Como montar uma Academia? (Lucro e valor de Investimento)

Como montar uma Academia? (Lucro e valor de Investimento)

lucro de uma academia pequena

Quer saber como montar uma academia?

Anúncios

Veja neste guia completo quais são os equipamentos para uma academia pequena e de pequeno porte, investimento necessário e qual é a possibilidade de lucro com o negócio.

Importante: Você já se cadastrou em nossa lista de e-mail? Sim! Muito bem, a partir de agora você passará a receber todas as nossas novidades e atualizações sobre negócios e empreendedorismo gratuitamente.

Anúncios

Será que ainda vale a pena montar uma academia?

No geral uma academia deixou de ser um espaço exclusivo de jovens, onde passou a ter frequentadores de todas as idades, estes que buscam os resultados diversos para o corpo ou uma forma de se manter saudável.

Anúncios

Analisando essa crescente demanda por serviços de musculação e outros agregados, saber como montar uma academia pode ser uma boa ideia de negócio, mas cuidado, devido à concorrência no setor é preciso analisar bem o mercado local e fazer um plano financeiro sólido, assim é possível investir seu dinheiro com maior segurança e aumentar suas chances de sucesso.

Neste artigo vamos falar:

  • Sobre a concorrência e mercado local.
  • Qual será o seu público-alvo?
  • Como escolher o melhor ponto comercial baseado na sua localização.
  • Quais serviços posso oferecer na academia?
  • Quantidade de funcionários e instrutores.
  • Investimento necessário e qual será o lucro mensal.

Como é a concorrência de academias em sua região?

Para resolver isso você deve fazer uma pesquisa prévia que dirá quais os espaços do segmento que ainda não foram preenchidos pela concorrência.

Desta forma você pode ficar com uma boa fatia do mercado que ainda não está sendo contemplada e carece do serviço.

Faça um levantamento da concorrência no bairro e imediações de onde você pretende abrir sua academia, sobre tamanho, o que oferecem e quem frequenta.

Seu negócio poderá se destacar com serviços bem procurados e que ainda não estão sendo disponibilizados pela concorrência, como por exemplo: estacionamento privativo gratuito, aulas de dança, aulas de boxe, horários diferenciados, aparelhos modernos entre outros.

Cuidado, os serviços que você for oferecer deve caber no seu plano financeiro, pois de nada adianta ter a melhor academia da cidade se ela não der lucro!

Qual será o público-alvo da academia?

Você pode tanto aproveitar do interesse generalizado das pessoas por atividade físicas, ou criar um espaço que atenda as diferentes demandas ou segmentar os clientes.

Desta forma você pode ter um diferencial competitivo ao criar um espaço com foco específico para terceira idade, plus size e assim conseguirá atender melhor às necessidades não exploradas da concorrência.

O público que mais frequenta Academia está na faixa de idade entre 18 e 35 anos, contudo podemos observar um crescente aumento da terceira idade em busca de atividades físicas para se manter saudável.

Qual é a melhor localização de uma academia pequena ou de pequeno porte?

Avenida de ligação entre bairros residenciais, região central e próximo a condomínios verticais e horizontais costumam ser boas localizações.

Para escolher a localização veja onde estão localizados os concorrentes no mapa com maior concentração e fluxo de pessoas, depois procure por um local com estas características e que ainda não tem uma academia próxima.

Quais serviços oferecer na academia a fim de criar um diferencial competitivo!

Atualmente existe uma variedade de serviços que podem ser oferecidos na sua academia.

Para decidir você deve considerar o seu público-alvo, o tamanho do ponto comercial e o quanto você pode investir.

As principais atividades oferecidas são:

  1. Acompanhamento com nutricionista.
  2. Musculação com instrutores.
  3. Natação e hidroginástica.
  4. Pilates.
  5. Gap – Glúteos, abdômen e pernas.
  6. Crossfit.
  7. Dança e Zumba.
  8. Ginastica aeróbica e localizada.
  9. Artes marciais.

Você ainda pode abrir uma pequena lanchonete de comida saudável dentro do espaço para o conforto dos frequentadores, ou uma lojinha com venda de roupas e acessórios.

Algumas academias também disponibilizam serviços de estética como massagens, drenagem linfática e limpeza de pele.

