Melatonina ajuda a Emagrecer ou Engordar? Veja os benefícios! - Será Que Pode
Pular para o conteúdo

Melatonina ajuda a Emagrecer ou Engordar? Veja os benefícios!

como emagrecer tomando melatonina

A melatonina é importante para ajudar a promover uma boa noite de sono, mas pode também ajudar a emagrecer?

Anúncios

Os resultados de um novo estudo dizem que isso pode ocorrer.

A melatonina é um hormônio natural segregado pelo corpo, e os níveis de melatonina geralmente aumentam no escuro pela noite.

Para aqueles que têm problemas para dormir, a melatonina é consumida em forma de suplemento.

Além dos suplementos, o hormônio pode ser encontrado em quantidades pequenas em várias frutas e vegetais, como amêndoas, e sementes de girassol.

Agora, os cientistas da Espanha liberaram resultados de um estudo que o hormônio tem benefícios metabólicos que podem opor a obesidade e ser benéfico no tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares que ocorrem como resultado de problemas metabólicos.

Tomar Melatonina ajuda a Emagrecer?

Há vários tipos de gordura no corpo.

O tecido branco adiposo é um que armazena as calorias que leva ao ganho de peso, enquanto a gordura bege ajuda a regular o controle do peso por queimar calorias ao invés de as armazenar.

Os pesquisadores descobriram que o consumo do hormônio aumenta os efeitos do exercício, já que a gordura bege contém a proteína responsável por gerar calor e queimar calorias.

E foi há tempo suspeito que a melatonina tenha benefícios metabólicos, mas até agora não tinha sido provado, nem os pesquisadores entendiam o motivo que isso pudesse ocorrer.

Os benefícios de uma boa noite de sono

melatonina como tomar

Como um resultado destas descobertas, se pode ver um futuro onde além de uma dieta saudável e exercício regular, os médicos possam recomendar dormir em quartos muito escuros, consumindo uma dieta rica em melatonina,

e talvez consumir suplementos do hormônio como um passo potencial em tratar obesidade ou para prevenção de doenças cardiovasculares.

Outros estudos mostraram que a melatonina é benéfica para atrasar o começo de sintomas de esclerose lateral amiotrófica e pode ajudar a combater Alzheimer.

A pesquisa também provou que os níveis de serotonina reduzidos poderiam levar a um risco maior de desenvolver diabetes tipos 2 e transtorno disfórico pré-menstrual.

Leia também:

Mais Maneiras que a Melatonina Melhora a Saúde

A melatonina é considerada um antioxidante poderoso e mostrada a melhorar a função imunológica.

Segundo a pesquisa, as propriedades antioxidantes na melatonina são indicadas a proteger o corpo dos radicais livres e dano celular.

Vários estudos indicaram que o hormônio ajuda ou melhora outras condições, incluindo prevenção do câncer, remoção dos radicais livres, saúde cerebral.

  1. Ainda prejuízo cognitivo leve, função cognitiva durante o processo natural de envelhecimento,
  2. problemas para dormir, sistema imunológico melhorado,
  3. reduz inflamação, depressão causada por distúrbio do sono,
  4. saúde cardíaca, anti-envelhecimento, saúde gastrointestinal melhorada, dor de cabeça de enxaqueca reduzida.

Vídeo | O que fazer quando não consigo emagrecer?

Vídeo | Melatonina sintética pode ajudar a ter um sono melhor

Considerações finais

Vários estudos mostraram a melatonina suplementada e de ocorrência natural a proteger o corpo da doença causada do dano de radical livre.

No entanto, usar dose alta do hormônio por períodos prolongados, enquanto uma proposição interessante que possa eventualmente ser aconselhável, não é algo a fazer sem a aprovação de um médico.

Mais pesquisa para descobrir as funções e ainda mais evidência conclusiva sobre a suplementação do hormônio é recomendada.