Como montar escolinha de futebol Passo a Passo - Será Que Pode

Como montar escolinha de futebol Passo a Passo

como montar uma escolinha de futebol

Veja neste conteúdo completo como montar passo a passo uma escolinha de futebol, quais são os equipamentos necessários, veja se é preciso ter registro no Conselho Regional de Educação Física entre outros tópicos.

Anúncios

Novo por aqui? Aproveite e se cadastre gratuitamente para receber todas as nossas atualizações e novidades sobre como montar negócios e dicas de empreendedorismo.

Leia este artigo até o final descubra diversas dicas para a divulgação de uma escolinha de futebol e como fazer de forma prática o planejamento financeiro com  exemplos.

Vale a pena montar uma escolinha de futebol?

Optar por abrir uma escolinha de futebol se caracteriza em um projeto que pode ser extremamente lucrativo, principalmente em longo prazo, depois de ter certo reconhecimento e parcerias.

Já pensou em ter sua própria escolinha? Treinar crianças e jovens para alcançarem um sonho de ser um famoso jogador de futebol?

Nesse artigo vamos falar mais sobre essa possibilidade de negócio que tenha ficado esquecida.

Neste artigo abordaremos tópicos sobre:

  1. Concorrência.
  2. Forma de ganhar dinheiro.
  3. Instrutores.
  4. Estrutura.
  5. Investimento.
  6. Custos mensais.
  7. Faturamento.
  8. Marketing.

Qual será a concorrência do negócio?

A concorrência no setor é moderada, ou seja, normalmente uma cidade de 50.000 mil habitantes possui uma a duas escolinhas de futebol.

Os colégios também costumam ter em horário extracurricular uma escolinha que treina os alunos para participar de torneios intercolegiais.

Em razão dessa concorrência é importante fazer um bom estudo do seu mercado local, assim terá maior segurança ao investir o seu dinheiro e começar um negócio.

Como ganhar dinheiro com Escolinha de futebol?

A forma mais comum de ganhar dinheiro com a escolinha de futebol é através da mensalidade, mas, não é a única, é justamente nisso que a maioria dos empresários falham deixando de aumentar o faturamento.

Além da mensalidade você pode conseguir patrocínios das empresas da cidade em troca de divulgação, auxílio da prefeitura, participar de campeonatos com premiações, contratos com olheiros e até rifas.

Claro, algumas das formas serviram tão somente como meio de reduzir custos e que ao afinal faz com que sobre mais dinheiro em caixa.

Colaboradores e Instrutores da Escolinha

Legalmente o responsável pela escolinha ou técnico de futebol, não precisa ser graduado em educação física ou ter o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), contudo é uma verdadeira dor de cabeça não o ter.

Fiscais do conselho costuma autuar e alegar que atividade privativa de profissionais de educação física,  devidamente inscritos no conselho e muito embora os julgados na justiça Federal deixem claro a possibilidade de atuar sem registro no CREF, você pode ter um grande dificultador no seu sucesso.

O ideal é que seja licenciado ou graduado em educação física e tenha o registro no Conselho Regional de Educação Física para montar a sua escolinha de futebol.

Caso não o tenha, pode contratar um instrutor devidamente inscrito no CREF e trabalhar em conjunto, assim terá o profissional responsável e evitará problemas.

Além disso, ter o profissional formado em educação física é um diferencial competitivo e que pode trazer mais alunos para sua escolinha.

No geral uma escolinha tem pelo menos um instrutor sendo preferível 2 a 3.

Claro o número de profissionais dependerá da quantidade de alunos e tipo de treinamento realizado.

Exigências legais e saúde

No estado de São Paulo uma lei ordinária trata sobre as condições de funcionamento da Escolinha de futebol, é bem simples, mas resolve em praticamente todas as situações.

As exigências para montar uma escolinha de futebol são:

  1. As atividades devem ser organizadas conforme a idade dos alunos.
  2. É necessário autorização dos pais para participar.
  3. Deve-se exigir um exame médico atestando a capacidade para participar de atividades físicas.
  4. O ambiente de treino deve obedecer às regras de segurança.
  5. O instrutor deve conhecer os primeiros socorros.

São regras fáceis de seguir. A normas de segurança são aquelas fornecidas pelos bombeiros, como é o caso de possuir extintores de incêndio entre outras.

Equipamentos e materiais para a escolinha

Os gastos com equipamentos e materiais para a escolinha de futebol, é considerado pequeno dentro da média investida em negócios.

Dentre os materiais estão: bolas, uniformes e coletes, cones, redes para os arcos, kit funcional, bomba de ar, discos de treino, barreira entre outros.

Investimento necessário

Dizer que gastará 10, 15 ou 30 mil reais para montar a escolinha, sem conhecer os dados do seu negócio seria uma espécie de chute.

Os valores podem variar em razão de muitos fatores, como por exemplo:

  • Expectativa de quantidade de alunos.
  • Tipos de treinamentos executados.
  • Marcas dos equipamentos adquiridos entre outros.

Desta forma é impossível dizer exatamente qual será o investimento sem conhecer os detalhes do seu projeto.

Mais como sabemos que precisa de um número para decidir se o negócio é ou não viável dentro do seu orçamento, criamos uma estimativa com base em dados de outras escolinhas e pesquisas.

Lembrando que essas são estimativas, onde não substitui o seu plano financeiro.

Em nosso cálculo levamos em consideração uma escolinha com expectativa de atender 120 alunos.

O investimento médio fica entre 17 e 22.000 mil reais dividido da seguintes forma:

  • Equipamentos e materiais iniciais: 5 a 7 mil reais.
  • Aluguel do campo ou quadra: 1.500 a 2.000 mil reais.
  • Capital de giro: 6.000 mil reais.
  • Gastos extras (abertura da empresa, marketing e despesas eventuais): 3 a 4 mil reais.
  • Faturamento bruto: de 8 a 15 mil reais.

Marketing de divulgação

A melhor forma de divulgação é o bom desempenho em competições.

As crianças buscam estar em uma escolinha que tenham renome e prestígio.

Afinal uma das motivações é se tornar um jogador profissional, mas, o que fazer no início enquanto não é conhecido?

As formas de marketing que funcionam melhor apôs a abertura das escolinhas são:

Panfletagem, divulgação nos grupos Locais na internet, parcerias com escolas organizado campeonatos para ganhar visibilidade e outra forma eficiente de ser encontrado é criar uma página da Escolinha de futebol no Google meu negócio.

Com isso sempre que alguém da sua cidade pesquisar na internet por Escolinha de futebol, sua escolinha poderá aparecer na listagem e conseguir novos alunos.

Considerações finais

Ficou com alguma dúvida?

Escreva uma comentário abaixo com sua opinião sobre o segmento de futebol, ou compartilhe conosco sua experiência com escolinhas.

Desejamos a você bons negócios!

Leia também: 10 passo de como montar um coworking e Como montar uma papelaria e armarinho