Efeitos colaterais da glutamina

Efeitos colaterais da glutamina

Funções Principais e Benefícios de Glutamina

Glutamina se classifica em categoria de aminoácidos não essenciais, portanto, aminoácidos que têm produção pelo corpo partindo de certo metabolismo.

Anúncios

Glutamina tem síntese a partir de ácido glutâmico, isoleucina e valina, para estes dois últimos aminoácidos essenciais indicados, conclui-se que os BCAA’s se mostram as fontes maiores à síntese de glutamina.

Trata-se de um dos aminoácidos mais abundantes no organismo.

E é sintetizada partindo de código genético, então classificada de não essencial.

Glutamina tem várias funções de importância como de exemplo, se resumir fonte de energia ao sistema imune e participação de modo direto e ativo em crescimento muscular por meio do estímulo de síntese das proteínas.

Consumo da Glutamina como suplemento alimentar

Os atletas que treinam de modo intenso devem fazer consumo de glutamina no pó, como suplemento alimentar.

Isso vai evitar que o organismo entre nos casos do over Training, e ainda protege sistema imune em relação às enfermidades possíveis que possam surgir geradas pelas bactérias e vírus.

Tal suplementação deve ser preferencialmente apontada por nutricionista ou nutrólogo.

Por meio de determinados exames e avaliações, tais profissionais vão poder estabelecer a frequência e quantidade para ingestão da glutamina.

Efeitos Colaterais da Glutamina na saúde em geral

Em maior parte de pesquisas realizadas nas pessoas saudáveis que usaram tal substância por um determinado período, demonstraram que sua utilização se mostra segura e que não existe risco dos efeitos colaterais.

Somente nas pessoas diabéticas  sua utilização deve ser controlada pelo médico, pois estudos apontaram que diabéticos metabolizam de modo anormal a glutamina.

Funções Principais e Benefícios de Glutamina

Glutamina se caracteriza muito importante ao funcionamento adequado do organismo que vários nutricionistas não a determinam como não essencial.

A mesma participa de modo relevante em síntese de mais aminoácidos e auxilia para manter homeostase de tecidos em processo do catabolismo.

Mais funções de importância inerentes para glutamina é que a mesma consegue liberar extras quantidades dos hormônios em corrente sanguínea, de exemplo a testosterona.

Glutamina tem ainda papel importante em produzir glicose. Por causa do fato de possuir dois grupos amina, é então ideal a formar mais aminoácidos.

Glutamina encontrada em músculo doa o radical amina ao ácido pirúvico. E a partir daí, o aminoácido denominado alanina vai ser formado, transportado ao fígado, local em que será metabolizado produzindo a glicose.

Deste modo, glutamina se resume de importância vital a produzir energia por parte do corpo.

E manter pH sanguíneo apropriado, portanto, dentro de faixa de 7.35 para 7.45 se mostra de importância vital. De forma a que todos os órgãos possam ter funcionamento do modo correto é preciso haver pH ótimo.

Glutamina ainda auxilia a manter tais valores como ideais. Se existe o excesso de H+ em organismo, com possibilidade de causar acidose, tal elemento une-se para grupo amina de glutamina e pode ser eliminado por urina a evitar problemas possíveis em homeostase.

Um aspecto importante, mais funções de glutamina são regular síntese e degradação de proteínas, manutenção de sistema imune, controlar processos de anabolismo e catabolismo, e também remover excesso da amônia e nitrogênio do organismo.

Leia também: