Óleo de Copaíba para Cabelo (Estrias, Acne e Clarear Pele) - Será Que Pode

Óleo de Copaíba para Cabelo (Estrias, Acne e Clarear Pele)

como usar oleo de copaiba para queda de cabelo?

Veja neste Guia Completo Dicas práticas de Como Usar Óleo de Copaíba no Cabelo, para estrias, para acne e pele em geral.

Anúncios

Óleo de copaíba é óleo de resina com extração de planta Copaífera multijuga.

E é tirado do tronco dessa planta, e possui como nome correto o termo óleo-resina, por se caracterizar formado pelos compostos voláteis e ácidos resinosos.

Há muitos tipos do óleo, e a diferença entre estes se encontra em concentração dos princípios ativos, já que os solos e teores da umidade em cada região que Copaífera multijuga é cultivada difere, assim a composição de planta será também.

Navegue pelos tópicos:

Nutrientes e Propriedades do Óleo de Copaíba para o cabelo

O óleo de copaíba contém quantidades boas dos diterpenos, que se mostram substâncias apresentando efeito anti-séptico e antiinflamatório.

Há presença também de sesquiterpenos no óleo que têm mesmos benefícios de diterpenos.

Mas, o óleo de copaíba conta ainda com quantidades enormes das substâncias tóxicas prejudiciais ao organismo.

O óleo de copaíba tem ação forte cicatrizante, bactericida, e anti-séptica, assim como tem propriedades que diluem, e contribuem a expulsar expectoração, laxativas, diuréticas, emolientes e estimulantes que amaciam e suavizam a pele.

Tal óleo se ingerido age no corpo a restabelecer funções normais das mucosas e membranas, alterando secreções e contribuindo com cicatrização.

Se consumido nas quantidades pequenas ou no modo de cápsulas, age de forma direta em estômago, em vias urinárias e respiratórias.

Se aplicado de modo tópico, em forma de pomada, loção ou creme, tem ação germicida forte, emoliente e cicatrizante, a suavizar e amaciar a pele e contribuindo para recuperação e cicatrização rápida de tecidos.

Leia também:

Benefícios do Óleo de Copaíba no cabelo para hidratação

O óleo de copaíba é encontrado de forma fácil nos produtos de cabelo, já que a composição hidrata fios, e se não ocorrer excessivo uso, vai equilibrar oleosidade, evitando caspas, micoses, seborréia.

A dica caseira, em especial aos fios opacos, é utilizar o produto a aplicar umectação capilar, conquistando fios mais brilhantes e sedosos.

A indicação também da ação hidratante do item a ajudar o rejuvenescimento em relação à pele, uma boa opção para pele.

Assim, é suficiente adicionar gotas para creme facial do dia a dia.

Vídeo | Cabelos secos nunca mais! Veja dicas de como usar para hidratação

Considerações finais sobre a hidratação:

A hidratação deste óleo serve a amenizar e prevenir celulites e estrias, com possibilidade de ser utilizado de forma direta na pele ou com creme hidratante.

O óleo de copaíba já foi usado contra rachaduras pelos seios, porém, mesmo ajudando realmente em hidratação e cicatrização, o produto pode ser capaz de sensibilizar muito a pele, e assim, apenas deve ser utilizado sob orientação do profissional.

A propriedade antiinflamatória e anti-séptica do óleo de copaíba se mostra solução rápida para espinhas, pois oferece efeito secativo à oleosidade e acne.

Nestas situações, é possível misturar 3 gotas do óleo com máscara de argila verde e passar pelo rosto durante 20 minutos, uma vez semanalmente.

Já que possui ação anti-séptica e cicatrizante, o óleo de copaíba pode ser aplicado nas externas feridas, como lesões de doença psoríase, machucado em pele, cicatriz da cirurgia plástica.

Trata-se de mais um benefício interessante através do óleo de copaíba.

Óleo de Copaíba Serve para Tirar Estrias? Veja benefícios!

Além de ser benéfico para Estrias, O óleo de copaíba oferece diversos benefícios para saúde e beleza.

Tem propriedades bactericidas e antiinflamatórias

As pesquisas demonstraram que óleo de copaíba tem teor alto do beta cariofileno, o composto químico que pode também ser percebido em orégano, alecrim, pimenta do reino, manjericão.

Entre mais funções, a substância atua a modular a resposta inflamatória do corpo e bloquear ação prejudicial dos agentes patogênicos, os fungos, bactérias, protozoários, vírus.

