O alecrim é uma erva muito popular pelo mundo.
Anúncios
E é utilizada de remédio e tempero desde os tempos antigos.
A erva é pertencente à família Lamiaceae, a mesma família da hortelã, e é bastante utilizada também para conferir cheiro, para alimento e aromatizantes.
Anúncios
Benefícios do chá de Alecrim, Propriedades Anti-inflamatórias e Antioxidantes
O alecrim se caracteriza rico nos antioxidantes como ácido caféico, ácido rosmarínico, ácido betulic, ácido carnósico e carnosol.
Tais substâncias possuem propriedades antiinflamatórias e se mostram essenciais à neutralização dos radicais livres, a evitar danos ao organismo, crescimento das células cancerígenas e envelhecimento precoce da pele.
Desintoxicante
Por se resumir diurético natural, auxilia para desintoxicação do organismo, eliminando patógenos, toxinas, sais, e mesmo gordura excessiva.
O organismo sem as toxinas gera risco menor da cirrose, complicações em fígado, e pele mais bonita.
Concentração e Memória
Os estudos indicam que alecrim atua de estimulante às funções cognitivas, com melhora da concentração, memória, raciocínio lógico.
Sistema Neurológico
As pesquisas indicam que alecrim é capaz de melhorar o sistema neurológico de modo total, e evitar envelhecimento do cérebro.
E tem ácido carnósico, que auxilia o organismo a reverter e evitar danos em cérebro.
Sistema Digestivo
Entre benefícios do alecrim está o saudável sistema digestivo. Os estudos indicam que alecrim melhora sistema digestivo de forma geral, a evitar gases, azia, diarreia, constipação e ausência do apetite.
E auxilia também para regulagem do sistema gastrointestinal inteiro e movimentos intestinais.
Antibacteriano
As pesquisas apontam que o alecrim possui propriedades antibacterianas, em especial com utilidade contra infecção bacteriana em estômago, que podem ocasionar úlceras e mais enfermidades de maior gravidade.
Inserir o alecrim pela dieta diariamente pode evitar enfermidades geradas pelas bactérias.
Prevenção do Câncer com o chá de Alecrim
A pesquisa com publicação em Oncology Reports faz defesa que alecrim auxilia a evitar desenvolver câncer de mama, sem contar leucemia.
Mais estudos indicam que alecrim possui propriedades, estas que evitam desenvolver tumores, a diminuir riscos do desenvolvimento de câncer.
Contra Hálito Ruim
Já que tem propriedades antibacterianas, e intenso sabor, sem contar o cheiro cítrico amadeirado, atua bem em relação ao hálito ruim e higiene bucal no geral.
É indicado gargarejo com água quente e algumas folhas do alecrim, para matar bactérias na boca e resultado de hálito fresco.
Aliviar Dor
O alecrim tem substâncias analgésicas e é utilizado ao alívio desde tempos antigos.
Sobre dores extremas, há possibilidade da aplicação da pasta ou óleo.
Para dor de cabeça, é suficiente consumir com alimento ou ingerir na forma do chá.
Estímulo da Circulação
Os estudos apontam que alecrim é capaz de estimular produção das células vermelhas, com ação em melhora de fluxo sanguíneo no corpo, auxiliando para oxigenação dos órgãos vitais todos e regiões corporais todas.
Efeitos Colaterais e Contraindicações do alecrim
A ingestão excessiva de alecrim, em especial na forma do óleo concentrado, pode gerar problemas com vômitos, náuseas, sangramento em útero, irritação em rins, maior sensibilidade para sol, vermelhidão pela pele, e reação alérgica.
E, sua utilização de remédio tem contraindicação às gestantes e que estejam amamentando.
Aos indivíduos que tenham histórico das convulsões e dificuldades à coagulação do sangue, ou que utilizem remédios, sendo exemplo aspirina.
Leia também: