Gestão de Marketing voltado para o E-commerce

Gestão de Marketing voltado para o E-commerce

marketing de conteudo

O marketing voltado para o E-commerce se tornou uma prática que diversos empreendedores passaram a utilizar para desenvolver a empresa e obter mais clientes, melhores produtos e lucros.

Anúncios

No entanto, é importante saber estudar corretamente com relação aos clientes, concorrentes, os produtos vendidos por sua marca, além de passar à frente com mais conhecimento e engajamento. 

Saiba conquistar uma clientela que se tornará fiel com relação a sua marca.

Benefícios do Marketing para o e-commerce

Normalmente, realizar publicidade ocorre através do meio digital, que costumam ser mais acessíveis que as propagandas através da TV, rádios, revistas ou jornais, por exemplo, conhecida popularmente como a velha mídia.

Optar por campanhas de marketing torna possível fazer sua marca ser conhecida, mostrar mais sobre sua maneira de realizar seu serviço, por exemplo. 

Geralmente, os consumidores passam a observar melhor sua marca, além de gradualmente torná-la conhecida e faz com que a clientela goste do seu serviço oferecido.

Quanto mais sua marca for divulgada e aparecer mais vezes, sua rentabilidade nas vendas será superior e o faturamento poderá dobrar. Normalmente o marketing costuma ter uma média de aumento em cerca de 30% a 40%.

O marketing voltado para o e-commerce é a principal fonte de comunicação entre os consumidores e uma empresa.

Algumas estratégias podem contribuir positivamente e de forma escalável para colocar seu site no topo dos buscadores.

Saber e compreender como colocar seu site no topo do Google é uma habilidade extremamente importante para maximizar a marca da sua empresa e consequentemente escalonar vendas!

Atualmente, há uma variedade de softwares essenciais que costumam ser utilizados em campanhas para ser possível rastrear facilmente os gostos e outros aspectos comportamentais de cada cliente.

 Desta maneira, se torna possível produzir produtos ou serviços com total qualidade.

Lembre-se que as lojas virtuais são ferramentas diretas de marketing voltado para e-commerce, que está aberto 24 horas ao dia e 7 dias na semana. 

Ou seja, o ano inteiro. Nesse meio tempo as vendas sempre serão feitas de modo automático e sem qualquer interrupção para isto ocorrer.

Técnicas de Marketing Digital para E-commerce

Primeiramente, será imprescindível criar um excelente canal para distribuição e saber integrá-la ao marketplace para conseguir aumentar o alcance de sua marca e conseguir direcionar seus produtos para outros clientes interessados no mesmo nicho.

O próximo passo é o desenvolvimento de ótimos produtos. 

Realize análises no mercado para saber a demanda de determinadas mercadorias com relação ao seu ramo. 

Procure pensar nas características da sua marca que podem se tornar um diferencial. 

No caso do preço, é outro ponto-chave para aumentar ou diminuir seu volume de vendas. 

Busque ter certeza de possuir uma excelente estratégia com relação aos preços, possua margem de lucro justa e evite divergir-se dos concorrentes. 

Foque em suas prioridades, de modo que consiga realizar a diferenciação de produtos bons com valores altos ou inferiores.

Nesta etapa, há a promoção que costuma dar uma série de benefícios aos seus consumidores para optarem pelos seus produtos, além de haver toda uma propaganda que chame a atenção para trazê-los para a empresa. 

Existem três aspectos para realizar essas práticas:

  • Cross-selling: apenas oferecer aquilo que o cliente procura;
  • Upselling: ofertar um produto parecido de preço inferior;
  • Scarcity: defina prazos para promoções e procure mencionar os produtos com pouco estoque para atrair pessoas interessadas.

Construa um plano de negócios

Realize uma análise de mercado, pois é uma das principais etapas deste plano. Observe os clientes, procure saber quem são, além dos concorrentes e saber detalhar cuidadosamente o produto que será oferecido por sua marca.

O marketing voltado para o e-commerce significa saber identificar o público desejado para seu empreendimento, e lembre-se sempre de que sem a existência dos clientes, a empresa é inexistente.

A partir do momento em que estudar sobre o perfil do público de interesse, comece a pesquisar sobre o produto e como será encontrado no mercado: item de qualidade com excelente custo-benefício, por exemplo.

Os dados específicos dos produtos são necessários para que o empreendedor consiga desenvolver corretamente seu plano de marketing, para usá-lo a favor da própria marca sem perder clientes e lucros.

Valorize seu produto

Através do marketing voltado para o e-commerce o empreendedor precisa compreender a importância de precificar os produtos corretamente, uma vez que este seja o que dá garantia do aumento de vendas e lucros para a empresa, ademais construir um apoio ao negócio que possa ser lucrativo e vantajoso.

Dedicar tempo a isto é dispendioso, uma vez que optar por estratégias errôneas trarão prejuízos para a empresa e poderá ser complicado de prevalecer quaisquer perdas que possam ocorrer por conta de erros.

Observe que, preços extremamente baixos, poderão trazer consequências terríveis para a área financeira da empresa, por mais que seja viável trazer clientes de modo a conhecer melhor a marca e os produtos, além de conseguir alavancar as vendas. Perceba que a clientela sentirá desconfiança por ser a opção mais barata, provavelmente deixarão de comprar por pensarem que o item não é tão qualificado quanto os demais concorrentes.

