Benefícios do mentruz ou mastruz com o chá

Benefícios do mentruz ou mastruz com o chá

mentruz com leite serve para verme

Mentruz é planta medicinal também popular por mastruz, ambrosina.

Anúncios

Trata-se de planta bastante utilizada, já que seus óleos essenciais apresentam propriedades antibióticas, vermífugas, digestivas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes.

Assim, é bastante usada em tratar casos como pé de atleta, bronquite, de exemplo.

A planta, cujo nome científico é Chenopodium Ambrosioides, se desenvolve de modo espontâneo nos terrenos arredores das habitações, tem folhas alongadas, verde escuro, e de diversas dimensões, as flores se mostram pequenas e esbranquiçadas, com cheiro intenso e desagradável, e alcança até 70 cm em relação ao comprimento.

Mentruz pode ser adquirido em mercados, ou loja de produtos naturais, em forma natural ou nas folhas desidratadas.

Benefícios do Mentruz

Propriedades de menstruz se caracterizam bastante usadas a casos como eliminar infecções bacterianas ou fúngicas, já que possui efeito antiséptico. Ainda tratar vermes, por causa da ação antiparasitária.

E combate aos problemas digestivos, pelo aumento de suco gástrico. Tem ação antireumática e anti-inflamatória, e trata prisão de ventre, pelo aumento da contratilidade intestinal e secreção.

E efeito expectorante em enfermidade respiratória, já que estimula movimento de brônquios, sem contar secreção do muco.

E o mentruz pode ser aplicado em pele, por causa da ação emoliente, que auxilia em cicatrizar feridas e irritação de pele, sem contar ser repelente para insetos.

E pode ser usado ainda de compressa, a aliviar inflamação gerada pelas pancadas ou contusões.

Mistura de folhas do mentruz batidas junto ao leite é muito usada de forma popular a ajudar em tratar enfermidades respiratórias, como tuberculose e bronquite, por causa da associação de efeitos fortificantes para sistema imune e expectorantes dessas substâncias.

As pessoas que têm problemas respiratórios, e fumam já por vários anos, ou aquele que sofre de asma, bronquite ou congestão nasal, é também beneficiado por ingestão da planta, que vai limpar o muco e catarro do corpo, a facilitar sistema respiratório funcionando corretamente.

Como Usar Mentruz

O modo mais comum do uso de propriedades de mentruz é através da infusão das folhas, a fazer o chá.

É preciso colocar uma xícara de café de planta fresca com sementes para 500 ml da água fervente, e deixar descansando durante 10 minutos.

Após, coar e consumir uma xícara a cada 6 horas. Tal infusão tem indicação a tratar problema estomacal.

E além de folhas, podem ser utilizadas sementes e flores nas infusões, a misturar com tintura, leite, extrato, xarope ou essência, em tratar com uso interno, ou com compressas.

Efeitos Colaterais e Contraindicação

Efeitos colaterais de mentruz fazem inclusão da irritação em mucosas e pele, vômito, dor de cabeça, danos em fígado, palpitações, transtornos visuais se for utilizado nas doses altas, e náuseas.

Nas doses altas, propriedades de mentruz podem agir mudando contratilidade de músculos corporais, assim, pode ter efeito abortivo, para determinadas pessoas, sendo então desaconselhada sua utilização pelas grávidas.

Sobre as contraindicações, o mentruz tem contraindicação em caso de gestação e para crianças com idade inferior a 2 anos.

O mentruz é erva medicinal que pode se caracterizar tóxica, e é preciso ter orientação médica para estabelecer recomendada dose.

Leia também: