Na diabetes Pode ou Não Pode consumir batata Doce?
Anúncios
Parte essencial ao tratar a diabetes se caracteriza adotar a alimentação que ajude a atingir o controle das taxas da glicose no sangue,
fator que fica inviabilizado devido à condição.
Com o diagnóstico da enfermidade, o indivíduo pode estar um pouco confuso e não conseguir apontar de modo imediato os alimentos que pode consumir livremente, os que deve comer moderadamente, e os alimentos que deve evitar.
A batata doce e níveis de carboidratos
Os alimentos com índice glicêmico baixo e que são formados pelos carboidratos complexos se mostram boa opção à dieta de indivíduos que têm diabetes.
Para compreender o funcionamento disso, anteriormente é necessário entender que os carboidratos fornecem a energia para o corpo, e são quebrados na forma do açúcar ao entrar no corpo.
Os carboidratos simples e com índice glicêmico alto têm absorção de forma muito rápida por parte do corpo, a aumentar aceleradamente as taxas da glicose no sangue, o carboidrato complexo e com índice glicêmico baixo são capazes de retardar absorção de glicose, acarretando que as taxas do açúcar não passem por picos.
Deste modo, a pessoa que tem diabetes deve escolher por alimentos de índice glicêmico baixo, que facilitam controlar os níveis da glicose no sangue.
Batata Doce e seu Índice Glicêmico e Fibras
O bom sobre a batata doce é que o índice glicêmico dela de 44 é determinado baixo.
O índice glicêmico representa o sistema que aponta a taxa da absorção de carboidratos em corrente sanguínea.
Para apresentar baixo índice glicêmico, o alimento deve marcar até 55.
E para ser determinado baixo, fica entre a marca de 56 a 69, e se tiver um índice da marca de 70 para cima, é já classificado de alto.
Fonte de fibras
Mais um aspecto que torna possível dizer que o diabético possa consumir batata doce é a condição de o alimento ser fonte de fibras, em especial ao manter a sua casca.
Trata-se de 3 gramas do nutriente para a porção de 100 gramas.
As fibras são benéficas aos indivíduos com diabetes, já que limitam absorção da glicose pelo corpo e auxiliam no controle das taxas do açúcar em sangue.
A quantidade das fibras presentes no alimento desacelera o compasso da digestão do seu amido, os carboidratos.
Trata-se exatamente deste efeito que reduz o índice glicêmico da comida, a favorecer controlar níveis da glicose no sangue.
Leia também dicas importantes:
Quantidade para Consumo
Mesmo que o índice glicêmico se mostre baixo e apresente fibras, não dá para ignorar a quantidade dos carboidratos com presença no alimento batata doce.
Para 100 gramas do alimento existem 20 gramas dos carboidratos.
Nessa quantidade de alimento, não existe quantidade tão enorme dos carboidratos, em especial se for considerado índice glicêmico e também as fibras.
No entanto, na forma cozida simples, ou em forma de purê, é fácil atingir 200 gramas para refeição.
Isto já equivaleria 40 gramas dos carboidratos, o que pode ser um tanto complexo ao diabético.
O recomendado é que a refeição seja acompanhada de itens que favoreçam a digestão mais lenta dos carboidratos, sendo exemplo a salada e mais fontes das fibras.
E, as boas gorduras, como salmão e azeite, fazem também tal assimilação de açúcar se mostrar mais devagar.