Melhor plano de negócios para loja de roupas DESCOBERTO

Melhor plano de negócios para loja de roupas DESCOBERTO

Vestir as pessoas com maestria não é uma tarefa fácil, principalmente se você quer fazer isso com design, qualidade e responsabilidade social, então se você quer alcançá-lo, o ideal é definir, desde o início, os objetivos do negócio para uma loja de roupas.

Anúncios

De forma que, se você já deseja uma empresa desse tipo ou já possui uma, ao definir os objetivos do seu negócio, você fica mais próximo de alcançar uma boa gestão.

Então, para você, que deseja atingir seus objetivos empresariais, preparei este conteúdo, onde você obterá as informações necessárias para alcançá-lo.

Agora, quero te convidar a rever o conteúdo que preparei neste artigo:

  • O que é um objetivo de negócio?
  • Exemplo de objetivos de negócios para uma loja de roupas.
  • Dicas: objetivos de negócios para uma loja de roupas.
  • conclusões.

Vamos começar.

O que é um objetivo de negócio?

Em primeiro lugar, vamos definir o que é um objetivo? Um objetivo é algo que você deseja alcançar no futuro.

Com base nisso, e tendo em vista que estamos focados em uma empresa ou empreendimento, vamos então observar o que é um objetivo empresarial?

Com base no exposto, poderíamos agora descrever um objetivo de negócio como resultado ou algo que uma empresa deseja alcançar no futuro.

Agora, com uma ideia mais clara do que é um objetivo de negócio, vamos rever como podemos defini-lo:

“É esse fim que uma empresa (empreendedor, ME) procura atingir através da sua existência e das suas operações.” Portanto, é um resultado mensurável, que uma empresa almeja alcançar e que orienta todos os seus colaboradores para alcançá-lo.

Deve-se notar que os objetivos têm certas características que devem ser cumpridas para que sejam compreensíveis e possam medir sua evolução.

Por exemplo, eles devem ser:

  • Claro.
  • preciso.
  • Alinhado com a missão e visão da empresa.
  • E, que eles são definidos no tempo.

Exemplo de objetivos de negócios para uma loja de roupas

Meu propósito é que ao final da leitura deste artigo você consiga definir os objetivos de negócio para sua loja de roupas.

Assim, para este exemplo irei basear-me na empresa teste “JEANS 28” de Susana Ling e do seu marido Henry, para ser mais instrutivo na hora de definir os objetivos de negócio para uma loja de roupa.

Quando iniciamos um empreendimento, ficamos muito empolgados, são infinitas as possibilidades e por isso o empreendedor fica entusiasmado, cheio de ideias e energia.

Esse entusiasmo é o que o catapulta e motiva a se dedicar para obter a promessa que suas ideias representam.

Assim como esse entusiasmo é um grande impulso, também pode se tornar seu inimigo; mas como isso pode acontecer?

Acontece que em alguns casos o excesso de confiança e energia pode prejudicar o empreendedor.

Isso pode acontecer se o empreendedor começar sem preparo.

Agora, o que deve ser feito?

Na realidade, essa confiança deve ser canalizada e equilibrada com um planejamento adequado.

O imediato é organizar as ideias, priorizá-las e a partir disso definir os objetivos.

Aliás, assim fizeram Susana Ling e o seu marido Henry, que já definiram os seus valores, visão e missão para a “JEANS 28”.

E, que após este passo fundamental decidiram definir e escrever os objetivos para a sua loja de roupa.

Se você está animado com a ideia de criar a filosofia para sua loja de roupas (valores, visão e missão), confira nossos artigos:

Vamos avançar com o tema da gestão por objetivos…

Os fatores comuns, com os quais os objetivos podem ser definidos, são os seguintes:

  • Tempo.
  • Natureza.
  • Hierarquia.

Mas, neste post, vamos nos concentrar em metas baseadas em tempo. Vamos detalhar…

Objetivos de negócios para uma loja de roupas de acordo com o tempo

Se o fator comum que direcionará o objetivo for o tempo, estes serão classificados da seguinte forma:

  1. Longo prazo.
  2. Médio prazo.
  3. Curto prazo.

Metas de longo prazo

Quando falamos de objetivos de longo prazo, referimo-nos a objetivos com um tempo de cumprimento entre 5-10 anos, são relevantes porque são eles que moldam o futuro do empreendimento.

Então, sendo objetivos de longo prazo, são considerados ESTRATÉGICOS, pois são eles que marcam o caminho que a empresa deve seguir.

Agora vamos ver a parte prática numa loja de roupa, vamos rever a visão que a Susana Ling e o seu marido Henry definiram para a “JEANS 28”:

“Em 10 anos, a Jeans 28 estará presente em 10 países do continente americano, reconhecida por seus produtos de alta qualidade e responsabilidade social com o meio ambiente.”

Para declarar objetivos estratégicos ou de longo prazo, o faremos com base no que está estabelecido na visão de 10 anos da “JEANS 28”.

Agora, vamos estabelecer um  objetivo de 8 anos , considerando que deve suportar a visão previamente definida, esse objetivo é o seguinte:

  • Estabelecer-se legalmente como empresa nos 10 países da América com maior potencial de comercialização das peças fabricadas pela JEANS 28.

Para além deste objetivo, definiremos também um objetivo a longo prazo, mas num prazo mais curto, com o objetivo de melhor balizar o caminho a seguir.

Objetivo definido de 5 anos:
  • Registre a “JEANS 28” como empresa legalmente estabelecida nos 5 países da América com maior potencial de comercialização das peças fabricadas pela empresa.

