A pitomba se caracteriza fruta com origem no Brasil, que é muito difundida no Nordeste e achada de forma fácil por ali e na área Norte, em feiras e ruas.
Anúncios
É contado por Mário Souto Maior, folclorista, que a fruta é ainda popular pela denominação de chiclete de pobre, pelo fato de ficar muito tempo girando pelo céu da boca do consumidor.
E a pitomba se mostra ainda popular pelo nome de caruiri e olho-de-boi, e pertence à idêntica família da jabuticaba.
A polpa tem descrição como de modo leve ácida, esbranquiçada, com sabor agradável, doce.
Benefícios da Pitomba
Rica na Vitamina C
A pitomba é alimento rico na vitamina C.
Segundo informações de Centro Médico de Universidade de Maryland, o nutriente é exigido por corpo ao crescimento e reparar tecidos pelo corpo inteiro.
E o órgão fez esclarecimento que a vitamina C auxilia na produção de colágeno, proteína exigida a formar a pele, tendões, cartilagem, vasos sanguíneos e ligamentos.
O Centro Médico disse ainda que o nutriente tem importância ao processo de curar feridas e a reparar e para manutenção de dentes e ossos, ajuda o processo da absorção do ferro e tem ação antioxidante.
Fonte dos Nutrientes
A fruta atua como fonte dos nutrientes de importância ao funcionamento do corpo como ferro, fibras, cálcio, vitamina A, potássio, vitamina C.
- Efeito Antioxidante
É exatamente devido à vitamina C que a fruta tem ação antioxidante.
Os antioxidantes favorecem a combater radicais livres, que são substâncias prejudiciais para o corpo, que segundo Centro Médico de Universidade de Maryland, geram dano para DNA e o acúmulo no decorrer do tempo pode favorecer processo do envelhecimento, e com desenvolvimento das complicações da saúde como artrite, enfermidade em coração, câncer.
- Pitomba Combate Rugas
Com o decorrer dos anos não há como evitar que apareçam as primeiras linhas de expressão pela face.
A quem deseja adiar o máximo que puder tal processo, a fruta pitomba é eficiente como remédio natural contra rugas.
Tal poder medicinal da fruta ocorre por causa da concentração elevada da vitamina C na fruta.
Esta substância se mostra altamente antioxidante, e assim, auxilia em combater radicais livres, os responsáveis principais por envelhecimento precoce.
A fruta típica do Cerrado do Brasil pode ser ingerida in natura, no entanto, pode ainda ganhar versão doce, integrar receitas das tortas e bolos, sem contar ser usada a acompanhar prato salgado, sendo exemplo o peixe ou saladas.
Além de aliada para combater o envelhecimento precoce, a fruta é ainda popular pela ação adstringente e antidiarréica, podendo ser utilizada pela pessoa com problema intestinal, como então mais um uso importante para a pitomba.
Receita do Suco da Pitomba
De ingredientes são usados 100 ml da água, ou mais, a depender da densidade que desejar. 6 a 8 pitombas lavadas e após descascar, bater em liquidificador.
Gelo e açúcar ou adoçante a gosto.
Para preparar, bater os ingredientes em liquidificador e adoçar conforme preferir.
Vídeo | Longan ou Pitomba do Norte? Conheça o Olho de Dragão
Leia também: