Teste de DNA é de modo básico leitura de genes de um indivíduo.
Anúncios
Entender qual a sua estrutura, em quais cromossomos se encontram localizados, se estão danificados ou mudados.
É preciso fazer coleta de amostras de determinado fluido do corpo, que pode ser saliva, sangue, esperma ou fios do cabelo.
Anúncios
Utilizando técnicas do laboratório sofisticadas, o DNA de amostra tem isolamento e assim é realizado o mapeamento, que é produzido pelos equipamentos denominados “Sequenciadores de DNA”.
Os sequênciadores iniciais demandavam meses a fazer o mapeamento genético, e o valor se caracterizava de milhares de dólares. Porém, as coisas estão a mudar nesta área.
Anúncios
O seqüenciador mais novo, de DNA da atualidade, NGS, Next Generation Sequencing, tem capacidade do mapeamento de genona humano de dezenas dos indivíduos de uma vez só, sendo o resultado de modo absoluto preciso.
O prazo para entregar resultado é cada vez menor, e determinadas leituras do DNA por tecnologia NGS podem ser feitas em quantidade inferior a 24 horas.
Teste da Paternidade e o Exame de DNA
Em testes da paternidade, o exame é feito usando amostras do DNA da criança, do suposto pai e da mãe.
Há possibilidade ainda de realizar teste de paternidade em mulher ainda gestante por 2 maneiras, testes invasivos e testes não invasivos.
O teste invasivo é capaz de pegar mais detalhes acerca do bebê, a verificar enfermidades genéticas e hereditárias que este pode ter.
Tempo para Sair o Resultado
Tudo vai depender do que estiver analisando em teste de DNA.
Os seqüenciamentos do DNA todo, como os produzidos em testes de paternidade, podem levar até 2 semanas.
E os exames que buscam alterações específicas em DNA podem levar mesmo menos que 24 horas.
Teste de DNA para Paternidade – Resultado Falso-Positivo ou Falso-Negativo
Testes de paternidade podem apresentar falsos resultados, os positivos, como os negativos.
Os falso-negativos podem acontecer por causa de troca das amostras, ou a negligência em operacionalizar exame, criando duvidosa interpretação.
Mais uma razão a um falso-negativo pode se resumir ocorrência das mutações genéticas, no entanto, esse é fato bastante raro que não segue sem perceber pelo perito experiente, que vai usar mais marcadores genéticos de forma até que o resultado, negativo ou positivo, seja sem erro, ou seja, acima dos 99.999%.
E os resultados falso-positivos se mostram muito mais raros, porém, podem acontecer por causa de interpretação mal realizada por perito, utilização da técnica inapropriada ou por número baixo dos marcadores genéticos usados.
Um laboratório bom de genética usa quantidade superior a 15 marcadores à garantia do nível da certeza dos 99.999%.
Solicitação do Exame de DNA
Para fazer o exame da paternidade, não é preciso passar pela consulta médica.
É suficiente a procura pelo laboratório da confiança e então agendar exame.
Se tiver mais dúvidas acerca de hereditariedade e genética, o médico geneticista se caracteriza o mais indicado.
Os testes de DNA geralmente variam entre 400 reais e 1000 reais.
Tal diferença pode ocorrer por localidade de laboratório, prazo do exame ou quantidade dos marcadores genéticos analisados.
Ao contrário dos exames com ligação com saúde, não é preciso pedido judicial ou médico a fazer exame de DNA no laboratório privado, é suficiente agendar no laboratório de confiança.
Porém, as ordens judiciais geralmente são necessárias a fazer testes custeados por governo.