Quando lemos esses objetivos, podemos facilmente relacioná-los com a visão de 10 anos, pois são importantes para a loja de roupas.

Essa relação entre objetivos e visão faz com que se entenda parte da importância que representa para a empresa ter visão, missão e valores.

objetivos de médio prazo

Os objetivos táticos, ou de médio prazo, são aqueles programados para serem alcançados em 1 a 3 anos.

É relevante ter em mente que os objetivos devem sempre contribuir para um objetivo maior, neste caso atingir o objetivo estratégico ou de longo prazo.

Neste exemplo, o objetivo estratégico contribui para a concretização da visão, logo o objetivo tático ou de médio prazo contribuirá para atingir o objetivo de longo prazo.

Deve-se notar que vários objetivos de nível inferior podem ser definidos para atingir um de maior importância.

No caso do “JEANS 28” vamos definir 3 objetivos táticos ou de médio prazo, vejamos quais são:

Primeiro objetivo, estabelecido em 1 ano:
  • Aumentar as vendas em 35% em relação ao ano anterior, conquistando clientes das lojas de varejo de todo o país.
Segundo Objetivo, estabelecido por 2 anos:
  • Aumentar a distribuição nacional em 25%, colocando as novas coleções nas lojas de departamento.
Terceiro objetivo, estabelecido por 3 anos:
  • Identificar através de um estudo de mercado os 10 países da América com maior potencial de comercialização das peças fabricadas pela empresa Jeans 28.

Aqui podemos observar certa relação entre os objetivos estratégicos ou de longo prazo e os táticos ou de médio prazo, essa visão também pode ser notada na próxima seção.

metas de curto prazo

Definimos objetivos de curto prazo como aqueles que devem ser alcançados em no máximo 1 ano e são considerados de natureza operacional.

É importante ressaltar que, devido ao tempo reduzido, eles devem focar nas tarefas diárias para realizá-las.

E, é justamente essa particularidade que lhes confere o caráter de objetivos operacionais, e acentua a importância do monitoramento, para identificar no tempo qualquer desvio.

Atingir metas de curto prazo é o que estabelece as bases para alcançar metas de longo prazo.

Neste exemplo de objetivos de negócio para uma loja de roupa, para apoiar a concretização dos objetivos táticos e estratégicos, são definidos 9 objetivos de curto prazo:

Primeiro mês:
  • Identificar as principais lojas de roupa e de departamentos da cidade onde as coleções “JEANS 28” podem ser colocadas.
  • Identificar as coleções de vestuário com maior procura em lojas e armazéns.
Segundo mês:
  • Desenhar um plano de adaptação das oficinas de design e costura para a produção das coleções com maior procura em lojas e grandes superfícies; e para o crescimento projetado para os próximos 5 anos.
Terceiro mês:
  • Criação de campanha de marketing para aumentar as vendas das coleções de roupas “JEANS 28” nos Estados Unidos.
  • Criar o plano de crescimento para alcançar a visão de 10 anos de “JEANS 28”
Quarto mês:
  • Aplique a campanha de marketing criada anteriormente para aumentar as vendas das coleções de roupas “JEANS 28” nos Estados Unidos.
  • Elaborar análises de custos associados à abertura de filiais nas 3 principais cidades dos Estados Unidos.
Sexto mês:

Aumentar as vendas em 25% em relação ao mês anterior ao lançamento da campanha de marketing gerada anteriormente.

Décimo mês:

Adaptar as oficinas de design e costura para a produção das coleções com maior procura em lojas e grandes armazéns; e para o crescimento projetado para os próximos 5 anos.

Agora que olhamos para o quadro geral, com todos os objetivos, fica mais fácil relacionar os objetivos entre si, nos diferentes prazos e deles para a visão de 10 anos.

Quando trabalhamos com objetivos, é preciso considerar a forma de acompanhamento, pois é ela que permitirá identificar qualquer desvio ou atraso a tempo de corrigi-lo.

Isso certamente significa que ajustes podem ser feitos em qualquer eventualidade, de forma que o ritmo seja mantido para atingir o resultado no tempo esperado.

Neste momento, quero lembrar que não desenvolvemos os objetivos de acordo com a natureza e hierarquia.

Por questões de tempo, apenas comentarei sobre o assunto que o trabalho em qualquer um desses casos é semelhante ao que fizemos até agora.

Dicas: objetivos de negócios para uma loja de roupas

Ao trabalhar na criação de objetivos de negócios para uma loja de roupas, o seguinte pode ser útil:

  • Tendo definido a filosofia da empresa (visão, missão e valores ou um objetivo estratégico). Com isso, será mais fácil definir o esquema de trabalho que a empresa deseja realizar.
  • Escolha um método de trabalho para criar os objetivos. (OKR, PURE, SMART, etc.)
  • Defina objetivos que estejam alinhados com a realidade da empresa, que sejam importantes, realistas e quantificáveis ​​ou mensuráveis ​​de alguma forma.
  • Defina papéis e responsabilidades dentro dos colaboradores para cada objetivo, que ficarão encarregados de acompanhar o desenvolvimento do trabalho.
  • Defina a frequência e os horários para auditar o progresso de cada objetivo. Quando o tempo das verificações de rotina é esclarecido, você pode detectar quaisquer desvios ou atrasos no tempo; Além disso, será mais fácil fazer ajustes relevantes.

Se você levar em consideração essas recomendações, será mais fácil e você terá um melhor gerenciamento.

Além disso, se você deseja ter um controle adequado dos objetivos propostos, está convidado a experimentar nosso  software de gestão Platzilla . Um instrumento que o ajudará a gerir a sua loja de roupa por objetivos.

Lembre-se de conferir e experimentar…