Buchinha do Norte Serve para Sinusite? Tem Efeitos Colaterais?

Buchinha do Norte Serve para Sinusite? Tem Efeitos Colaterais?

cha de buchinha aborta com 3 meses

A buchinha do norte se caracteriza planta medicinal, muito utilizada em tratar sinusites e rinites.

Anúncios

O nome científico é Luffa operculata, e pode ser adquirida nos mercados, em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Propriedades e Função da Buchinha do Norte

Anúncios

A buchinha do norte serve a auxiliar em tratar rinite, sinusite, nariz entupido, bronquite, ascite, herpes e feridas.

Anúncios

E as propriedades da buchinha do norte fazem inclusão de sua ação adstringente, anti-herpética, expectorante, anti-séptica e vermífuga.

Uso da Buchinha do Norte

A parte usada da buchinha do norte é o fruto, que deve ser usado em fervura, já que pode gerar sangramento de nariz.

Para usar água de buchinha do norte, é indicado descascar a buchinha, o pedaço do fruto é retirado, e deixar em 1 litro de água durante 5 dias.

Usar 1 a 2 gotas desta água a pingar em nariz, para sinusite, ou utilizar água para lavagem de herpes e feridas.

Efeitos Colaterais e Contraindicações

O efeito colateral principal de buchinha do norte é aparecimento das hemorragias, quando usada excessivamente e sem orientação do médico.

A buchinha do norte tem contraindicação a uso interno e para gestantes.

A buchinha se encontra entre plantas principais usadas no Brasil com fim abortivo.

Há vários registros da intoxicação pelo motivo da ingestão dos chás desta planta, na maior parte dos casos com decorrência da tentativa de aborto.

E além de intoxicação, os casos da morte dos pacientes que usaram doses altas da planta já foram também relatados. Sua utilização pode ocasionar evacuações abundantes, enjôo, cólicas intensas, vômitos, aborto e graves hemorragias.

Nas quantidades grandes, o chá feito a tentar aborto pode gerar a morte da mãe, sendo que determinados estudos apontam que o valor em torno de 1 grama do extrato de buchinha pode ser o suficiente a matar uma pessoa adulta.

Se um indivíduo fizer utilização inadequada e exagerada desta substância, o médico deve ser imediatamente procurado.

O tratamento de intoxicação é realizado partindo de administração do carvão ativado.

Além de poder gerar morte da mãe, por vezes a tentativa do aborto falha, além de não levar à morte do feto, causa peso abaixo do comum, e várias más-formações.

Opção ao Tratamento de Sinusite

As inalações se mostram ótima maneira de tratar sinusite, pois limpam vias aéreas.

O eucalipto tem bastante uso a isto, já que ele possui ação anti-séptica e expectorante, a aliviar rapidamente a congestão nasal.

Para preparar o vapor de inalação, serão usadas 5 gotas do óleo essencial do eucalipto, 1 litro da água fervente, e 1 colher de chá do sal.

Ferver a água e colocar na bacia. Acrescentar as gotas de óleo essencial e sal. Colocar a cabeça sobre a bacia, a inalar o vapor de chá.

Preferencialmente, cobrir a cabeça e bacia usando toalha, de modo a aproveitar mais o vapor.

É essencial respirar o vapor o mais profundo que conseguir por período de até 10 minutos, a repetir 2 a 3 vezes pelo dia.

Buchicha do Norte Aborta Gravidez?

A planta cucurbitácea, semelhante à bucha de tomar banho, se caracteriza a Luffa operculata, popular de buchinha do norte, possui uso conhecido consagrado a tratar sinusite.

A planta se mostra espontânea, com origem na América do Sul e nativa do país. É utilizada a tratar sinusite, e ainda rinite e mais problemas respiratórios, através do seu fruto seco.

Mas é necessária bastante atenção, pois a planta se resume muito tóxica e sua utilização deveria ser realizada somente pela pessoa experiente, nunca pelos leigos.

Mesmo sendo planta de uso popular grande, é inclusive comercializada nas feiras, sua utilização deve ser bastante cautelosa.

Buchinha do Norte para Sinusite

Nunca ferver essa planta, já que seus princípios ativos podem gerar hemorragia e irritação em mucosa nasal.

Para receita de solução nasal, é preciso colocar uma pequena colher de café do cloreto de sódio puro para uma xícara de chá da água.

Descascar a buchinha e cortar um pedaço pequeno fino correspondente a 1 cm. Colocar o pedacinho em xícara com água, tampar e aguardar macerar por alguns dias.

Coar e pingar somente 1 gota em cada narina, pela manhã e noite, e não assoar o nariz, a deixar escorrer o líquido de modo natural.

Não utilizar tal solução por período superior a 5 dias seguidos.

Sobre a inalação, existem pessoas que usam a buchinha do norte, com inalação, portanto, a respirar o valor obtido de fervura da planta na água, no entanto, por causa de sua toxidade, seriai ideal questionar para quem já utilizou antes, já que a fervura eleva disponibilidade de seus princípios ativos, a elevar ainda mais seu efeito cáustico na mucosa.

Mais Utilizações e Benefícios com Buchinha do Norte

Além de ser utilizada ao tratamento de sinusite e mais problemas respiratórios, a buchinha do norte possui propriedades medicinais e indicações para tratar, como descongestionante nasal, para gerar vômito e espirro, de purgante e laxante.

A tratar herpes, ameba, amenorréia que é ausência da menstruação. Ao tratamento de inflamações genitais e de trato urinário, barriga d’água, inflamações oftalmológicas, feridas e úlceras, hematomas e anemia.

Cuidados e Contraindicações

A buchinha do norte é ainda bastante popular pela sua propriedade abortiva, e pode gerar intoxicação grave, na situação do consumo aos fins abortivos, e graves hemorragias nasais, na situação da utilização de descongestionante nasal.

A utilização prolongada pode gerar mudanças do fígado e de função renal. As doses elevadas podem ocasionar cólicas, náuseas, vômitos.

Não há recomendação para dosagem à utilização segura, assim, procurar o especialista de forma a garantir boa utilização dessa planta.

Chá de Buchinha do Norte

O chá é preparado usando água e a planta seca, com necessidade de preparo pela infusão. Evitar incorporar mais ingredientes para a receita, já que seu consumo é pela inalação.

De ingredientes são usados 250 ml da água filtrada, e 1 buchinha do norte. Para fazer, usar a planta seca, descascar e colocar na panela com água.

Levar ao fogo até fervura, então desligar e fazer inalação do vapor do chá, sem ingestão.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.