Grávida pode tomar chimarrão ou mate? - Será Que Pode
Pular para o conteúdo

Grávida pode tomar chimarrão ou mate?

  • por

Alguns dias atrás eu estava lendo em um jornal esportivo que Mascherano, jogador do Barça, oferecia um chimarrão a seus companheiros enquanto eles estavam no ônibus, e pensei em como os sul-americanos são unidos e chimarrão, lembrando também de um pediatra que conheci que tratou às mães e pais com a erva-mate na mesa e a uma colega de trabalho nas ambulâncias, que sempre a carregava consigo.

Anúncios

Tal união faz com que muitas grávidas tomem chimarrão regularmente, pensando que isso não pode causar repercussões no bebê.

No entanto, isso não é verdade. O mate pode ser prejudicial se tomado durante a gravidez porque contém cafeína e as grávidas, além de evitar álcool e tabaco , devem reduzir a quantidade de cafeína durante a gravidez.

Anúncios

Um estudo realizado com 229 mães e seus respectivos bebês mostra que os filhos de mães que ingeriram mais de 300 miligramas de cafeína por dia durante a gravidez, o que equivale a uma garrafa térmica de mate, nascem menores e pesam menos que os filhos de mães que tomou menos quantidade desta substância .

O estudo foi realizado no Hospital Pereira Rossell, no Uruguai, e apresentado no XXVIII Congresso Uruguaio de Pediatria, em Montevidéu.

Anúncios

Este estudo foi feito porque, embora os efeitos da cafeína na gravidez fossem conhecidos, os pesquisadores queriam verificar o efeito do mate em particular, uma bebida profundamente enraizada nos costumes do país.

Mario Moraes, responsável pela investigação, disse o seguinte a esse respeito:

Percebemos que as mulheres que atendemos na Pereira Rossell ingerem muita cafeína por meio do mate […] algumas chegam a consumir até 1.700 miligramas dessa substância estimulante por dia.

Além disso, como explicam os autores do estudo, o mate está tão presente em sua cultura que quase ninguém o considera como fonte de cafeína e pouquíssimos médicos recomendam que mulheres grávidas reduzam seu consumo.

Mário Moraes acrescenta o seguinte:

Não podemos dizer com antecedência o quanto o consumo de mate afetará o desenvolvimento da criança. O que podemos dizer é que é um hábito que impede que o bebê atinja seu potencial máximo durante sua formação.

Em conclusão, digamos que estamos falando de mate porque os autores do estudo se concentraram nessa bebida, mas poderíamos perfeitamente estar falando de cafeína e, portanto, café ou Cola .

Se falamos de café, uma xícara de café expresso contém cerca de 130 miligramas de cafeína (cerca de 72 miligramas por 100 ml), portanto, se uma mulher beber 3 xícaras, estará ultrapassando os 300 miligramas de cafeína mencionados no estudo.

Se falamos de refrigerantes Cola, os 300 miligramas de cafeína são alcançados com 3 latas.