Conheça o anis estrelado, benefícios e efeitos colaterais

Advertising
chá de anis estrelado

Anis estrelado é muito saudável. Tal especiaria de sabor peculiar é bastante usada pelo planeta todo em preparar chás, sucos, sopas, drinks, e de modo amplo cultivada em Vietnã e China.

E possui formato de estrela e aparência similar com madeira, de cheiro adocicado aromado e único.

Advertising

O que muitos desconhecem é que a ingestão desta pequena especiaria oferece várias vantagens para a saúde.

Benefícios do Anis Estrelado

Anis estrelado possui função estimulante em enzimas digestivas e em produzir saliva, a tornar a digestão mais fluida e leve.

Ingerido nos chás, anis auxilia também para que seja evitada composição dos gases e inchaço, sem contar ser rico nas fibras o que favorece ao funcionamento adequado de intestinos.

Combate Problema Respiratório

Anis estrelado tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, que auxiliam a controlar e evitar congestionamento de vias nasais, e limpeza de via respiratória, é por tal razão que vários xaropes contêm anis na composição.

Chá de anis estrelado é indicado à pessoa que sofre de asma, tosse seca, gripes, bronquite, resfriados.

Benefício para Mulheres

É eficiente no combate de sintomas do período menstrual, e vai estimular produção do leite em fase de amamentação.

Benéfico para Pele

Anis estrelado tem óleos voláteis que apresentam propriedades antibacterianas e antisépticas, a evitar composição de acne.

Tais óleos são eficientes também ao tratamento de contusões e cortes.

Benéfico ao Cérebro

Rico nas vitaminas do complexo B, anis estrelado é capaz de estimular o funcionamento adequado do sistema nervoso inteiro, a auxiliar a manter células cerebrais ativas, e ainda suprime composição de homocisteína, responsável por efeito da demência.

Hálito Ruim

Por ter sabor marcante e intenso, e também propriedades antibacterianas, anis estrelado combate de modo eficiente o hálito ruim, assim, se encontra presente em composição da pasta de dente.

E pode ser mastigado de forma a evitar hálito ruim.

Combate Dor nas Costas e Reumatismo

Óleo essencial do anis tem sido aplicado ao combate de dor gerada por reumatismo, e ainda ao alívio de dor nas costas. Para tal é necessário usar óleo, e consumir o chá não possui mesmo efeito.

Estímulo da Composição dos Glóbulos Vermelhos

Anis estrelado se mostra rico no cobre e ferro, que são minerais essenciais para formar glóbulos vermelhos do sangue.

  • Imunidade

Rico na vitamina C e linolool, anis estrelado se caracteriza antioxidante que vai melhorar a saúde do sistema imunológico contra doenças e radicais livres.

  • Contraindicações e Efeitos Colaterais

Anis estrelado está contraindicado às lactantes e gestantes, também devendo ser evitado pelas pessoas com hiperestrogenismo, e não deve ser utilizado pelos bebês e crianças com idade inferior a 10 anos.

Efeitos colaterais de anis estrelado incluem reação alérgica em pele e respiratória, náuseas, vômitos, se consumido excessivamente.

  • Banho de Anis Estrelado

Em determinadas práticas esotéricas, banho de anis estrelado tem aplicação a gerar sensação do bem estar e leveza.

Banho de anis estrelado pode ser preparado na imersão em banheira com anis estrelado ou através da água corrente, com aplicação da mistura da água quente, na agradável temperatura, com planta.

Banho de anis estrelado pode também incluir mais ervas relaxantes e os óleos essenciais.

Leia também:

Ajuda no emagrecimento?

Anis estrelado é planta com origem na China, em que é bastante usado a temperar frutos do mar e carnes, pelo seu aroma característico adocicado.

E, o anis possui propriedades medicinais que podem auxiliar em aliviar e combater problemas de saúde.

Benefícios do chá de anis têm relação com suas ações em aparelho digestivo.

Deste modo, a bebida é apontada a tratar espasmos intestinais e de estômago, gases, cólicas, dor de processo digestivo.

E, o consumo do líquido atua ainda em melhorar o hálito.

Mais Benefícios

Usar sementes do anis em chá pode também ser importante no caso de diarréia leve nas crianças pequenas, sem contar aliviar sintomas de bronquite e asma, pois o chá vai desobstruir vias respiratórias e auxilia para dissolver secreção.

As sementes, como o chá, também podem ser usadas ao disfarce do sabor de medicamentos, que por vezes se mostram muito desagradáveis, e pode ser utilizado a compor incensos.

As partes mais utilizadas de anis estrelado são os frutos a preparar óleos, infusões e chás.

Para infusão do anis estrelado, utilizar 2 estrelas inteiras do anis estrelado, a cada 1 litro de água fervente, e deixar em descanso durante 10 minutos. Consumir 1 xícara, de 3 a 4 vezes, diariamente.

Propriedade do Repelente Natural

O estudo com publicação por Universidade Nacional de Singapura destilou o composto ativo principal de anis estrelado, através da vaporação e fez teste de suas capacidades repelentes nas 2 espécies dos besouros.

A conclusão do estudo é que composto ativo do anis estrelado possui efeitos tóxicos aos besouros adultos de espécies Tribolium castaneum e Sitophilus zeamais.

Mas, insetos envenenados conseguiram se recuperar depois de serem retirados de exposição para toxina.

Assim, anetol com presença em anis estrelado mostrou atividade como repelente bem fraca em relação às 2 espécies dos besouros.

Efeitos Sedativos, Analgésicos e Convulsivos

Revista Elsevier fez publicação do estudo que indicou efeito de anis estrelado em camundongos.

Os compostos isolados de veranisatinas A, B e C, de anis estrelado, consumidos na proporção dos 3 mg para quilo corporal surtiram efeitos convulsivos, e toxicidade letal em camundongos.

Nas doses baixas, de exemplo 0.5 ou 1 mg para quilo, foram notados efeitos hipotérmicos, e sem convulsões.

Veranisatina A foi também testada sobre seus efeitos analgésicos e sedativos, e mostrou efeito analgésico para dose oral de 0.1 mg para quilo corporal.

Antimicrobiana

O estudo com publicação por Phytotherapy Research apontou que anis estrelado tem propriedades antimicrobianas potentes.

Foi concluído por análise do estudo que tais propriedades antimicrobianas se devem para substância denominada anetol, com presença em fruta seca.

Os estudos que fizeram análise especificamente de anetol apontaram que a substância tem propriedades contra fungos e bactérias.

Efeitos Colaterais e Contraindicação

Os efeitos colaterais de anis estrelado fazem inclusão de vômitos, náuseas, reação alérgica em pele e respiratória, se ingerido excessivamente.

Anis estrelado tem contraindicação para gestantes e lactantes, e deve ainda ser evitado pelos pacientes que sofram de hiperestrogenismo, e não deve ser usado pelo bebê e crianças com idade inferior a 10 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.