Efeitos colaterais da cefalexina, serve para garganta inflamada? - Será Que Pode
Pular para o conteúdo

Efeitos colaterais da cefalexina, serve para garganta inflamada?

cefalexina serve para garganta inflamada

Cefalexina é remédio de classe dos antibióticos, vendido também sob nome de Keflex.

Anúncios

O medicamento pode ser disponibilizado nos comprimidos apresentando 500 miligramas, ou em xarope.

Cefalexina se mostra antibiótico que pode ser utilizado na situação da infecção em garganta, ouvido, infecção na pele, urinária, ou muscular, no entanto, sempre sob orientação médica.

Trata-se de antibiótico de espectro amplo que possui ação bactericida vasta, sendo capaz de acabar com bactérias sensíveis.

Cefalexina pode ser também conhecida por suas denominações comerciais Ceflexin, Cefacimed, entre outras.

Efeitos Colaterais da Cefalexina

Efeito colateral mais comum da utilização da cefalexina é diarréia.

E existe ainda mais problemas gastrointestinais, como náusea, dor abdominal, vômitos.

E dentre reações alérgicas para remédio, as reações mais comuns são urticária e erupção cutânea.

Finalmente, existem registros da coceira genital e anal, maior agitação, corrimento vaginal, fadiga e dor de cabeça.

Ação da Cefalexina

Cefalexina é remédio antibiótico usado a combater infecções geradas pelas bactérias gram positivas e determinados tipos das bactérias gram negativas.

A sua utilização é apontada, como exemplo, para quadros da sinusite, infecções dermatológicas, faringite, infecções respiratórias e urinárias.

Sinusite, por exemplo, se caracteriza inflamação de mucosa dos seios da face, área do crânio composta pelas cavidades ósseas em volta do nariz, olhos, maçãs do rosto.

A enfermidade pode se mostrar secundária para uma infecção, um quadro alérgico, ou mais fator que atrapalhe drenagem correta da secreção de seios da face.

A denominação mais utilizada a este problema é rinossinusite, já que o processo inflamatório afeta a mucosa de seios da face e também a mucosa nasal.

O comprimido da cefalexina tem 500 mg da cefalexina monoidratada e excipientes, ou seja, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, lactose, polietilenoglicol, glicolato de amino sódico, estearato de magnésio.

E 5 ml do xarope possui 250 mg da cefalexina monoidratada, e também mais excipientes, como lecitina de soja, cloreto de sódio, e mais.

Uso da Cefalexina

Dosagem usual aos adultos corresponde a 250 mg, que é meio comprimido ou 5 mililitros do xarope, em período a cada 6 horas.

Em determinadas situações, há possibilidade de prescrever 500 mg a cada 12 horas.

No caso das crianças, a dose deve ter base em peso do paciente. No geral, o cálculo se mostra de 25 ou 50 mg para cada quilo.

O remédio precisa ainda ser fracionado nas utilizações a cada 6 ou 12 horas.

A utilização da cefalexina apenas deve ser realizada sob prescrição e acompanhamento do médico.

Automedicação se mostra perigosa, e na situação dos antibióticos, pode ser ineficaz se o paciente estiver acometido pela infecção viral.

Somente o médico consegue estabelecer origem da enfermidade, como também o tratamento.

Contraindicações

Única contraindicação direta para utilização da cefalexina é aos indivíduos que têm alergia para remédios de grupo de cefalosporinas, caso da penicilina, cefalexina, e mais.

Antibiótico se enquadra em categoria B, e assim, sua aplicação pelas grávidas e lactantes deve ser realizada com cuidado.

Finalmente, pacientes com insuficiência renal, e idosos, devem usar também cefalexina com cautela, e com orientação do médico.

Leia também: