Muitos acreditam em destino e sorte, e eu acredito em visão, coragem e competência!
Anúncios
Bem verdade que para algumas pessoas estes três elementos que citei, são naturais, as pessoas nasceram com estas percepções e vão ao longo da sua vida os moldando, como no caso da dona Adelina, fundadora da maior camisaria e roupas de luxo acessível do Brasil.
Tudo se inicia no Começo dos anos 50
Seu Duda, apelido do marido de Dona Adelina, resolveram naquela época comprar um armazém da época para comercializar um pouco de tudo, e esse tudo incluía até tecidos.
Como marinheiro de primeira viajem, seu Duda logo nos primeiros pedidos com seu fornecedor, encomendou muitos rolos de tecido e não deu conta de vender, toda a mercadoria ficou lá parada pegando pó por anos.
Visão para criar as primeiras camisas da marca Dudalina
Dona Adelina com uma visão apurada para negócio, logo identificou ali uma grande oportunidade e contratou duas pessoas para ajudá-la a criar as primeiras camisas Dudalina.
Com os tecidos encalhados, dona Adelina e suas colaboradoras, mal sabiam e nem em seus mais loucos sonhos, que estariam criando ali camisas que anos mais tarde estariam com grande destaque no Brasil e mundo a fora.
Coragem em criar algo novo
O primeiro ingrediente de empreendedorismo ela teve e de sobra, a visão, agora entraria o segundo ingrediente, a coragem, e isso não faltou a dona Adelina, que junto ao seu esposo criaram a marca Dudalina, nome da junção do nome Duda + Adelina.
Quantas barreiras esse casal não passou nos anos 50, onde tudo era mais difícil, como por exemplo fornecedores, porque mal telefones existiam e muito menos listas para facilitar a procura.
Desta forma a coragem foi o segundo ingrediente importante para a criação da marca de camisas Dudalina.
Entra agora a competência para o crescimento da marca Dudalina
Dona Adelina tinha tanta competência em seu DNA que, sempre dizia que sua meta familiar era a de ter 20 filhos sadios em sua casa.
Ela quase alcançou essa meta tão ousada e teve 16, sendo 11 homens e 5 mulheres. E para seu orgulho uma dessas filhas mais tarde assumiria o posto de Presidenta e mudaria para sempre o rumo dos negócios daquele que era por muitos anos um negócio familiar de sucesso.
A presidenta de sucesso que mudou a marca Dudalina para sempre!
Neste vídeo conheça a última presidenta da família no comando, que mudou radicalmente algumas estratégias do grupo e passou a ser a maior exportadora de camisas e roupas da categoria luxo acessível do Brasil. Conheça mais sobre Sônia Hess de Souza neste link.
Marca Dudalina é vendida em 2013
Essa foi uma decisão tomada pela última presidenta, Sonia viu a oportunidade de venda para um grande grupo e cumpriu sua missão junto a mãe que veio falecer em 2008, e sempre deixou claro que gostaria de ver sempre a união entre os 16 filhos.
Mais isso não foi possível, 05 deles ficaram só sabendo da venda da empresa por notícias de jornais.
Em um artigo bem completo na Revista exame neste link, você pode conhecer em detalhes a história de sucesso da marca Dudalina e as brigas constantes sobre o poder familiar na empresa.
Conclusão e resumo
Essa história de sucesso, assim como muitas outras podem nos ensinar e muito sobre os principais ingredientes para a criação de um negócio de sucesso: visão, coragem e competência.
Acessando esse link você pode conferir um vídeo de muito sucesso do empresário e empreendedor Flávio Augusto, onde o mesmo retrata essa abordagem que contamos ilustrando o caso de sucesso das camisa Dudalina.