5 Dicas para contornar a dificuldade em vender

5 Dicas para contornar a dificuldade em vender

contar-dificuldade-em-vender

No mundo das vendas, nem tudo são flores e nem sempre recebemos um “sim” com facilidade, não é mesmo? E pensando na dificuldade em vender, hoje trouxemos 5 dicas para contornar essa situação e prospectar novos clientes para o seu negócio, garantindo imersão em lucros para a sua empresa. 

Anúncios

Para quem trabalha com vendas, é normal atender a clientes que são mais difíceis para fechar a compra, certo? 

Como bons vendedores, devemos saber como driblar os nãos que recebemos e tentar converter a venda e, para isso, é necessário saber persuadir de forma eficaz aos clientes. 

Lembre-se que persuadir o cliente não significa empurrar a ele qualquer produto e fechar a venda sem que ele tenha, de fato, interesse ou vá investir no produto de forma certeira! Vender apenas “por vender” qualquer um é capaz de fazer.

Mas, e pensando na questão de vendas pela internet, será que há como contornar os nãos recebidos? Claro que iremos abordar também este assunto, mega importante na realidade em que vivemos, certo?

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como fechar aquelas vendas mais difíceis e como oferecer um atendimento profissional. E para isso, conte com a Cadastro Empresa para te auxiliar na prospecção de novos clientes ou fornecedores para o seu negócio.

Amplie seus conhecimentos e entenda “Como fazer a prospecção de novos clientes”.

Entendendo a situação

Trabalhar com vendas requer muito aprendizado e compreensão por parte do vendedor, levando em consideração que vendas não são apenas trocas entre dinheiro e produto. 

Quando clientes nos dizem não – o que é natural que ocorra muitas vezes -, para um produto que eles de fato precisem e tenham orçamento para adquirir, é preciso entender a situação, entender o porquê do não e tentar contornar essa situação. 

Ao tentar efetuar uma venda e receber o não, converse com o seu cliente, entenda qual o motivo pelo qual ele não quis adquirir o produto com você, é possível que ele tenha ficado com alguma dúvida ou receio sobre aquele produto, e você poderá auxiliá-lo e, quem sabe, ainda fechar a venda!

Leve em consideração também que alguns clientes não podem pagar por aquilo que vendemos, então, entenda a situação e não tente forçar o produto para ele, isso apenas o afastará da sua marca ou empresa!

Conheça e entenda seu produto

Na hora de vender um produto, é indispensável que o vendedor conheça tudo sobre o produto! 

Afinal, como vender algo que você não tem conhecimento ou não domina? Como convencer uma pessoa a comprar um produto ou serviço que sequer você entende?

Então, antes de se submeter a venda, conheça a fundo seu produto, quais as qualidades, finalidades, funcionamentos, possíveis falhas e como o cliente poderá solucionar um problema ou uma dor pessoal com aquilo que seu negócio oferece.

5 Dicas para contornar um NÃO!

É natural que clientes não queiram fechar compras, todo vendedor passa por essa situação no dia a dia, mas, há o que ser feito para contornar o não e obter sucesso na venda?

Sim, é possível mudar o cenário! Confira nossas dicas a seguir:

1. Comunique-se

É imprescindível que o vendedor saiba se comunicar, é através da comunicação que ele poderá expor todas as qualidades do produto ou serviço e também compreender aquilo que o cliente necessita.

Ou seja, a partir da comunicação você entenderá o que pode ou não abordar com os clientes. Ao receber rejeições, não as leve para o pessoal, continue se comunicando de forma pacífica e acolhedora.

2. Ouça

Ouça o que seu cliente tem a dizer, faz parte do processo de comunicação e de vendas também. Ao dar ouvidos ao seu cliente você compreenderá as necessidades e dores que ele tem e, dessa forma, poderá direcionar sua venda para o produto certeiro.

Além de ouvir o que seu cliente tem a dizer, registre (mesmo que no bloco de notas da memória) para compreendê-lo!

Ao ouvir e compreender seu cliente, você terá mais intimidade e saber mais de sua vida, podendo ofertar os produtos certeiros.

3. Não seja insistente e não empurre a venda

Não empurre uma venda ao cliente, se você já ofereceu o produto, já mostrou todas as especificidades e utilidades, e mesmo assim ele continuou negando, não insista de maneira indesejada.

É bem possível que um atendimento bem feito, mesmo que não gere a venda na hora, possa futuramente gerar uma venda do seu produto, porém, se o vendedor for muito insistente, pode ser lido com um viés de reprovação. 

4. Crie conexões

Se conectar com o cliente, muito além da comunicação e do ato de ouvi-lo, é importante que você crie uma conexão para que ele se sinta mais à vontade com você. 

Criar conexões também faz parte de acompanhar todo o processo de compra e pós-venda! 

Mesmo que o cliente não queira fechar negócio, ao criar essa conexão você terá abertura para procurá-lo em outro momento, para ofertar o mesmo produto ou outro e, a recíproca será verdadeira, ou seja, caso ele decida posteriormente adquirir o produto, ele lembrará de você!

5. Tenha soluções a partir das objeções já apresentadas

Não menos importante, entenda quais objeções e por quê costumam acontecer, e a partir deles, crie soluções. 

Ou seja, se muitos clientes apresentam objeções pelo motivo X ou Y, entenda como solucionar o problema, seja por preço ou por utilidade, por exemplo. Compreenda as dores e leve soluções aos clientes! 

Se o cliente estiver com objeções por questões de dúvidas, é o momento de levar a solução para que ele sane suas dúvidas e feche a compra. 

Se for por valores ou utilidade, compreenda o que você pode fazer, entenda – novamente -, que nem sempre os clientes podem pagar pelo produto ou serviço, então, tenha sempre uma “carta na manga” e leve outros produtos para oferecer, bem como outros utilitários. 

CONCLUSÃO

Quando se tem um ecommerce é preciso compreender o porquê de alguns produtos não estarem vendendo e buscar uma solução! 

Diferente das vendas presenciais, via email ou telefone, é preciso entender o cliente e o que ele busca no produto, isso parte da compreensão e estudo de leads, pelo marketing digital!

Então, se o seu negócio online está tendo muitas objeções, compreenda os porquês e busque solucionar as dores e necessidades dos seus leads, para que eles se tornem clientes. 

A partir do momento em que você entende as necessidades, você pode ou alterar seus produtos e serviços ou buscar outras formas de atingir o público certo! 

Na plataforma da Cadastro Empresa são apresentados muitos insights e soluções para empreendedores! Não deixe de conhecer.  

Obrigado por acompanharem a leitura deste artigo.

E até a próxima!