  • Auxilia no Combate ao Câncer: Os estudos feitos por Universidade de Campinas indicam que sesquiterpenos com presença em óleo de copaíba são capazes de ter ação anticancerígena, em especial contra câncer de cólon, mama, e próstata.
  • Combate de Problemas na Pele: A indicação principal de óleo de copaíba é a tratar pele.

Pelo seu potencial anti-inflamatório, e também anti-bactericida, o óleo não somente nutre tecido, como ainda ajuda para cura de condições como picadas dos insetos, pé de atleta, dermatites, erupções, eczema, feridas, entre mais.

Ação Tópica para reduzir estrias

oleo de copaiba clareia a pele e reduz estrias

A aplicação de óleo de copaíba nas áreas específicas pode ajudar até em reduzir estrias, manchas, celulites, cicatrizes.

E ainda tem propriedades emolientes, a melhorar hidratação de pele, e com resultado também de pele mais jovem, já que ajuda em produzir colágeno.

Por ter ação analgésica e antiinflamatória, o óleo de copaíba auxilia a reduzir dor articular e ainda a relaxar músculos.

Dicas para Prevenir Estrias: Creme Hidratante

A pele hidratada apresenta maior resistência para rupturas.

O hidratante à base de óleo de macadâmia, semente de uva, rosa mosqueta e amêndoas são as opções indicadas.

2 aplicações diárias, de manhã e anteriormente a dormir se caracterizam suficientes.

A área atrás de joelhos, a lateral do quadril, e a barriga, são regiões mais propensas para estria e exigem cuidados especiais.

Na gestação, aplicar hidratantes pode ser feito até 3 vezes diariamente, no entanto, é importante dialogar com ginecologista anteriormente a definir o produto que pretende utilizar, de forma e evitar riscos para bebê.

Vídeo | Poderoso método para acabar com as estrias

Vídeo | Como acabar com as estrias vermelhas ou esbranquiçadas de forma simples

Massagem Localizada

É possível massagear áreas com maior propensão de sofrimento com estria ao aplicar creme hidratante, realizando tipo de drenagem linfática com intuito de melhora da circulação da região.

A aplicação de cremes ao fazer massagem é fundamental, já que vai estimular absorção de princípios ativos de produto.

O recomendado é aplicação de cremes e massagem depois de banho, no momento em que poros se encontram abertos.

  • Atividade Física: A prática das atividades físicas e ainda a manutenção do peso vai evitar estiramento de pele, o que gera estrias.

O exercício físico é capaz de manter a pele firme, a evitar estrias.

Apenas é necessário ter atenção com atividades bastante intensas, que podem ocasionar ganho rápido da massa muscular e hipertrofia, a esticar muito a pele.

  • Zinco: O zinco encontrado em frutos do mar possui ação cicatrizante à pele, de forma a mantê-la sempre com saúde e a prevenir estiramento.

E, o mineral possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que agem favorecendo a pele, evitando irritações e infecções.

O gérmen de trigo e castanha do Pará são fontes do zinco.

Como Usar Óleo de Copaíba para Acne?

Veja aqui tudo sobre Como Usar o Óleo de Copaíba para Acne!

A copaíba, típica da área amazônica, é planta usada há séculos por populações locais por causa de suas várias propriedades medicinais.

E é considerada remédio natural de mata, o óleo com extração do centro de tronco desta árvore tem destaque, entre seus mais benefícios, por notável ação antiinflamatória.

Para as pessoas que têm problemas, como exemplo, com a caspa, o óleo de copaíba pode ser aliado incrível a auxiliar no combate deste problema.

E, a planta apresenta ainda efeitos expectorantes que auxiliam no alívio de incômodos gerados por resfriado, gripe e mais problema respiratório, como bronquite.

Já para pele, o produto auxilia ainda no combate natural de feridas e acne, por causa de seu poder antiinflamatório, cicatrizante e bactericida.

Uso do Óleo de Copaíba

como usar oleo de copaiba para queda de cabelo?

Para problemas na pele, a dica é aplicar até 3 vezes diariamente, uma quantidade pequena do óleo de copaíba na pele afetada.

É importante lembrar que o produto não deve ter aplicação em feridas abertas ou que estão sangrando.

Para alívio dos incômodos e dores em articulações, misturar algumas gotas do óleo na panela com a água quente.

Ao estar morna, aplicar a solução usando toalha na região com dor, 2 vezes diariamente.

Óleos Vegetais para Pele

É importante encontrar o óleo mais assertivo para pele que tem e saber que tal produto pode ser utilizado nas peles oleosas.

No caso das peles com acne, os óleos vegetais podem ser utilizados em tratar pele com acne.