De outro modo, o marketing voltado para o e-commerce ensina que superfaturar através dos produtos pode ser totalmente prejudicial quanto optar por diminuir os preços. 

Ao ter em vista que os clientes observam todos os preços dos concorrentes e se virem um aumento de valores nos preços de sua marca, desistirão do produto para encontrar por um valor em conta e com qualidade similar. 

Selecione seus canais de venda

Existem dois canais e o primeiro deles são os de venda online para auxiliar a empresa na entrega dos produtos e serviços diretamente ao cliente através da internet. 

A velocidade e agilidade, bem como economia e mobilidade que a web proporciona tanto para o empreendedor quanto para o cliente, é notório.

Os canais online são versáteis e melhores que os offline, pois dão a oportunidade de vender por 24 horas, sem haver um espaço que delimita este tipo de trabalho, tampouco impede o cliente de olhar por horas e tranquilamente todos os produtos. 

Neste caso, os produtos ficarão exibidos por mais tempo e será desta maneira que sua marca conseguirá chegar ao público-alvo, no lugar ao qual se encontra, bem como o momento mais específico para efetuar a compra. 

Utilizar esta tática de marketing voltado para o e-commerce é bem interessante de ser testado.

Realize o marketing voltado para e-commerce para conseguir compreender como colocar seu site no topo do google, através do poderoso Google Ads. 

A ferramenta dá a possibilidade para que as empresas possam criar vários anúncios, com estratégias que possibilitem a divulgação dos produtos e serviços.

O Google Ads, auxilia no alcance de produtos da marca, para enviar ao maior número de clientes, de modo que gere maiores conversões. 

Esses anúncios podem surgir nos resultados de busca do próprio Google ou Google Maps, por exemplo.

O marketing voltado para o e-commerce seria simplesmente uma loja virtual onde ocorre o comércio e venda de produtos ou serviços, que conta com um ambiente extremamente seguro, de modo que traga facilidade à vida dos clientes que pesquisam produtos interessantes de modo a efetuar compras.

Sobretudo, seria complicado se não houvesse lojas físicas ao redor do mundo, além de arriscar tudo de ser entediante por conta do mundo fácil que o e-commerce traz aos compradores. 

Pense, neste caso, na inexistência de shoppings ou até nos próprios restaurantes. 

Um dos principais meios de divulgar produtos ou serviços se dá pela televisão, pois terá sempre um excelente alcance ao público e é um dos métodos que gera mais investimentos e vendas do marketing.

Utilize o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é ideal para gerar aumento de tráfego no site, e apenas no ano de 2018 constataram que 86,7% das pessoas optam por usar o Google para buscar informações. Significa que o seu próprio site será a entrada para atrair clientes e o Google será o intermediário.

Criar conteúdos chamativos é a principal maneira para que seu site seja pesquisado e encontrado pelas pessoas, além de o deixar atrativo aos olhos de quem deseja entrar para uma visita.

Empreendedores que optam pelo marketing voltado para o e-commerce, obtêm cerca de 2,2 vezes mais visitantes aos sites. 

Neste caso, 13 conteúdos foram publicados ao mês, note que o número aumenta direto em 4,2 vezes.

Produzir conteúdo costuma contribuir para que outras pessoas consigam reconhecer a marca e todos os produtos ofertados pela empresa. 

Note que leitores fervorosos permanecerão em seu site e optam por realizar a compra de seus produtos ou comprar serviços.

marketing de conteúdo

Monitore estratégias

As táticas de marketing voltado para o e-commerce são várias e dentre elas estão maneiras de conseguir monitorar as estratégias dos concorrentes a todo momento e do modo mais prático possível, que seria, por exemplo, inscrever-se na newsletter para acompanhar notícias, campanhas e conteúdos que interessam o público similar ao seu.

Esteja de olho nas redes sociais, procure ativar todas as notificações possíveis para conseguir saber de atualizações que costumam ser mais importantes ao mercado em que a sua empresa costuma atuar.

Veja o modo que são feitos os posts, que modelo de imagem são utilizados, bem como o nível do engajamento.

Procure saber sobre as palavras-chave e note que elas são capazes de trazer um aumento nas oportunidades de fazer a empresa surgir nas pesquisas do Google. 

Opte por utilizar sempre o Google Trends para ter uma noção melhor dos estilos de palavras-chave que costumam estar em alta, além de gerar maior tráfego e não possuem tanta concorrência.

Fique atento com os sites listados para observar, abra-os entre 10 a 15 dias para saber sobre o conteúdo falado nos dias em questão, bem como as mensagens, e o que mostram de importante para trazer ao público. 

Costume anotar as principais ideias que possam fazer algum tipo de sentido e aproveite essa estratégia para tornar a sua empresa reconhecida.

Conclusão

Por fim, o marketing voltado para o e-commerce é o principal meio de conseguir progredir com sua marca no seu nicho, obter mais clientes e prosperar com os frutos conquistados.

Tenha em vista de pesquisar sobre seus produtos, saber construir excelentes planos de negócios, bem como utilizar as técnicas de marketing digital para fazer a empresa crescer.

É imprescindível saber como valorizar seus produtos, além de estudar corretamente o marketing voltado para o e-commerce. 

Saiba selecionar todos os canais de venda que deseja fazer uso, além de tentar combiná-lo com o marketing de conteúdo e monitorar os concorrentes sempre que possível.

Bons negócios,

Até a próxima!