Amitriptilina é remédio usado a 2 condições diferentes, a incontinência urinária noturna e a depressão.
Anúncios
O remédio é disponibilizado nos comprimidos correspondendo a 25 miligramas. E é vendido também sob nomes de Tryptanol e Neurotrypt.
A utilização da amitriptilina tem indicação a tratar várias formas de depressão, e ainda à enurese noturna, ou seja, incontinência urinária no sono acometendo crianças.
Anúncios
Como Tomar Amitriptilina
A tratar enurese noturna, varia a dosagem da amitriptilina com idade do paciente.
Nas crianças com idade de 6 a 10 anos, a dose indicada corresponde a 10 a 20 miligramas a cada dia anteriormente a dormir.
Aos maiores de 11 anos de idade, a posologia segue de 25 mg a 50 mg.
E geralmente a melhora é percebida já nos dias iniciais de tratamento, porém, deve ser mantido até que a criança seja inteiramente capaz de ter controle sobre a urina.
E o tratamento de depressão baseia dosagem em estágio de terapia, o inicial ou manutenção, e também a situação de paciente, se está em casa ou em hospital.
A dose de início aos pacientes que estão em casa varia de 75 miligramas para 150 miligramas, e os resultados iniciais são notados depois de 3 ou 4 dias.
Depois de aproximadamente 30 dias, quando já estão inteiramente os efeitos da droga em vigor, manutenção pode ser realizada através de posologia de 50 miligramas a 100 miligramas.
E, pacientes hospitalizados sofrendo de depressão devem começar a tratar usando 100 miligramas diárias e seguir a aumentar a dosagem até 200 miligramas ou mesmo 300 miligramas a cada dia.
Aos adolescentes, com mais de 12 anos, e para idosos, a resistência para remédio é inferior, e dosagens devem permanecer entre 10 e 50 miligramas a cada dia.
Em hipótese alguma, fazer utilização de amitriptilina ou qualquer mais remédio antidepressivo sem prescrição médica expressa, e respeitando à risca da orientação informada por profissional da saúde, sobre freqüência e dosagem. Sobredosagem da amitriptilina pode acarretar morte.
Quais São os Efeitos Colaterais e Contraindicações?
Os mais comuns efeitos colaterais associados com utilização da amitriptilina se caracterizam boca seca, tontura, sonolência, maior apetite e ganho do peso, mudanças em ritmo cardíaco e pressão arterial, disfunção erétil, tremores involuntários, e mais distúrbios sexuais, distúrbios gastrointestinais, e transpiração excessiva.
Existe ainda risco das reações mais graves e raras, em especial sobre funcionamento cardíaco e mudanças em sistema nervoso central.
Sobre as contraindicações e advertências de amitriptilina, a lista é extensa.
Por exemplo, em primeiro lugar, não deve utilizar a droga alérgicos para substâncias da fórmula, pacientes deprimidos com idade inferior a 12 anos, mulheres amamentando, e indivíduos no tratamento com inibidores de monoaminoxidase.
Às gestantes, amitriptilina se mostra de categoria C, assim, benefícios e riscos devem ser pesados por médico anteriormente à prescrição do medicamento para grávida.
Amitriptilina é perigoso?
E, é necessária cautela, orientação estrita médica e ajustes em dose aos pacientes que sofram das condições médicas seguintes, o diabetes, enfermidades cardiovasculares, mau funcionamento de fígado, hipertireoidismo, retenção urinária, e glaucoma.
As doses mais baixas e atenção médica são necessárias também aos idosos e pessoas que usam lente de contato.
Finalmente, o tratamento de depressão ligada a mais distúrbios de sistema nervoso central pode gerar riscos.
Os pacientes sofrendo de esquizofrenia podem passar por piora de sintomas psicóticos.
E portadores de síndrome maníaca-depressiva podem mostrar alteração à fase maníaca depois da utilização da amitriptilina. Pacientes deprimidos, no geral, não deve acessar quantidades altas do remédio, já que existe risco da tentativa para suicídio.
Leia também: