No Brasil, o número de investidores cresceu bastante nos últimos anos, talvez pela crise financeira que assola o país há anos. Nisso, há várias formas de investimentos, mas, será que investir através do Banco Inter é uma boa opção?
Anúncios
Nesse artigo, falaremos sobre o Banco Inter, e todos os prós e os contras de se investir nesse banco que é considerado o precursor dos bancos digitais. Confira!
Como surgiu o Banco Inter?
O Banco Inter é um banco fundado no ano de 1994 como a financeira Intermedium, se tornando hoje um dos principais bancos digitais do Brasil.
Nisso, a financeira do Banco Inter pertence à família Menin, dona da construtora MRV, assim como, é patrocinadora oficial do São Paulo Futebol Clube (SPFC).
No ano de 2014, a empresa lançou uma conta-corrente que podia ser acessada pelo computador ou smartphone. Mas, no ano de 2016, o processo de abertura da conta passou a ser totalmente digital.
No ano de 2017, a financeira Intermedium passou a se chamar Banco Inter, contando hoje com mais de 2 milhões de correntistas.
Como funciona o home broker do Banco Inter para investimentos?
De início, o Banco Inter é uma instituição autorizada a operar pelo Banco Central. Ou seja, é uma instituição apta a funcionar.
E além disso, para conceder investimentos, o banco Inter também precisou obter uma licença da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por fazer avaliações constantes das atividades do ramo de investimentos.
Então, o Banco Inter fornece serviços totalmente online, que podem ser acessados pelo computador ou através do aplicativo do celular.
Para ter acesso basta fazer a solicitação de abertura da conta digital e aguardar a aprovação do banco Inter. Nisso, a solicitação poderá ser negada ou aprovada, a depender dos critérios de aprovação da instituição.
Importante mencionar que todos os serviços da instituição são online, isso porque, o Banco Inter possui apenas uma única agência na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Como abrir uma conta corrente e ter fácil acesso ao home broker?
Então, para abrir uma conta-corrente no Banco Inter, basta baixar o aplicativo do banco e ter em mãos os documentos como RG ou carteira de motorista; documento do cônjuge caso você seja casado ou casada; comprovante de residência e assinatura.
Depois disso, o aplicativo solicitará uma foto sua ou para que você envie um arquivo já salvo com esses documentos. E então, depois disso, basta esperar para que a solicitação seja aprovada!
Importante mencionar que o banco Inter faz uma análise de crédito, ou seja, sua solicitação poderá ser negada, caso alguns dos critérios que o banco prevê, não sejam atendidos!
Depois disso, o cartão leva cerca de uma semana para ser emitido, e em média, 15 dias até chegar na casa do cliente, caso seja aprovado! E o melhor de tudo, é que o cartão não tem cobrança de anuidade!
Investir através do Banco Inter Poupança: vale a pena?
Pois bem, antes de mais nada, para ter acesso aos investimentos do Banco Inter é necessário acessar no seu celular a aba do aplicativo chamada “Plataforma Aberta Inter (PAI Investimentos).
Em seguida, basta preencher um questionário para avaliar seu perfil de investidor. E então, o Banco vai disponibilizar as aplicações que estejam disponíveis para você.
Hoje, a poupança é um dos investimentos que rendem menos no mercado, mesmo assim, é regulada pelo governo federal. Nisso, a poupança do banco Inter é bem parecida com as dos outros bancos.
Então, só valerá a pena investir na poupança do Banco Inter, se você fizer movimentações com frequência.
O fato é que existem outras alternativas mais interessantes de investimentos como mostraremos a seguir. Lembrando que você deve conhecer o seu perfil como investidor antes de optar por um desses investimentos.
Ou seja, se você é um investidor que procura arriscar mais, ou, é mais contido na hora de fazer investimentos financeiros!
Investir através do Tesouro Direto: vale a pena?
O Tesouro Direto é um programa do governo federal, ou seja, as mesmas taxas de rendimento do Banco Inter também aparecem nas outras instituições financeiras, o que irá variar são os valores dos títulos.
Então, é importante procurar opções que se mantenham iguais a taxa básica de juros, que é a principal referência do mercado de investimentos.
Para acessar a plataforma na aba de investimentos do Tesouro Direto. Basta ir no Internet Banking. Em seguida, acessar a aba “Investimentos”. Depois disso, “Cadastro Tesouro Direto” e então fazer a liberação.
Logo, você receberá um e-mail com a senha de acesso, e poderá dar andamento na compra e venda dos títulos.
Portanto, investir através do Banco Inter no Tesouro Direto é mais uma opção interessante de investimento.
Investir através da Previdência Privada no Banco Inter: Vale a pena?
Outra forma de investir através do Banco Inter é investir na previdência privada. Esse investimento é feito em parceria com a Icatu Seguros, sendo atualmente a maior gestora de previdência privada do país.
Então, cada plano da previdência mostra os valores que você pode investir, em quanto tempo você quer fazer a retirada do dinheiro e se você quer fazer um saque único ou ter uma renda mensal.
E além disso, todas as movimentações podem ser feitas diretamente no aplicativo do Banco Inter e tudo no mesmo dia!
Considerações finais!
Portanto, há várias formas de investimentos no Banco Inter, como as que citamos e ainda, CDBs, CDIs, LCI, debêntures e outros investimentos. Para visualizar todos, basta acessar o app ou Internet Banking da instituição.