Se você quiser poderá também focar no atendimento somente a mulheres que é uma opção interessante e lucrativa!

Estrutura e repartições

A estimativa de espaço para montar uma academia é de uma área de cerca de 250 metros quadrados de preferência com a possibilidade de expansão.

Podemos pensar em uma divisão de ambientes em:

  • Recepção.
  • Sala administrativa.
  • Sala de avaliação física.
  • Espaço de musculação.
  • Banheiros e vestiários equipados com armários e chuveiros.
  • Espaço dedicado para aulas de ginastica, dança e artes marciais.

O piso de cada ambiente de atividade física deve estar devidamente adaptado, como uma sala de treino de artes marciais, como por exemplo deve ter revestimento acolchoado.

Móveis e equipamentos para abrir um academia

Funcionários e colaboradores envolvidos no projeto

A quantidade de profissionais dependerá do tamanho e tipo da sua academia.

Sendo assim um quadro de funcionários mínimo estimado seria:

  • 01 recepcionista.
  • 03 educadores físicos responsáveis pelas aulas e treinos dos frequentadores.
  • 01 profissional responsável por serviços gerais.
  • 01 gerente responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque de materiais, manutenção de equipamentos, gestão dos recursos humanos e das prestação dos serviços.

Neste tipo de negócio o atendimento ao cliente deve ter prioridade, pois as pessoas costumam indicar o estabelecimento para amigos, além de se tratar de mensalistas, ou seja, toda vez que perder um membro perde dinheiro todos os meses.

Por isso garanta que seus clientes sejam bem tratados por todos os funcionários e tenham satisfação em frequentar sua academia.

A avaliação positiva de quem frequenta a academia é um termómetro importante para o sucesso do negócio.

Qual é o investimento para montar uma academia pequena?

Você deve ter percebido que uma academia é diferente de outra, que há dezenas de possibilidades e serviços a serem prestados e claro que isso tudo influencia no quanto gastará para abrir.

Será impossível dizer que gastar a 60, 100 ou 200.000 mil reais sem conhecer suas intenções e seu plano de negócios, por isso criamos uma simulação a fim de te dar números próximos baseados ao de investimentos de outros empreendedores do setor.

Em nossos cálculos a estimativa de investimento para abrir uma academia pequena com 200 a 250 metros quadrados gira entre 125 e 165.000 mil reais.

Qual é o investimento para montar uma academia pequena com bom lucro?

Esse valor foi utilizado para:

  • Reparos na reforma estão o ar condicionado, pintura, iluminação, criação de ambientes com divisórias entre outros, por isso fica em média de 35 a 50.000 mil reais.
  • Com móveis e equipamentos para o funcionamento administrativo da academia gasta-se entre 5 e 7.000 mil reais.
  • Para os aparelhos de ginástica e musculação está o maior gasto em torno de 70.000 mil reais para comprar os equipamentos necessários. Você pode diminuir em até 40% na compra de equipamentos usados, mas, cuidado com o estado de conservação.
  • O capital de giro médio ficou em 26.000 mil reais.
  • O faturamento de uma academia fica em média entre 40  a 45 mil reais e o lucro líquido de 20 a 25%, ou seja, 9 a 12 mil reais. O retorno do investimento pode chegar em até 24 meses.

Agora é com você, escreva um comentário abaixo!

Ficou ainda com alguma dúvida que não foi esclarecida durante o texto?

Escreva um comentário, sua opinião é muito importante e ajuda no aprimoramento de nosso conteúdo voltado a incentivar o empreendedorismo.

Leia também como ganhar dinheiro com marmita fitness.

1 comentário
  1. João Roberto Almeida Diz

    Curti muito esse conteúdo, sempre é bom ler e encontrar várias novidades para inovar na Academia mesmo já possuindo uma, quem estiver abrindo uma academia recomendo usar o Sistema SCA. Ele é um sistema com controle de catracas, mensalidades, treinos, avaliações físicas e muito mais.

    Estou com eles há uns 6 anos e não sei o que seria de mim se não tivesse conhecido esse sistema, é o mais completinho que acheu no mercado e com o melhor custo x benefício. Recomendo muito!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.