Mesmo que não seja sua finalidade mais comum, cápsulas de valeriana são usadas de suplemento alimentar a favorecer com emagrecimento por várias pessoas.
Anúncios
No entanto, como a valeriana ajuda emagrecer?
Na verdade, o mais adequado não seria dizer que a valeriana emagrece, porém, que ajuda o processo do emagrecimento.
Isto devido a ela ser usada nesse sentido pelo seu efeito da redução de ansiedade.
A ação funciona a auxiliar a controlar nervos, e evitar momentos em que se come pela compulsão, a aliviar ansiedade, mais emoções, nervosismo.
E, as cápsulas são populares por agir em reduzir estresse e em aumentar energia no decorrer do dia.
Propriedades da valeriana para o emagrecimento
A valeriana tem ainda propriedades que são capazes de estimular o sono e podem auxiliar para melhor descanso pela noite.
Isto ajuda a perder e, ou controlar o peso, já que quanto mais tempo o indivíduo permanece acordado, a quantidade de energia será maior preservada e mais lento se torna o metabolismo.
Ao passo que o metabolismo funciona vagarosamente, o processo da queima das calorias e gorduras pelo organismo também se torna menos eficaz.
E, quem dorme quantidade inferior a 6 horas a cada noite, possui taxas do hormônio cortisol elevadas no corpo.
Quando as taxas do cortisol estão altas, o organismo entende que passa pela fase de privação e que pode passar fome.
O resultado disto é armazenar mais gorduras em região da barriga, sem contar aumento das taxas de insulina, exatamente o hormônio que trabalha em armazenar gorduras.
No entanto, não é apenas isso que ocorre, as taxas altas de cortisol fazem também com que as taxas do açúcar em sangue sejam aumentadas.
E o problema, é que altos níveis da glicose em sangue estão ligados com aumento da vontade de comer alimentos cheios de açúcar.
Quais São os Benefícios da Valeriana?
A planta medicinal está associada com os benefícios:
- Ajuda em tratar transtorno obsessivo compulsivo, TOC.
A pesquisa de 2011 que teve duração de 8 semanas, apontou que valeriana pode apresentar determinada contribuição a tratar TOC, sendo tolerado bem por pacientes.
- Aliviar cólica menstrual.
A pesquisa feita por Universidade Islâmica Azad, Irã, apontou que a raiz da planta medicinal pode ser capaz de acalmar contrações severas do útero que geram dor para mulher no seu ciclo menstrual.
- Contribui com tratamento de hiperatividade.
O benefício foi indicado pelo estudo do ano de 2014 que avaliou efeitos em combinar erva-cidreira e extrato da raiz de valeriana nas 169 crianças com idade própria à escola primária por 7 semanas.
Os resultados do experimento não se apresentaram conclusivos, no entanto, foram classificados de promissores, apontando que combinar as ervas pode acompanhar o tratamento convencional à condição.
Para preparar o chá de valeriana é usada de ingrediente 1 colher de chá da raiz e rizoma da valeriana, picadinhos.
E água fervente. Inicialmente, colocar a água fervente na xícara de chá.
Adicionar a valeriana, e fazer abafamento por período de 5 minutos. Depois, basta coar e então beber o chá.
Leia também: