Fluconazol possui Efeitos colaterais?

Fluconazol possui Efeitos colaterais?

efeitos colaterais do fluconazol na saúde

Fluconazol é medicamento anti-fúngico que pode ser utilizado de comprimido, injeção ou pomada.

Anúncios

A maneira da ação desse remédio consiste em destruir estrutura do fungo causador da infecção, se mostrando mais fácil sua eliminação no corpo.

Para utilizar na forma do comprimido, é suficiente ingerir 1 comprimido diariamente, pelo período que o médico indicar.

Anúncios

Na forma da pomada, é suficiente aplicar quantidade que é estabelecida em embalagem de produto à aplicação diária em vagina, e na área externa, assim como em pênis do homem.

Anúncios

Fluconazol tem venda com denominação como Zoltec, produzido por Pfizer.

Há medicamento genérico ainda de Fluconazol com produção por Medley. Tal remédio não vai cortar efeito de pílula anticoncepcional.

Indicação de Fluconazol

A indicação do fluconazol é para tratar e prevenir candidíase vaginal, candidíase em homem, candidíase oral, tinea púbis, onicomicose, corporis ou cruris.

E é indicado ainda no caso da meningite criptocócica, micose, coccidioimicose, micose em virilha, pé de atleta.

Candidíase vaginal se caracteriza infecção bastante comum em mulher por causa da maior população de fungo Candida albicans, que se encontra geralmente presente em flora de área íntima da mulher, porém que tem grande desenvolvimento em determinadas situações.

Candidíase vaginal se mostra mais freqüente nas gestantes, e as mulheres apresentando sistema imune enfraquecido, e algumas das causas principais fazem inclusão da utilização excessiva dos corticóides ou antibióticos, diabetes, maus hábitos da higiene, já que facilitam desenvolvimento dos fungos.

No entanto, candidíase vaginal possui cura e o tratamento deve ser realizado através da utilização dos comprimidos que pode ingerir ou colocar em vagina, ou até com pomada antifúngica de receita por ginecologista.

E, candidíase vaginal não se resume doença sexualmente transmissível, porém, no tratamento, o casal deve usar preservativo, de forma a evitar a transmissão dos fungos de indivíduo a outro, e em vários casos, tratar deve ocorrer também pelo homem, mesmo que este não possua sintomas, a evitar a infecção recorrente.

Utilização e Fluconazol

Sobre o modo de uso de fluconazol, este pode ser para candidíase, com 1 comprimido correspondente a 150 mg, em 2 a 4 semanas.

No caso da pomada, aplicar o mesmo que 1 cm da pomada em região de cerca de 10 cm, a espalhar bastante até absorção da pele.

E para tinea e mais afecções cutâneas, 1 comprimido correspondente a 150 mg por semana, até período de 6 semanas.

A posologia e dosagem de fluconazol devem ter indicação por médico infectologista, porém, a dose máxima a cada dia às crianças corresponde a 400 mg.

Efeitos Colaterais

Efeitos colaterais de fluconazol podem ser erupção na pele, dor na barriga, vômito, náusea, alteração em função hepática, diarréia, inchaço de pálpebras, dificuldade a respirar, inchaço e lábios ou face, icterícia, coceira pelo corpo.

Sobre contraindicação, o fluconazol tem contraindicação nos pacientes apresentando hipersensibilidade para qualquer componente presente em fórmula.

As lactantes e as gestantes apenas devem ingerir mediante orientação do médico.

Tal medicamento não deve ser ingerido pelos indivíduos que tomem mais remédios como cisaprida, astemizol, quinidina, eritromicina, pimozida.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.