à saúde, é suficiente associar seu uso com o chá.
O preparo é muito simples, e indicação através da consulta médica, pode chegar até 3 xícaras pelo dia.
De ingrediente é usada uma colher de sopa de cana do brejo, e meio litro da água.
Iniciar levando o recipiente para fogo com água. Ao iniciar a mostrar primeiros sinais da fervura, acrescentar erva e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos.
Passado isso, desligar o fogo e aguardar o chá descansar durante 10 minutos, em idêntico recipiente usando tampa. Após, basta coar e consumir em doses recomendadas.
Precauções para Uso
Anteriormente a fazer uso da planta para ajudar em determinado tratamento, é essencial a consulta com médico.
Apenas este possui aptidão de inserir ingestão da erva junto aos propósitos clínicos.
O consumo excessivo pode levar ao surgimento de alguns problemas para saúde.
As grávidas ou lactantes não devem beber o chá de cana do brejo, a menos que este tenha prescrição por médico.
Leia também:
- Chá de dente de leão para fígado?
- Chá de cardo santo mariano serve para emagrecer?
- Chá de sete sangrias Emagrece?