Esteja atento(a): Sinais de que você é intolerante á lactose

Esteja atento(a): Sinais de que você é intolerante á lactose

Muitas pessoas são intolerantes à lactose mas por não conhecerem os indícios da doença, acabam vivendo e carregando este mal consigo sem saber e sem tratamento adequado.

Anúncios

 

A intolerância à lactose pode acometer qualquer pessoa a qualquer momento da vida. É basicamente quando o corpo não consegue quebrar as enzimas lactase, o que leva a pessoa a apresentar sinais de mal estar e má digestão devido a isso. Esteja atento, pois a intolerância se apresenta com vários sinais.

Anúncios

 

Se esta é a primeira vez que você ouve falar neste tipo de intolerância, observe os sinais que listamos abaixo e faça um comparativo. Muitas vezes pode existir um padrão e o próprio portador não percebe,sofrendo de mal estar e desconforto toda vez que consome algo que contém leite.

Selecione a opção abaixo: 

Escolha a opção acima e você será redirecionado(a) para um conteúdo do nosso blog, onde mostramos alguns aplicativos para ensinar seus filhos de maneira descontraída.

Principais sintomas da intolerância á lactose

Esta deficiência na enzima lactase pode chegar a qualquer momento da sua vida, não é como muitos pensam. O leite de vaca não foi feito para consumo humano, por isso uns corpos têm mais dificuldade de quebrar as enzimas, apesar de ser algo desafiador para todos os organismos. 

 

O único leite  a ser consumido por humanos deveria ser o leite materno, em sua infância. A intolerância a lactose a longo prazo pode ocasionar em uma desregulação no intestino gravíssima, podendo levar o indivíduo a ter maiores complicações futuras, principalmente no intestino grosso e estômago.

Site

Doctoralia

Encontre atendimento médico com os melhores especialistas do mercado de forma instantânea.

Você permanecerá no mesmo site

Dor abdominal

Sabe quando você sente um desconforto descomunal no abdômen, a ponto de não conseguir se manter ereto pela dor? Este pode ser um sinal de que você é intolerante à lactose. Observe os padrões, e principalmente se estas dores agudas aparecem logo depois de você consumir algo com leite na composição.

 

A dor é descrita como uma sensação de cólica ou gases agudos, que impede que a pessoa se movimente confortavelmente,ou até mesmo se erga. Observe se as dores abdominais chegam acompanhadas de outros sintomas após você consumir alimentos ricos em leite. A dor é um dos principais sintomas da intolerância à lactose.

Diarréia

Se ao comer algum alimento rico em leite, ou com a menor quantidade de leite que seja você já é acometido pelas dores abdominais, seguidas de diarréia, é importante comunicar ao seu médico. Como seu organismo não consegue processar a lactose, ele dá um jeito de eliminar o mais rápido possível.

 

Não existe um padrão correto, a diarréia pode aparecer logo após o consumo do leite, ou pode demorar horas para aparecer, por isso é muito importante não se autodiagnósticos, e levar seu quadro e os sintomas que você está sentindo para um médico especialista trabalhar em cima de um diagnóstico.

Inchaço

Além disso, sua barriga pode apresentar inchaços e gases de forma descomunal. Se você perceber que sua barriga estufou, e uma sensação de que você está extremamente cheio tomou conta, é importante ligar o alerta. A quantidade de gases que aparecem pode nos causar extremo desconforto, além de dores agudas.

 

O Inchaço na barriga pode demorar horas para passar, assim como os gases. Você pode continuar sentindo a mesma sensação até os dias, dependendo da quantidade de lactose que você ingeriu, te impedindo de executar algumas atividades e causando desconforto agudo.

Náuseas

 

A sensação de que algo não foi bem recebido pelo seu estômago continuará, podendo até provocar vômitos em alguns casos. É bem provável que você sinta como se tivesse comido um banquete inteiro sozinho, mas a verdade é que a lactose te dá essa sensação, o que provoca o mal estar.

 

Em muitos casos o intestino sente necessidade de jogar aquele material para fora pois não está conseguindo digerir,provocando vômitos. Se já chegou neste estágio, é essencial que você procure um médico imediatamente porque os vômitos e diarréias constantes podem provocar desidratação.

Não anule o leite da sua dieta, adote soluções alternativas.

Mas, como resolver isso?

A intolerância à lactose não tem cura, mas tem tratamentos que te permitem ingerir alimentos ricos em leite normalmente. É essencial que você busque um médico que te passe uma medicação proporcional, e te passe os exames certos para diagnóstico assertivo, nunca faça autodiagnóstico e se automedique.

 

Algumas épocas da vida os sintomas podem estar mais aflorados, ou em algumas épocas eles podem simplesmente sumir. Então é importante que você, depois do diagnóstico, esteja sempre acompanhado da medicação passada pelo médico para não passar nenhum tipo de imprevistos ao consumir leite.

Perguntas Frequentes:

A intolerância à lactose é a incapacidade do corpo de digerir completamente a lactose, um açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos. Isso ocorre devido à deficiência ou ausência da enzima lactase, responsável pela quebra da lactose em componentes mais simples para absorção

Os sintomas comuns incluem dor abdominal, inchaço, gases, diarreia e desconforto após consumir produtos lácteos. Os sintomas variam em intensidade e podem se manifestar minutos a horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose.

O diagnóstico geralmente é feito com base nos sintomas relatados e em testes específicos, como o teste de tolerância à lactose e o teste genético. O teste de tolerância à lactose envolve a ingestão controlada de lactose e a medição dos níveis de glicose no sangue para avaliar a capacidade do corpo de metabolizar o açúcar do leite.

A intolerância à lactose pode ser permanente ou temporária, dependendo da causa subjacente. Algumas pessoas desenvolvem intolerância à lactose devido ao envelhecimento, enquanto outras podem adquiri-la como resultado de condições médicas específicas. Em casos temporários, como infecções gastrointestinais, a intolerância pode ser reversível.

Existem várias alternativas para pessoas com intolerância à lactose. Isso inclui produtos lácteos sem lactose, suplementos de lactase para tomar antes das refeições lácteas, e substitutos de leite, como leites à base de plantas (soja, amêndoa, aveia) que são naturalmente isentos de lactose. Além disso, queijos duros e iogurtes fermentados geralmente são melhor tolerados por pessoas com intolerância à lactose.

Artigos do Site

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.