Fazer empréstimo com garantia de moto, vale a pena?

Fazer empréstimo com garantia de moto, vale a pena?

empréstimo para negativado com garantia de moto

Está com dúvidas sobre como funciona o empréstimo com garantia de moto?

Anúncios

Esse serviço, que também ficou conhecido como refinanciamento de moto, o empréstimo pode chegar até 90% do valor total da moto, com a condição de quem irá solicitar usar o bem como garantia para o pagamento das parcelas.

Tendo como exemplo o empréstimo com garantia de imóvel e o empréstimo com garantia de veículo, esse serviço também tem os juros mais baixos comparado a outras modalidades de crédito, isso se decorre pelo fato de se houver inadimplência o bem será tomado.

Como o banco analisa meu empréstimo com garantia de moto?

Cada banco ou instituição tem sua própria análise, mas basicamente todas seguem um padrão, vamos colocá-las aqui pra te ajudar.

  • Análise do seu perfil: Serão feitas pesquisas utilizando seu número de CPF para consultar seu score de crédito, nele contém sua relação com o mercado financeiro, como se você já solicitou empréstimo antes, se já foi negativado ou se ainda é.
  • Com base nisso, o banco consegue prever se você terá chances de conseguir o empréstimo ou não.
  • Análise do veículo: Aqui sua moto será revisada e ela deve se encaixar nos padrões que o banco estipula, caso contrário o empréstimo será negado.
  • Normalmente a instituição leva em consideração coisas como, ano de fabricação, moto deve estar quitada e sem seu nome, quilometragem, valor de mercado e claro o estado de conservação da mesma.

Para essa etapa você precisará estar com alguns documentos em dia e são eles:

  • RG e CPF
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de Renda
  • Certidão de casamento (se for casado)
  • Certificado de Registro de Veículos (CRV)
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)

Quais as principais vantagens do empréstimo com garantia de moto?

Como todo crédito, temos que avaliar os benefícios que ele nos trará e como isso vai ajudar em cada tipo diferente de situação.

Vamos falar abaixo sobre cada vantagem e você utiliza dessas informações para ver se elas se encaixam no seu objetivo.

  • Quem pode solicitar: Essa é uma das dúvidas mais recorrentes quando falamos dessa modalidade de empréstimo, normalmente com questionamentos como quem está com o nome sujo. Uma das vantagens aqui é que quem está negativado, pode solicitar esse serviço;
  • Taxas de juros: Um dos pontos muito importantes que devem ser levados muito a sério são as taxas. Mas para a alegria de quem irá solicitar o serviço, as taxas são das menores se comparada a outros tipos de empréstimos;
  • Qual será o valor do empréstimo: Isso vai ser entre você e o banco, mas normalmente o correto é se conseguir até 90% do valor total da moto;
  • Pagamento: Uma das facilidades que deve ser comentada também é que, se você é correntista do banco em que está solicitando o empréstimo, o pagamento será feito em débito na sua conta corrente.

Quais as desvantagens?

Como nem tudo são flores, devemos nos atentar também aos riscos que teremos caso optemos pelo empréstimo.

E atenção redobrada aqui, pra quem está buscando um empréstimo, não será bom cometer erros e perder dinheiro.

  • Banco estipula o valor da moto: Muito cuidado com isso, como a instituição fica responsável pela vistoria e apuração do preço, o valor do empréstimo irá divergir do valor do mercado devido a fácil depreciação;
  • Moto passa a ser do banco: Isso quer dizer que em caso de emergências, você não poderá vender o bem;
  • Quais motos são aceitas: Essa também é uma questão difícil desse empréstimo. Quando for usar uma moto como garantia ela não poderá ter mais de 10 anos, mesmo estando em bom estado, elas dificilmente serão aceitas.

Será que realmente vale a pena fazer o empréstimo com garantia de moto?

Como todo empréstimo tem seus altos e baixos, esse não é diferente, mas como pudemos ver esse serviço apresenta vantagens significativas nos mostrando ser uma boa opção para alguns casos.

Esse crédito deve ser muito bem vindo para clientes que estejam em busca de pagamento de outras dívidas, pois o empréstimo com garantia de moto nos traz juros menores e sem demora para cair na sua conta. 

Outro caso que também valerá a pena, seria quando há a necessidade de dinheiro imediato e que você sabe que poderá arcar com os custos.

Finalizando

Lembre-se sempre de se organizar e realizar um estudo de mercado e sobre sua própria situação financeira, assim evitando muitas surpresas indesejadas.

Esperamos ter ajudado com essas informações e dicas, boa sorte!