A dúvida se a mulher pode doar sangue menstruada é freqüente no universo feminino.
Anúncios
Tais dúvidas ocorrem por causa da idéia de que se as mulheres doarem sangue na condição de menstruadas, vão ficar anêmicas.
No entanto, as mulheres podem doar sangue na condição de menstruadas.
Anúncios
Pode ou não estando menstruada?
A mulher no período menstrual apenas não pode doar sangue se apresentar enfermidades com relação à menstruação, sendo exemplo o volume menstrual bem acima do regular.
Isto reduz taxas do hematócrito, o valor de laboratório, o que indica anemia pela perda do ferro.
Anúncios
Se a mulher não sofrer de qualquer condição associada com sua menstruação, ou mais condições da saúde que de acordo com avaliação do médico impeçam tal ação, então ela pode doar sangue sem problemas.
Leia também:
Desinformação e Tabu
De acordo com pesquisa de Fundação Pró-Sangue, Hemocentro de São Paulo, a marca de 43% dos homens que passaram pela entrevista já havia feito doação de sangue ao menos uma vez.
E o percentual feminino correspondeu a 12%.
O estudo mostrou que uma das causas principais a tal diferença é a ausência da informação sobre como é importante doar e ainda muitos tabus, especialmente a menstruação.
Tal ausência da informação por vezes não é apenas de mulheres, no entanto, ainda de profissionais da saúde.
Em pesquisa realizada com enfermeiros, 43% dos enfermeiros disseram que uma mulher no período menstrual não iria poder fazer doação de sangue, e 42% afirmaram não saber se isto era possível.
Porém, desde o ano 2004, a Anvisa declara que somente a menstruação não se caracteriza contraindicação para doar.
Várias vezes, os tabus e desinformação terminam a afetar a solidariedade, e impedindo o ato de importância tamanha, que é a doação do sangue.
A mulher no período menstrual apenas se encontra impossibilitada da doação de sangue, se apresentar enfermidades relacionadas com menstruação, sendo exemplo o volume menstrual bem acima do regular.
Intervalo das Doações
A freqüência em relação a doar quem vai estabelecer é o doador, assim nada impede decidir doar apenas uma vez anualmente, ou mesmo uma vez na vida. No entanto, se desejar tornar-se doador freqüente, há intervalo que deve ser seguido.
Aos homens, o intervalo deve corresponder a 60 dias, a contabilizar 4 doações anuais.
E para mulheres, o intervalo corresponde a 90 dias, a contabilizar 3 doações anualmente.
A diferença entre as mulheres e homens decorre de repor o estoque do ferro ser mais vagaroso em corpo da mulher, por causa de ciclos menstruais.
Vídeo | A mulher pode doar sangue Menstruada?
Vídeo | Como reduzir os dias da menstruação – Diminua em até 3 dias
Benefícios para Quem Doa Sangue
Há benefícios para o doador de sangue, além da consciência da boa ação.
Embora haja proibição de qualquer espécie de comércio com sangue que foi doado, já que compreende que o ato deve ser voluntário, há determinados benefícios que são dados para o doador regular, com o intuito de estímulo da ação de doar.
Além do atestado médico garantido por ao menos 1 dia de ano, sem descontar em salário, é possível conquistar desconto nos ingressos de cinema, show, teatro, e mais eventos apresentando a carteirinha de doador.