Conheça os sinais da Dermatite atópica

Conheça os sinais da Dermatite atópica

Esteja alerta aos sinais que o corpo humano envia para você ao enfrentar uma crise de dermatite atópica. Saiba o que fazer em casos extremos.

Anúncios

 

Se você convive diretamente com alguma criança que apresenta frequentemente alterações de pele, saiba que podemos estar tratando de um caso de dermatite atópica. A doença chega geralmente na infância e não tem sua causa definida. Se trata de uma doença crônica, que provoca lesões e coceiras na pele.

Anúncios

 

Alguns produtos de uso diário podem acabar irritando ainda mais a pele, fazendo com que o caso de dermatite atópica se agrave, sendo necessário que os pais e cuidadores identificam rapidamente a doença, e utilizem os produtos que não provoquem ainda mais irritações na pele da criança.

Selecione a opção abaixo: 

Escolha a opção acima e você será redirecionado(a) para um conteúdo do nosso blog, onde mostramos como dizer adeus à intolerância a lactose.

Alguns sintomas da dermatite atópica

Geralmente uma criança acometida pela dermatite atópicapode apresentar também alterações intestinais, que são frutos da reação alérgica causada pela irritação na pele.É Importante também que os pais e cuidadores estejam atentos sabonetes, hidratantes, protetores solares e demais produtos de pele.

 

O tratamento da doença é extremamente essencial, não só quando falamos do bem estar físico e do alívio das dores e coceiras, mas também para o bem estar emocional. A dermatite atópicatabém pode acometer adultos, que podem acabar levando este desconforto da infância para o resto da vida

Site

Médico 24H

Cuida da sua saúde com a melhor equipemédica disponível sempre para atender suas urgências.

Você permanecerá no mesmo site

Coceira excessiva

Um dos principais sintomas que a dermatite atópicapode trazer é a coceira excessiva. Em alguns casos, a coceira pode ser tão intensa que pode acabar ocasionando leves feridas, fazendo com que o indivíduo fique com escoriações por toda parte. Ao notar coceira localizada persistente, esteja atento aos demais sintomas.

 

A coceira aparece devido ao ressecamento extremo da pele, que está sensível e inflamada, facilitando a entrada de bactérias. Ao notar coceira extrema, hidrate sua pele omáximo possível e crie a rotina de mais banhos durante o dia para alívio da coceira constante.

Erupção na pele

As erupções na pele podem surgir devido a coceira constante até mesmo em lugares que não estão irritados. As erupções podem ser vermelhas e estar inflamadas, causando aspereza e calombos na pele da pessoa acometida. Geralmente as erupções podem surgir em locais do corpo onde tem dobras.

 

Observe o  aparecimento de erupções cutâneas,principalmente em bebês, que tendem a demonstrar o surgimento das mesmas, e muitos pais acabam não percebendo, podendo estar presentes no couro cabeludo, no rosto, nas mãos e nos pés. Esteja atento caso seu bebê esfregue as mãos em cima da erupção constantemente.

Pele ressecada

Quando a pele fica extremamente ressecada,é comum que ela acabe descamando,tendo um aspecto sempre áspero e como se estivesse mal hidratada. Isso se deve à inflamação constante e a coceira provocada pela dermatite, dando esse aspecto à pele da pessoa acometida pela doença.

 

As bactérias acabam encontrando um lugar para se hospedar, visto que a coceira constante destrói as barreiras de proteção e deixam a pele inflamada, suscetível a qualquer tipo de mal. Muitas vezes a pele pode ficar ressecada quando a pessoa acometida entra em contato com alguns tipos de produtos tóxicos.

Pele inflamada

Quando a dermatite atópica está em seu auge, você verá que a pele da pessoa acometida apresenta inchaço e vermelhidão. Este é um sinal claro de que a pele está inflamada, e logo em breve entrará e m estágio de ressecamento. O inchaço pode se concentrar apenas em um local tomar várias partes do corpo.

Se a dermatite for alérgica, é importante você evitar contato com os produtos que podem provocá-la, que vão desde produtos de limpeza perfumes e cremes hidratantes.é importante criar um padrão de observação para eliminar de vez o uso destes produtos no seu dia a dia e começar a promover seu bem estar.

Esteja atento aos sinais da dermatite atópica.

Todo cuidado é pouco

A dermatite atópicanão é uma doença avassaladora, mas pode causar um enorme desconforto, principalmente em crianças, que podem acabar demonstrando maior irritações quando estão acometidas pelos sintomas. Evite que as crianças entrem em contato com produtos tóxicos que possam desencadear o quadro.

 

Em algumas pessoas os sintomas podem ser mais fortes,e em outras mais brandos, mas é importante em todos os casos estar atento, e caso você acredite que está sendo acometido pela dermatite atópica entre em contato urgentemente com um médico para diagnóstico correto.

Perguntas Frequentes:

 A dermatite atópica é uma doença de pele crônica e inflamatória que geralmente se manifesta como coceira intensa, pele seca e erupções cutâneas. É comum em pessoas com histórico de alergias e asma.

Os sintomas incluem coceira intensa, pele seca, inflamação, vermelhidão e erupções cutâneas. Em casos mais graves, podem ocorrer crostas, descamação e infecções secundárias devido ao ato de coçar.

Os fatores desencadeantes podem incluir alergias alimentares, exposição a alérgenos ambientais, mudanças climáticas, estresse emocional e irritantes na pele, como produtos químicos agressivos.

Não há cura definitiva para a dermatite atópica, mas os sintomas podem ser controlados com tratamentos adequados. O tratamento geralmente inclui o uso de cremes hidratantes, corticosteroides tópicos, antialérgicos e, em casos mais graves, imunossupressores.

Não, a dermatite atópica não é contagiosa. Ela é uma condição de pele não infecciosa, e o contato com alguém que tenha dermatite atópica não resultará na transmissão da doença. É uma condição genética e influenciada por fatores ambientais.

Artigos do Site

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.