A dor na região das costas e lombar se mostra queixa comum que pode se caracterizar leve ou muito intensa de modo a incapacitar atividades da rotina.
Anúncios
Mesmo estando associada em especial com anomalias em músculos e ossos, o sintoma pode representar também sinal das enfermidades nos órgãos e mesmo tumores.
Sensação de Dor na lombar É Natural?
Sentir dor nesta região é natural e pode ser ocasionado das situações freqüentes da rotina, sendo exemplo ficar bastante tempo na mesma posição, movimentar-se de forma brusca, dormir em errada posição, entre outros.
Mas, os frequentes incômodos e com maior duração que 2 semanas se mostram sinais para ter atenção que devem ter investigação.
E, é necessário preocupar-se se as dores se encontrarem associadas com sintomas seguintes:
- emagrecimento
- febre
- fraqueza muscular
- traumas, sendo exemplo, batida e quedas
- formigamento
Na situação dos idosos e crianças, a atenção deve ser redobrada, já que estes são mais frágeis.
Lado Esquerdo ou Direito?
O lado da dor pelas costas não possui influência sob diagnóstico.
A situação de o incômodo ser pela esquerda ou direita não vai diferenciar em nada o quadro.
A exceção é com dores que irradiam de modo unilateral a um superior membro e têm associação com enjôo e mal-estar, que podem ser decorrentes do infarto.
Causa da Dor na Lombar
A OMS, Organização Mundial da Saúde faz estimativa que 80% da população do planeta vai sofrer com lombalgia ao menos uma vez pela vida.
As causas para dor em lombar:
Posição de dormir e colchão
Um dos tipos em relação à dor pelas costas mais comuns, a lombalgia pode compreender muitas causas.
Além das causas de distensão, contratura, tumor, artrose, enfermidades do disco, a mesma ainda pode ser conseqüência do colchão ruim.
O prazo de validade do colchão representa 10 anos, após isso, ele se mostra muito mole.
Ficar em posição ideal para dormir é fundamental também, a sugestão é largar o hábito de ficar de bruços e preferir lateral posição, com o travesseiro colocado entre joelhos.
Endometriose e menstruação
De modo mensal, é expelido pelo útero o sangue menstrual pelas contrações, que por vezes terminam a afetar ainda a coluna lombar.
E, os sintomas da enfermidade endometriose, de exemplo a infecção em bexiga e mais acometimentos íntimos, geram ainda lombalgia.
Mudanças no intestino, estômago, rins
O corpo é composto pelos sistemas que por vezes se conectam e têm interação, o que esclarece a possibilidade de a dor lombar não possuir origem nos problemas pela coluna, no entanto, nos órgãos como estômago, intestino e rins.
As enfermidades do reto, úlceras, prisão de ventre, infecções e pedras nos rins podem ocasionar o sintoma.
Alívio para Dor
Se a complicação insistir por mais de 14 dias ou se existirem concomitantes sintomas, de exemplo a falta de ar e febre, há necessidade de procurar ortopedista ou clínico geral.
Esses profissionais vão pedir exames complementares a apontar diagnóstico.
O tratamento vai depender do que pode ser a dor pela região das costas, o que justifica a consulta com médico necessária.
Após, mais cuidados podem ser necessários.
Vídeo | Dores na lombar? O que pode ser e como corrigir
Veja também:
- O que Pode Ser Dor nas Costas ao Respirar?
- Dor no Calcanhar e na Sola? Posso Tomar Remédio Caseiro?
- Dor no Joelho ao Dobrar ou ao Agachar?