Glibenclamida quais são os efeitos colaterais - Será Que Pode
Pular para o conteúdo

Glibenclamida quais são os efeitos colaterais

efeitos colaterais da glibenclamida

O medicamento Glibenclamida é encontrado nos comprimidos de 5 mg, nas embalagens de 30, 60 e 450 unidades, é de utilização oral e adulta, com indicação aos pacientes com diabetes mellitus tipo 2, nas situações que não existe dependência de insulina.

Anúncios

E categorizado em classe de antidiabéticos sulfonilouréias, portanto, que fazem estímulo de produção da insulina em pâncreas, é indicado de primeira opção aos indivíduos.

Além da enfermidade ainda sofrem da obesidade e não foram capazes de controlar taxas da glicose em sangue apenas com alterações em alimentação e freqüente prática das atividades físicas.

Anúncios

Glibenclamida Emagrece?

Em bula do medicamento não há efeito direto da redução ou aumento do peso, assim em primeiro momento não há possibilidade de dizer que glibenclamida engorda ou emagrece.

Mas, considerando que o remédio age gerando aumento em taxas da insulina em sangue, é possível que gere determinada reação do aumento em apetite para alguns indivíduos.

Anúncios

Neste sentido, seria possível afirmar que há chances maiores que a substância provoque ganho do que diminuição do peso.

Isto já que ao perceber mais fome, o paciente recebe tendência a se alimentar mais do que é devido, ou do que é de hábito, e calorias são acumuladas, que vão ser transformadas nos quilos a mais.

E, o fato simples de elevar produção da insulina já pode representar algo que favorece ganhar peso nos pacientes apresentando glicemia descontrolada normalmente.

E mais ainda, por glibenclamida gerar hipoglicemia, condição caracterizada por redução de taxas do açúcar em sangue e que possui como alguns dos próprios sintomas fome e fadiga, tal reação do aumento do peso pode se mostrar ainda maior.

Isto porque o usuário ao perceber cansaço, pode reduzir freqüência em praticar exercícios físicos e diminuir gasto de calorias.

Já com maior fome ainda, sua ingestão das calorias seguirá a crescer, a estimular deste modo ganho dos quilos a mais.

Se administrado bem, no conjunto com alimentação equilibrada, pacientes no geral não devem ter preocupação se glibenclamida engorda ou emagrece.

Mais Efeitos Colaterais

Mais efeitos colaterais que podem ser gerados por ingerir glibenclamida, distúrbios de trato gastrointestinal, náusea, maior risco e letalidade das doenças cardiovasculares, sensação da plenitude gástrica, queimação, diarréia, constipação.

E taquicardia, palpitação, sudorese, dor de cabeça, tremor, distúrbios visuais, confusão, formigamento de lábios, irritabilidade, fome, fadiga, náusea, mudanças de personalidade, coma e convulsão (todos estes são sintomas de hipoglicemia, a reação adversa principal do remédio, que se caracteriza grave, pode acarretar até morte, e assim demanda cuidados, acompanhamento e orientação médica).

E eritema, urticária, prurido, erupções, redução da taxa do sódio em sangue. E redução dos leucócitos, plaquetas, hemácias. Agranulocitose que é diminuição excessiva ou ausência dos leucócitos.

Distúrbios em sistema endócrino, cálculo renal, alterações em estado da atenção na operação das máquinas. Inflamação de vasos sanguíneos.

E anemia hemolítica, a enfermidade em que há taxa insuficiente dos glóbulos vermelhos em sangue.

E mudanças hepáticas como icterícia (amarelado em olhos, pele, membranas mucosas), hepatite, colestase, e aumentos de enzimas hepáticas, e a falência hepática.

Leia também: