Previna-se contra a dengue da maneira certa!

Previna-se contra a dengue da maneira certa!

Estamos na época do ano em que os casos de dengue aumentam exponencialmente e é essencial que você saiba como evitar a proliferação da doença e proteger sua família.

Anúncios

É hora de estar atento aos perigos e principalmente às doenças que surgem no verão. Dentre elas, a dengue ganha um destaque expressivo pois é a época do ano em que mais casos se manifestam, levando muitas pessoas até mesmo à morte causada por dengue hemorrágica.

Muito se fala sobre a doença, mas você sabe quais cuidados são essenciais para a prevenção? Continue a leitura e saiba como aniquilar de vez os locais que podem servir como casa para o mosquito da dengue se multiplicar e fazer cada vez mais vítimas. Entenda como é possível evitar que isso aconteça.

Anúncios

Selecione a opção abaixo: 

Anúncios

Escolha a opção acima e você será redirecionado(a) para um conteúdo do nosso blog, onde mostramos alguns aplicativos feitos para personalizar o seu Android.

Alguns cuidados contra a dengue

No verão é comum a dengue apresentar muitos casos no Brasil, devido ao alto período de chuvas e demais fatores ambientais que provocam o acúmulo de água. Mas é importante frisar que há situações que fogem do nosso controle, porém outras são essenciais que haja intervenção humana.

 

Os grandes volumes de água que as chuvas de verão trazem podem ser um dos maiores fatores pelos quais os mosquitos se multiplicam,mas também água de piscina, águas que são utilizadas em plantas, e para hidratação dos animais, também podem servir de casa para o mosquito da dengue colocar seus ovos.

Site

Doctoralia

Receba atendimento médico rápido com especialistas que te darão um diagnóstico assertivo e tratamento adequado.

Você permanecerá no mesmo site

Fique atendo á Água parada

Muito ouvimos sobre como a água parada é o fator causador principal da dengue, porém na prática muitos locais que podem servir como acumuladores de água podem passar despercebidos e acabar servindo de incubadora para o mosquito. Observe com olhar crítico possíveis lugares que possam servir de casa para o mosquito da dengue se proliferar.

 

Uma dica essencial é andar ao redor da sua casa com um papel e uma caneta, anotando todos os possíveis lugares que possam acumular água. É importante que você faça esta tarefa com tempo, e pense em uma solução para acabar com o acúmulo de água nas regiões identificadas.

Cuidado com as lixeiras

Pode parecer que não, mas as lixeiras também podem ser um dos principais lugares para a multiplicação do mosquito da dengue. Por maior rotatividade de lixo que tenha, se elas estiverem destampadas elas podem ser grandes acumuladoras de água, vindo a ser um local perfeito para a multiplicação do mosquito.

 

É essencial manter as lixeiras tampadas, sejam elas internas ou externas, pois o acúmulo de água limpa já atrai o mosquito da dengue. Além disso, ao trocar as sacolas e jogar o lixo fora, sempre verifique se há água no fundo da lixeira que possa servir como berço para o mosquito da dengue.

Atente-seàs águas dos pets

É importante trocar a água dos seus pets com frequência, pois há grandes possibilidades do mosquito se alojar e se multiplicar, por se tratar de uma água limpa. Mantenha a água dos seus pets em local fresco e arejado e troque várias vezes ao dia, se possível, para evitar a possibilidade da multiplicação do mosquito.

 

É importante também que você não espalhe vários pontos com água para seus pets pela casa, pois pode acontecer de você esquecer e aquela água ficar parada muito tempo. Centralize apenas um lugar para colocar a água dos seus pets e troque-os com frequência , se possível mais de uma vez ao dia.

Vacine-se

A vacina contra a dengue já chegou ao Brasil e é importante que você fique atento aos prazos e calendários de vacinação, e se você se encaixa dentro da faixa etária que já pode se vacinar. Confira se na sua região a vacina contra a dengue já está disponível e quem já pode se vacinar. 

 

Se vacinar é tão importante quanto evitar os acúmulos de água pela região, por que por maior cuidado que tenhamos, algum detalhe pode passar despercebido, mas estando vacinado você não ficará abatido pela doença e nem mesmo será acometido pelo estágio mais grave da doença.

Acabe com o berço do mosquito da dengue.

Prevenir é essencial

Tomar todos os cuidados contra a dengue é muito mais do que apenas cuidar de si, mas você está cuidando de todos os outros membros que compõem a sociedade em que você vive. Mantenha sua casa livre do mosquito da dengue e acabe com todos os focos que podem servir de berço para ele.

 

Confira o calendário de vacinação na sua região e veja se você e sua família já estão habilitados para se prevenir contra a doença que mais causa mortes no verão. Juntos somos capazes de eliminar o mosquito da dengue e todo o mal que ele trás.

Perguntas Frequentes:

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas podem variar de febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares a complicações mais graves, como hemorragia e choque.

O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada. Locais com água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, recipientes descartados e recipientes de armazenamento de água, são ideais para a reprodução do mosquito.

Algumas medidas importantes para prevenir a dengue incluem:

  • Eliminar qualquer acúmulo de água parada onde os mosquitos possam se reproduzir.
  • Usar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
  • Usar repelente de insetos regularmente, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer.
  • Vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas onde a dengue é prevalente.

Você pode proteger sua casa tomando as seguintes medidas:

  • Verificar e limpar regularmente os recipientes que acumulam água, como vasos de plantas e calhas.
  • Manter a piscina limpa e bem tratada.
  • Utilizar mosquiteiros em janelas e portas.
  • Utilizar telas em caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, fadiga e erupção cutânea. Se você apresentar esses sintomas, especialmente se estiver em uma área onde a dengue é comum, é importante procurar ajuda médica imediatamente, pois a dengue pode evoluir para uma forma mais grave da doença.

Artigos do Site

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.