A este tipo de pele, os óleos com maior indicação são os de semente de uva ou jojoba, óleos que apresentam textura muito leve.

É possível ainda utilizar óleos de copaíba e melaleuca, tais óleos apresentam propriedades ótimas antiinflamatórias.

No caso da pele com aspecto envelhecido, a este tipo de pele, os óleos com maior indicação são os das amêndoas, que têm uma capacidade enorme da hidratação.

Mais óleos são os de semente de uva e de café verde, que apresentam concentrações altas dos antioxidantes que auxiliam na renovação da pele.

No caso da pele com manchas de sol ou acne, o óleo de rosa mosqueta é muito interessante para peles que tenham manchas, de acne ou sol, pois é muito rico no ácido transretinóico que eleva velocidade com que tecidos têm regeneração.

Vídeo | Como Acabei Com Minhas Espinhas

Para pele sensível?

No caso da pele sensível, a pessoa com esta pele deve optar pelos óleos que tenham propriedades calmantes, como o de calêndula e camomila.

Para pele seca, esta pele se adapta bem com óleos vegetais por necessitar da hidratação mais eficiente.

Dentre as opções ideais dos óleos estão o de abacate e argan, que são muito emolientes, como dica para cuidado com a pele.

Os óleos vegetais têm muitas mais funções, sem contar a principal, hidratação da pele.

Para entender, tais óleos podem ser utilizados como primer anteriormente à maquiagem, ou até como produto antienvelhecimento.

As substâncias com presença nestes óleos agem sobre a pele de antioxidantes, induzindo restaurar a pele que sofre com ação do vento, sol, mais impurezas, poluição.

Óleo de Copaíba serve para Clarear a Pele?

Será que realmente o óleo de copaíba serve para clarear somente a pele? Veja aqui os diversos benefícios!

A árvore nativa da África Ocidental e América Latina, copaíba, é bastante predominante em áreas amazônicas, no Brasil.

Trata-se de planta de porte grande, com possibilidade de atingir até 40 metros em relação à altura, e 4 metros de diâmetro.

A copaíba tem vida de aproximadamente 400 anos.

O óleo de copaíba com extração de tronco da árvore é utilizado aos fins medicinais em indústria farmacêutica e cosmética, apresentando funções como cicatrizantes, antibióticas e antiinflamatórias.

De modo diferente da maior parte dos óleos vegetais, que têm extração partindo de sementes de frutos, o óleo de copaíba tem produção em caule da planta, portanto, é produto natural encontrado no tronco de copaíba.

O óleo-resina no tronco produzido se caracteriza produto de desintoxicação de organismo vegetal e atua como defesa de planta contra bactérias, animais e fungos.

A extração deste óleo acontece através da perfuração de tronco de copaíba.

O processo, porém, deve ser realizado de forma adequada, para que a vida da árvore não seja prejudicada.

Benefícios do Óleo de Copaíba além de clarear a pele

óleo de copaíba para clarear pele e acne

Estão os seguintes, dentre os vários benefícios de óleo de copaíba à saúde:

  1. expectorante, aplicando 4 gotas do óleo de copaíba em mistura com mel auxilia em expectoração.
  2. potencial antitetânico e anti-séptico.
  3. antitumoral, com capacidade de atuar contra células cancerígenas responsáveis por câncer de próstata, cólon e mama.
  4. infecções, fazendo gargarejo usando óleo auxilia nas inflamações da garganta e amigdalite.

Ainda é eficiente às hemorróidas e infecções genitais.

  • doenças da pele: Por se caracterizar antiinflamatório, ao ser aplicado na região afetada, ajuda em tratar urticárias, dermatites, acnes, psoríase, feridas, herpes, picadas dos insetos, leishmaniose e picada de cobra.
  • auxilia a estancar a hemorragia.
  • combate dor muscular e reumatismo.

Aplicar massagem usando óleo de copaíba ativa circulação do sangue, a aliviar dor, inflamações e reumatismo. E ainda ajuda em tratar gota.

Óleo de Copaíba para Pele

Para pele, pode ajudar em eliminar e reduzir cicatrizes, estrias e celulites.

Se usado nas regiões com manchas e marcas, o óleo de copaíba ajuda em clarear, quando em mistura com mais óleos vegetais, sendo exemplo o de mosqueta e de rosa.

Trata-se de óleo emoliente, ajudando em hidratar e para maciez da pele, sem contar regeneração do colágeno, a melhorar a elasticidade da pele, e com resultado de aspecto jovem e firme.

Vídeo | Como anti-inflamatório